Uma senhora se aproximou de uma vez DL Moody e disse-lhe que tinha encontrado uma maravilhosa promessa na Bíblia que a ajudou a superar o medo. Seu verso foi o Salmo 56. 3: “O que eu temer, hei de confiar em ti.”
Prontamente, Mr. Moody respondeu: “Eu tenho uma promessa melhor do que isso!” E ele citou Isaías 12. 02:”. Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não terei medo” Mr. Moody tinha uma maior promessa.
Estas palavras de Isaías 12. 02 vale a pena conhecer nestes dias em que é tão fácil tornar-se atemorizado.
Jesus nos disse que no final, os corações dos homens falhará por temor de coisas prestes a acontecer, e eu acredito que nós estamos vendo um pouco disto acontecendo hoje.
Os psicólogos estão escrevendo livros e artigos de revistas sobre superar o medo.
O medo funciona como um alerta
Existem alguns tipos de medo que são bons para nós. Advertimos os nossos filhos para não ir perto das ruas movimentadas, e nós colocamos dentro deles uma fobia saudável de ser atingido por um carro.
Eventualmente, é claro, que o medo infantil será substituído pelo bom senso maduro, mas não até que isso aconteça, ousamos arriscar.
Na verdade, o temor da punição é uma base para a disciplina. Pode não ser o maior motivo para fazer o bem, mas pelo menos nos ajuda a começar.
A Bíblia frequentemente fala sobre o temor do Senhor. Ela nos diz que o “temor do Senhor é o princípio do conhecimento” e que “o temor do Senhor é uma fonte de vida.” Este pavor, é claro, é uma relação adequada e reverência a Deus.
Não é o temor servil de um escravo diante de um mestre brutal, mas o devido respeito de um filho frente a um Pai amoroso.
É o tipo de medo que abre o caminho para a vida abundante em Cristo. O tipo de medo Isaías 12. 02 está falando é a incerteza que paralisa as pessoas.
O medo que entra no coração e na mente e cria tensão e preocupação, e que mantém uma pessoa insegura de aproveitar a vida e fazer o seu melhor.
Conheço pessoas que vivem atemorizadas quanto ao futuro. Estas pessoas estão sendo escravizadas.
Não devemos ser escravos do medo
Jesus Cristo nunca quis que fossemos escravos do pânico. É emocionante ler a Bíblia e descobrir quantas vezes Deus diz: “Não temas” para as pessoas.
Quando os anjos apareceram aos pastores para anunciar o nascimento de Cristo em Belém, suas primeiras palavras foram: “Não temas.”
Quando Pedro caiu aos pés de Jesus e suplicou a Jesus para se afastar dele, porque Pedro sentia que era um homem pecador, Jesus disse: “Não temas”.
O que causa medo em nossas vidas?
Quando Jairo recebeu a má notícia de que sua filha tinha acabado de morrer, Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente …” Jesus Cristo quer que vençamos o medo, e ele é capaz de nos ajudar a vencer a batalha.
O que causa medo em nossas vidas? Às vezes, o aterramento é causado por uma consciência culpada.
Quando Adão e Eva pecaram, eles se sentiram culpados e ficaram com medo, e eles tentaram se esconder de Deus. Shakespeare estava certo quando disse: “A consciência acaso fazer covardes de todos nós.”
Sempre que desobedecemos a Deus, perdemos nossa comunhão íntima com Ele, é que a solidão espiritual cria pavor. Gostaríamos de saber se alguém sabe o que nós fizemos.
Preocupa-nos em sermos descobertos e esperamos as trágicas conseqüências que vêm de nossos pecados.
A solução para esse problema, é claro, é o de buscar o perdão de Deus. Deus promete limpar os nossos pecados de nós, mas devemos confessá-los e abandoná-los.
A ignorância causa apreensão
Muitas vezes o medo é causado pela ignorância. As crianças têm pavor à noite porque as sombras se parecem com gigantes, ursos e fantasmas. Mas até mesmo os adultos podem ficar receosos quando eles realmente não sabem o que está acontecendo.
A ansiedade sobre o futuro, seja para nós ou para os nossos entes queridos, às vezes pode criar fobia. Outra causa é a nossa própria sensação de fraqueza.
Estamos tão acostumados a administrar as coisas nós mesmos que, quando uma crise incontrolável vem, nos sentimos impotentes e com receios.
