A vida que foi concebida no ventre da mãe é uma pessoa humana, separada e distinta como um indivíduo da mãe? Esta é uma questão fundamental a ser respondida. Bora lá? 😉 Deus criou apenas três classes básicas de vida, cada um dos quais se reproduz segundo a sua espécie: plantas, animais e pessoas. Gn 1. 11,12,20-25,26-30, 5. 1-4. Em qual destas três categorias deve o feto ser classificado?
Ele não pode ser considerado planta ou animal, pois as plantas e os animais se reproduzem segundo a sua espécie. Ele é o resultado da reprodução humana, e os seres humanos são distintos das plantas e dos animais. Portanto, a vida no ventre de uma mãe humana deve necessariamente ser humana!
É a vida no ventre apenas uma parte do corpo da mãe (como um apêndice, então removê-lo não é assassinato), ou é um indivíduo separado e distinto da mãe, neste caso mata-lo é crime? Esta é a questão que temos de resolver.
As Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada) em nenhuma parte usa as frases “humano” ou “ser humano” para se referir a qualquer um, por isso não podemos determinar se o nascituro é um indivíduo humano simplesmente procurando os termos “ser humano”.
Em vez disso, a Bíblia identifica a pessoa humana, chamando-a simplesmente um “homem”, “mulher”, “filho”, “filho”, “filha”, “bebê”, “infantil”. O que precisamos saber, em seguida, se a Bíblia refere-se ao feto por termos que implicam a humanidade, tal como acontece para outros humanos.
O fruto do ventre é uma dádiva do Senhor
Aquilo que foi concebido e vive no ventre da mãe desde a concepção é chamado por Deus como um “filho”, “filho”, uma “criança”, um “bebê”, um “homem-criança”.
A mulher em cujo seio vive é uma “mãe”. Nenhum ser humano em qualquer lugar na Bíblia é identificado por termos que são mais distintamente humano do que estes termos.
Deus não faz distinção entre a vida que nasce e durante a gestação. Ele usa exatamente os mesmos termos para ambos, portanto, devemos vê-los como sendo da mesma natureza. Lembre-se que nós estabelecemos desde o início que a vida no ventre da mãe é a vida humana. A única questão a ser resolvida é se é um indivíduo distinto de sua mãe ou apenas parte do corpo da mãe.
Considere a força da evidência que temos agora examinadas: Será que a Bíblia se referem a partes do corpo da mãe como “filho”, “filho”, “bebê”? Claro que não. Também não é uma mulher que nunca chamou de “mãe” só porque ela tem essas partes do corpo. Por que isso acontece?
Como os termos “criança”, “filho”, “bebê”, são termos que implicam um indivíduo humano separado, e não apenas uma parte do corpo da mãe. Considere o paralelo com a Divindade.
Podemos provar que Deus Pai e Jesus são dois indivíduos separados por referindo-se às muitas passagens que mencionam Jesus como o Filho de Deus, o Pai. Uma pessoa não pode ser seu próprio pai ou seu próprio filho. Um pai e seu filho totalizam dois indivíduos separados. Jo 8. 16-18
Da mesma forma, quando uma mulher concebeu, a vida em seu ventre é o seu “filho” (ou “filha”) e ela é sua “mãe”. Se Deus Pai é um indivíduo separado de Jesus Cristo, Seu Filho, em seguida, na mesma forma e pelas mesmas razões a mãe deve ser um indivíduo separado do filho ou filha em seu ventre.
Como devemos tratar uma criança por nascer?
A vida ainda não nascida no ventre da mãe é um indivíduo humano desde a concepção. Como devemos tratar esta vida por nascer, e que possamos deliberadamente matá-lo? Certamente devemos ser guiados por exatamente as mesmas regras ou princípios que devemos seguir em nosso tratamento de qualquer outra “criança” ou “bebê”. Quais são essas regras?
Os defensores de aborto muitas vezes argumentam que, se a mãe não “quer” ter a criança, ela pode abortá-la. Mas será que uma mãe tem o direito de não querer o seu filho? Salmo 127. 3-5; 128. 3-5 – As crianças são uma benção, uma fonte de felicidade e alegria para seus pais.
No entanto, bebês não nascidos são crianças, por isso os pais devem apreciá-los como uma bênção de Deus. As pessoas que têm atitudes bíblicas nunca vai matar bebês não nascidos, porque eles nunca vão querer.
O aborto é a forma mais grosseira de ingratidão a bênção de Deus. Ele nos fez mordomos de nossas crianças. Um mordomo é uma pessoa que tem a incumbência de algo que pertence a outra pessoa. Ele é responsável para cuidar desse item e usá-lo para cumprir o propósito daquele a quem pertence.
Um feto é uma bênção especial que foi dada em nosso cuidado com tanta certeza como é uma criança que acaba de nascer. Nós temos o mesmo dever dado por Deus para uma criança por nascer, como fazemos para aquele que é nascido. Se nós os matamos, nós anulamos o propósito de Deus para nossas vidas.
Como podemos “treinar” e “trazer” aqueles a quem matou?! O aborto é a forma mais grosseira de abuso infantil e a perversão mais extrema do poder paternal. Deus não deixará de nos responsabilizar.
Deus diz para amar nossos filhos
Tito 2. 4 – As mulheres jovens devem ser ensinadas a amar seus filhos. Mas um feto é uma “criança”, e uma mulher que concebeu é uma mãe mesmo antes de o bebê nascer. A Bíblia nos diz como devemos agir para com aqueles que amamos (1 Co 13. 4-7), E este ensino definitivamente não nos permite matá-los. Rm 13. 8-10
Temos claramente estabelecido que o aborto seja errado, mesmo sem (até agora) examinar passagens que especificamente trata de um homicídio. O aborto se encaixa na definição bíblica de assassinato.
Mas, mesmo que isso não tenha acontecido, ele ainda seria pecado, porque é falta de amor, é falta de apreço pelas bênçãos de Deus, e uma violação grosseira da nossa administração para criar nossos filhos como Deus dirige.
O aborto é errado, porque é uma falta de amor, apreciar e cuidar de um bebê humano. Também é errado porque constitui a supressão deliberada de um ser humano inocente.
Quando as pessoas defendem o aborto, seus argumentos devem ser sempre avaliados à luz do fato de que o feto é um ser humano, um indivíduo separado de sua mãe.
- O que acontece com as crianças que morrem?
- Como Deus lida com a morte (como entender esta situação)
- Os propósitos de Deus para sua vida
Portanto, matar deliberadamente seria tão errado quanto matar qualquer outro ser humano inocente. O que uma mulher deve fazer se ela abortou um bebê e agora percebe que ela fez de errado? Ela não precisa passar o resto de sua vida com o peso da culpa sem perdão.
A Bíblia diz que o aborto é errado, mas também oferece uma fonte de verdadeiro perdão através do sangue de Jesus Cristo. Deus perdoará se nós virmos a Ele de acordo com suas condições. Rm 1. 16; 6. 3,4; 10. 9,10; Mc 16. 16
Artigo traduzido do original em inglês Is the life in the womb a human individual?
0 Comments