Qual a relação das Igrejas do movimento pentecostal com o trabalhador? Como a comunidade cristã renumera os seus membros por serviços prestados a ela? É o que vamos discutir a seguir.
Vi no meu Facebook há poucos dias um amigo colocar dizeres raivosos porque desqualificaram o seu trabalho e ainda não quiseram pagar o que ele merecia.
Vamos levantar uma questão aqui que é mais comum do que parece e que tem amplo respaldo bíblico, o trabalhador é mais do que digno do seu salário.
É também uma questão de justiça e reconhecimento. (1 Tm 5. 18). Mas o que presenciamos são pessoas, igrejas e lideres eclesiásticos deixando de renumerar aqueles que lhes prestem algum serviço.
O que vou dizer, é bastante repetitivo, mas sempre tem alguém que pode não ter entendido ainda. O meu cunhado trabalha como pedreiro. Sempre tem alguém pedindo para ele fazer o seu trabalho com desconto, isto quando não de graça.
Não trabalhe como favor
Ele aprendeu e me ensinou, que se o seu trabalho é esse, ele precisa cobrar. Pois é assim, através do seu trabalho que ele presta assistência a sua família. Ele está correto, não dá para trabalhar de favor, de jeito nenhum.
Eu trabalho com conserto de microcomputadores e já disse várias vezes a respeito de que conheci uma denominação, onde até gostaria de ficar ali.
Mas o pastor, em poucos dias descobriu que eu mexia com micros e me mandou arrumar dois computadores para ele. Eu devia comprar as peças e fazer o trabalho. A garantia era de que Deus iria me recompensar.
Opsss! Ai não meu rei. Já é demais, não é? Quando ele me disse isso, no outro dia já não fui mais. Orei a Deus e deixei imediatamente a congregação.
Porque trabalho com conserto de micros, as pessoas pensam que posso fazer o serviço sem a devida cobrança. Está ai um equivoco enorme. Sei de pessoas que são pintores, eletricistas, pedreiros e outros. Elas acabam fazendo serviços de graça em suas Igrejas, por causa de gente sem noção.
Pense, por favor! Se o camarada trabalha com pintura, por exemplo, o tempo que ele está perdendo pintando a Igreja de graça, ele poderia estar trabalhando para ele, ganhando dinheiro e abençoando a Igreja.
O trabalhador merece o seu salário
Eu aprendi com a Igreja Batista e com a Presbiteriana, que se alguém fizer algo na Casa de Deus tem que receber, o que é mais do que óbvio. Uma congregação Batista, assalaria uma irmã da própria membresia para limpar e organizar as dependências da mesma.
As denominações do Movimento Pentecostal tem problemas enormes em pagar quem lhe faz alguma coisa. Por que é que acham que tudo tem que ser voluntário? De onde é que tiraram isso? Não foi da Bíblia, pois a Bíblia diz que o trabalhador é digno do seu salário.
Um amigo eletricista me disse que um irmão de sua Igreja, o chamou para fazer toda a rede elétrica de sua casa e o pediu para comprar os fios necessários, com o dinheiro dele (do eletricista)!
Espera ai, ele pediu para o eletricista comprar o material e fazer o serviço com seus próprios recursos? Isso já é pagar para trabalhar, o que é um contrasenso.
Por que é que as irmãs precisam ficar limpando o salão de cultos de graça? A Igreja não arrecada o suficiente para saldar uma diária? Será mesmo? Porque é que todas as vezes que vou fazer um serviço de informática para os amigos de fé eu tenho que dar desconto?
Desconto eu dou, se eu quiser. Alguns mandam fazer o serviço e dizem: Depois eu pago. Depois que já fiz o serviço e não antes e não pagam. Você acha que Deus abençoa gente assim?
Pastores exploradores
Por que é que os crentes têm que trabalhar de favor para a Igreja, diz pra mim? Convence-me, sendo que a Bíblia diz o contrário.
O trabalhador merece a sua renumeração. É o que diz na minha Bíblia. Por que é que para o seu pastor tudo tem que ser de graça? Onde está isso na Bíblia?
Aliás, os pastores conhecem as suas ovelhas e devem saber o que elas estão passando. Quando um pastor me chama para fazer algo para ele, eu (bobo que sou) ainda tenho esperanças de que ele seja correto e entenda que esse é o meu serviço.
Justiça ao receber
Sendo assim, sinceramente espero que ele vendo que estou cobrando abaixo do preço, ele vá me pagar mais do que o que pedi e não menos.
Já repeti isso também à exaustão. O meu pai fez alguns trabalhos de pedreiro para mim, e sempre lhe paguei. Meu pai nunca me fez nenhum trabalho de graça, sempre paguei todos, nem que fosse um valor simbólico, mas paguei. Aprendi na Bíblia que o Trabalhador merece os seus rendimentos.
Quando vamos fazer um serviço para a Igreja eu espero ganhar mais, justamente porque sabem da minha situação, muita vezes até mais do que nossos familiares, mas e quando somos explorados justamente por gente que deveria nos ajudar?
A Bíblia ainda diz: Não devais nada a ninguém, a não ser o amor. Se você é um Pastor, Presbítero, Diácono, ou alguém que tem dinheiro, pague o valor devido a quem lhe faz alguma coisa. Combine a data certa e pague. Não pagar na data, ou não pagar é ser caloteiro.
Pedir para alguém fazer um serviço para você, de graça, todas às vezes, é se aproveitar da fé do próximo e se aproveitar do cargo. Deus nunca imaginou colocar alguém num cargo para que ele fosse favorecido só porque tem o cargo, mas para servir de exemplo.
Temas Relacionado:
- Governo de Jerusalém faz contratações (parábola dos trabalhadores)
- Os servos do milagre (os vasos cheios de vinho)
- O comércio na igreja e um tal de Chopis Centis
Como é que alguém quer que só venha a nós o vosso reino, quem só quer lucros para si pode ser um exemplo? O pastor quer pintar a Igreja, tudo bem.
Mas será que não é possível ao menos oferecer uma ajuda para o irmão que está ali, talvez desempregado, fazendo isso pela comunidade? Quando se pode ajudar e não ajuda, há pecado.
Paulo Sérgio Lários
Você precisa fazer login para comentar.