O milênio será um período de mil anos, onde a plenitude de Cristo reinará na terra junto com a Igreja. Dentro de uma ótica escatológica vamos analisar a questão sobre o desfecho do milênio onde Cristo Reinará.
Governo de Cristo (Ap 11.15)
Ao toque dessa trombeta, os céus celebrarão essa vitória, Daniel em sua visão à noite, viu que nas nuvens do céu um como o Filho do Homem. “e foi lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem” – Dn 7. 13-14.
A manifestação de Cristo no milênio será algo sem precedente, conquanto neste período não haverá governos nos formatos como os conhecemos hoje.
Pois uma nova era se iniciará com a implantação do reino milenial de Cristo Jesus e com Ele aqueles que farão parte da sua glória eterna, a Igreja. Zc 8. 3-23; 14. 8-11
A sede do governo de Cristo será em Jerusalém
Há alguns questionando onde se dará o milênio. Diante do que diz a Bíblia, não nos resta dúvida que será em Jerusalém a cidade do Grande Rei (Is 2. 2-4; Joel 3. 17, 20; Mq 4. 3).
Então, o milênio não será nos ares, e sim literalmente na terra. O seu domínio estará debaixo do controle do próprio Cristo o Filho do Altissímo, e não será um estado final.
Satanás será preso logo após a derrota da Besta, do falso profeta. Os demais reinos, grandes e poderosos exércitos serão destruídos. Ap 20 1-3
Durante o milênio para o bem das nações como citamos, Satanás será preso por Deus. Durante os mil anos haverá paz, gozo e esperança na terra.
Acabando-se os mil anos, diz a Bíblia que ele será solto por um pouco de tempo, e depois será lançado no inferno definitivamente junto com aqueles que se esquecem de Deus. Sl 9. 17
Jerusalém será restaurada no milênio
Durante séculos a cidade de Jerusalém tem sido perseguida, quase destruída, e mesmo assim, está firme. Parece que nada fará com que seja destruída definitivamente.
Olhando numa óptica escatológica, paira sobre Jerusalém as promessas do Senhor. É tanto que, na época de Neemias os judeus que voltaram do cativeiro Babilônio, encontraram a cidade totalmente arruinada.
Os muros destruídos e portões queimados, mas mesmo assim Jerusalém tem as mãos poderosas de Deus sobre ela, e se constituirá no reino milenial a cidade do Grande Rei, Jesus Cristo. Is 62; Zc 14. 16; Mq 4. 1-4
O milênio será um período tão glorioso que a morte, a doença e o mal serão afastados das nações. Os animais voltarão a conviver com as pessoas como era no princípio.
Entendemos que antes da manifestação do pecado sobre a terra os animais de todas as espécies viviam na convivência humana. Is 65. 19-25. Is 11. 6-8
Temas Relacionado:
- Como é o reino de Deus (conceito e significado)
- As Bem aventuranças Sede e fome de justiça (sermão do monte)
- A prosperidade e o Reino de Deus (vida financeira do crente)
O milênio será o período da última prova que Deus porá o homem nas mais importantes condições de vida. Que o Reino de Deus venha a nós, e junto com Ele seremos participantes das bênçãos do seu Reino em sua plenitude de glória.
Maranata, ora vem Senhor Jesus!
José Roberto de Melo
Pr. José Roberto de Melo é Bacharel em Teologia, Professor, Escritor e Graduado em Direito |
Você precisa fazer login para comentar.