Quando lemos os versículos de Atos 15.36-39 nos deparamos com a história de João Marcos, que foi a causa da divisão de Paulo e Barnabé, dois missionários que andaram muitos anos juntos.
João Marcos era sobrinho de Barnabé, que foi o professor do Apóstolo Paulo, nos seus primeiros anos de ministério.
Pela discussão que tiveram, descobrimos que em algum momento João Marcos deixou de andar com Paulo e Barnabé e foi embora, abandonando a obra missionária e o Evangelho.
Inicio do ministério de João Marcos
Em Atos 13.13 diz apenas que João Marcos deixou a comitiva da Primeira Viagem Missionária de Paulo e voltou para Jerusalém. João Marcos os abandonou na obra missionária, na primeira viagem. Nós não sabemos o que foi que aconteceu de tão grave.
Deduzimos de outras passagens que Paulo que foi um perseguidor do Evangelho. Agora estava sendo cobrado duramente pelo que fez e aonde ia a perseguição era muito forte, a ponto de seus amigos terem medo de que ele pudesse perder a vida.
Acredito que João ficou com medo de alguma coisa que viu, ou ouviu, será que foi esse o motivo de abandoná-los na Primeira Viagem Missionária?
Na Segunda Viagem Missionária de Paulo, ele não permitiu que João Marcos voltasse a ir com eles, pois achava que o moço os iria abandonar novamente.
Quantos de nós fracassamos no inicio dos nossos ministérios? Muitos se vão embora e não voltam mais. Os motivos do fracasso são muitos.
Todos nós, que almejamos o ministério, antes precisamos ser crentes firmes, e ter estrutura (física, psicológica e emocional), para suportar os problemas que ocorrem durante o ministério.
Antes de alguém ser mandado à obra missionária, ou evangelística, é necessária a liderança da Igreja preparar-lo para isso. João Marcos fracassou redondamente no seu primeiro trabalho na Igreja.
Um jovem que tentou de novo
O que é bonito ver nesse jovem e em qualquer jovem é a capacidade de se reciclar e voltar. Não deu? Vamos tentar de novo. João conversou com seu tio Barnabé e pediu a ele para voltar à obra missionária. Acredito mesmo que isso era obra do Espírito Santo na vida do jovem.
Na mensagem a respeito do filho pródigo, fica a mensagem de que quem é filho volta. O pai do rapaz conhecido como filho prodigo, o educou da melhor forma que pode.
Nota-se que o pai era muito bom e sábio e mesmo que o seu filho tenha se perdido, um dia ele se lembrou como era bom estar próximo ao seu pai.
Então o filho prodigo voltou à presença do pai. Fica para nós a lição, mesmo que o filho se perca e vá para qualquer lugar do mundo, se é filho, ele volta.
A oposição a volta de João Marcos
Entretanto a oposição à volta de João Marcos ao ministério veio de onde não se esperava: o Apóstolo Paulo. Paulo não aceitou que João Marcos voltasse a andar com eles.
Declarado por Paulo como inconstante e, portanto não confiável para a obra, o esforçado apostolo discutiu gravemente com Barnabé a ponto de se separarem.
Acredito ser uma coragem enorme a pessoa largar a obra de Deus e ir para o mundo. É a questão do filho pródigo que larga sua casa, sua segurança e vai para uma aventura, que pode ser fatal, se não tomar cuidado.
Mas ao mesmo tempo acredito ser de uma enorme coragem largar o Evangelho, indo contra princípios e pessoas.
Esta atitude não é saudável. João Marcos tocado pelo Espírito Santo foi convocado a fazer aquilo que já fazia.
Sempre é difícil voltar após uma queda. E sempre haverá também aqueles que vão nos apoiar, sempre, em qualquer situação, como foi o caso do tio de João Marcos, devem ser reconhecidos por nós.
Mas sempre haverá também aqueles que não vão mais acreditar em nós. Muitas vezes fazer a obra de Deus vai nos causar muita dor e angustia por aqueles que não nos compreendem.
Recebam a João Marcos
Em Colossenses 4.10, Paulo fala que Marcos está com eles e que indo ele até aos Colossenses, a mandado de Paulo, recebam-no ele com toda a honra e escutem a mensagem que ele vos pregar.
João Marcos, sobrinho de Barnabé foi restaurado e firmado na obra de Deus.
Que bom quando vamos a algum lugar e as pessoas reconhecem em nós o nosso ministério. Todos sabiam que João Marcos largou o Evangelho no seu primeiro desafio, mas todos também sabiam que ele voltou e ficou firme.
O problema não é cair, o que é péssimo, mas cair da fé e ficar caído é que é desesperador. João Marcos se levantou e foi fazer a obra.
Temas Relacionado:
- Gaio, Demétrio e Diótrefes, lições da 3 epístola de João
- 03 fases da vida cristã que o crente precisa conhecer
- Conseguindo lucro através da perda (o preço da renúncia)
Quando ficou de pé João Marcos fez o que ninguém havia feito até então. Depois que voltou, ele fez algo tão importante e inédito até então, que foi imitado por muitos.
João Marcos, posteriormente reconhecido como Marcos, foi quem escreveu o Evangelho de Marcos, que foi o primeiro Evangelho a ser escrito e que relata o ministério de Jesus.
Deus conta com o jovem e espera dele ainda grandes coisas. Jovem, Deus é contigo.
Paulo Sérgio Lários
Você precisa fazer login para comentar.