Às vezes vem o receio, e não antes da batalha ou até mesmo no meio da batalha, mas depois de ter obtido a vitória.
Freqüentemente há uma decepção emocional e o medo corre dentro. Abraão teve esta experiência em Gênesis 15, depois que travou uma guerra contra quatro reis poderosos e conquistou a vitória.
Naquela noite, ele se deitou para dormir, Abraão perguntou se aqueles reis voltariam a desafiá-lo de novo, e talvez trazer de volta as forças superiores.
Foi então que Deus apareceu a Abraão e disse: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gn 15. 1).
Mas quando estudamos todos os casos e tentamos entender a causa da raiz do medo, uma verdade se destaca claramente: a causa real do apavoramento é a incredulidade.
Depois de acalmar a tempestade que assustou seus discípulos fora de seu juízo, Jesus lhes disse: “Por que você está com tanto medo? Como é que você não tem fé”.
Medo e fé nunca podem ser amigos? E se estamos amedrontados, é um sinal de que não temos fé. É por isso que Isaías 12:02 diz: “Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não ter medo.”.
O segredo da vitória sobre o medo
O segredo da vitória sobre o medo é a fé em Deus. Não há nenhum problema grande demais para Deus sem solução, com ônus muito pesado para Deus transportar.
Nenhuma batalha muito grande para Deus lutar e vencer. Deus é grande o suficiente para conquistar os inimigos que nos roubam a paz e deixar os medos paralisantes pra trás.
Isaías 12. 02 não diz: “Quando eu estou receoso, eu vou confiar”, ele diz, “Eu vou confiar, e não temerei.” A fé não é simplesmente o remédio para matar a doença, a fé é o poder espiritual para manter-nos livres de ser infectado, em primeiro lugar.
Observe o que o profeta coloca em primeiro lugar: “Eis que Deus é a minha salvação.” Se você quer superar o medo, ter os olhos de si mesmo e seus sentimentos, e fora dos problemas que perturbam você, é colocar os seus olhos em Deus.
Os espiões judeus no Antigo Testamento se assustaram quando investigaram a Terra Prometida, porque eles viram gigantes e muros altos e sentia-os como gafanhotos em comparação.
Os soldados inimigos eram grandes, e as paredes eram altas, mas Deus foi muito acima de todos eles.
Caso os espiões levantassem os olhos um pouco mais alto, veriam Deus, eles assim não temeriam. Assim, o primeiro passo para superar o medo é olhar pela fé em Deus.
Adorar a Deus, obter um novo vislumbre de Sua grandeza e glória, e perceber que ele ainda está no trono. O segundo passo é lançar mão da Palavra de Deus.
A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Quando você lê a Bíblia, você percebe a sua fé crescer. Você descobre que Deus sempre tem sido adequado para as necessidades de seu povo.
O medo é evidência de incredulidade
O terceiro passo é orar e render-se ao Espírito Santo. Diga a Deus sobre suas fobias. Dizer que seus receioss são realmente evidências de incredulidade e como esse homem preocupado na história do Evangelho, peça a Deus para ajudar a sua incredulidade.
Renda-se ao Espírito Santo de Deus, porque o Espírito pode trabalhar em você para tirar o receio e te dar a paz. Segundo Timóteo 1. 7 diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor. Mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
O Espírito Santo dentro de você pode dar-lhe energia para o seu ponto fraco. Ele pode gerar amor. Ele pode dar a ordem e a disciplina em sua mente. O Espírito Santo é psicólogo de Deus, para se entregar a ele.
Um dos ministérios do Espírito de Deus é fazer Jesus Cristo real para nós. Ao orar e ler a Palavra, o Espírito lhe dará uma compreensão espiritual de Jesus Cristo, e Ele vai se tornar muito real para você.
Mesmo em meio a tempestades e provações, Jesus Cristo vem com paz e coragem para você.
Temas Relacionado:
- Como superar a inveja e os pensamentos negativos
- Pode um cristão se envolver com a hipnose?
- Você quer viver bem? Então faça sempre o melhor
Não há nenhuma razão para você ter temor. Jesus Cristo pode tirar o seu medo e te dar a paz “Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei.”
Warren W. Wiersbe
Warren W. Wiersbe é o distinto professor de pregação no Grand Rapids Baptist Seminary, e é o autor de mais de 100 livros. Billy Graham o chama de “um dos maiores expositores bíblicos da nossa geração.”
Você precisa fazer login para comentar.