Acredito que já você já ouviu muitas referências aos fariseus nas pregações e exposições bíblicas, ainda que de forma depreciativa.
Pensando nisto que propomos este breve ensaio sobre os fariseus e um outro grupo dos dias de Jesus, os herodianos, veremos onde cada um destes grupos se situa e as implicações da sua existência nos dias de Jesus.
Fariseus – Podemos comparar a origem dos fariseus como a um rio que corre debaixo da terra, até surgir à superfície, tornando-se visível daí em diante.
Temos a origem do movimento reportada ao período dos Macabeus, quando sob a feroz perseguição de Antioco Epifânio contra o povo, instituindo a idolatria (o helenismo) e decretando a pena de morte aos portadores da Lei.
Os “Hasidim”, os homens piedosos, entraram na revolta dos Macabeus como um partido distinto.
Ao término da guerra em defesa da liberdade religiosa e com o retraimento dos “Hasidim”, os fariseus, “Perishim” (separado), passaram a despertar a supremacia política.
Interpretação dos fariseus sobre a Lei
Fariseus e Saduceus declaravam: “Mantenhamos o que é essencial à Lei Escrita que Moisés nos entregou, e aos 613 grandes princípios, e onde ela silencia, façamos segundo as exigências da época”.
“De modo algum” – Gritaram os fariseus – “Devemos permitir que as leis da religião se infiltrem por toda a vida humana, e para isso devemos completar a lei Escrita com a tradição, a Lei Oral, que os escribas vêm formulando continuamente, desde a volta do exílio”.
Esta atitude explica o fato da maioria dos doutores da Lei serem fariseus. Um provérbio preservado no Talmude contém o seguinte: “Existem sete tipos de fariseus:
1 – Que proveito tira disso?
2 – Faço a minha parte,
3 – Ó minha pobre cabeça. Que anda com a cabeça baixa para não ver as mulheres e que bate na parede,
4 – O mão de pilão. Que anda tão curvo que parece um pilão com a mão dentro,
5 – Qual é meu dever para que possa fazê-lo?
6 – Faço uma obra todo dia,
7 – O que teme a Deus (verdadeiro) e tem amor por Ele.
Os fariseus sem dúvida possuíam uma fé profunda, firme e exigente. A palavra “fariseu” é com freqüência usada com o significado de “palhaço” e “hipócrita”, razão pela qual registramos acima esta sátira divertida que focaliza cada personagem, dando- nos uma idéia melhor das criticas de Jesus.
Mas todos estavam convencidos de representar a nata do Povo Escolhido, de que somente eles possuíam a verdade e eram fiéis a Aliança.
No seu excessivo apego a Lei Oral, invalidaram a Lei Escrita (Mc 7. 1-13; Mt 23. 23 refs.). Em virtude das denuncias de Jesus contra os fariseus (Mt 5. 20; 16. 8,11,12; 23. 1-34), estes se tornaram seus inimigos mortais, tramando em todas as ocasiões contra sua vida. Mc 3. 6; Jo. 11. 57; Mt 22. 15,16,34 e refs
Herodianos – Constituía os herodianos um partido político que favorecia a autoridade dos Herodes, sob o governo de Roma.
Ao defenderem a posição da família de Herodes no exercício das funções reais e sacerdotais, colocava-se em completo antagonismo com os fariseus, porem, freqüentemente os vemos associados para enfrentar um perigo em comum. Mt 22. 16; Mc 12. 13; 3. 6
Zelotes – Os Zelotes representavam o partido nacionalista judeu, que surgiu com o objetivo de restaurar a independência judaica. Seu surgimento reporta ao ano 63 AC., quando a Judéia se tornou uma província romana.
No ano seis AD., Quirino, governador da Síria, ordenou o levantamento de um censo na Palestina. Judas, o Galileu, juntamente com outras lideranças se revoltaram. O movimento foi violentamente dispersado e Judas assassinado. At 5. 37
Seguramente, Barrabás e seus homens (Mc 15. 7), fossem desse partido, como também Dimas e Gestas (os ladrões crucificados com Jesus).
Josefo registra que os zelotes provocaram o choque com Roma, que resultou na destruição de Jerusalém no ano 70 AD. Dentre os discípulos de Jesus, havia seguidores deste partido. Lc 6. 15; Mc 3. 18
Temas Relacionado:
- Por que Pôncio Pilatos lavou as mãos no julgamento de Jesus
- O aspecto social e religioso nos dias de Jesus
- Conhecendo a vida oculta de Jesus (desfeito o mistério)
Na próxima postagem vamos falar sobre o Sinédrio, Tribunal de Justiça, onde a Lei foi covardemente aviltada para que Jesus fosse condenado sem provas de sua delinquência. Gostaria que você deixasse seu comentário, enriquecendo nosso estudo.
Você precisa fazer login para comentar.