Jesus dialogava com seus discípulos quando um jovem rico lhe fez uma pergunta “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Lucas 18.18. Esta pergunta revelou o egoísmo do homem.
Era seu próprio egoísmo, que o impedia de seguir a Cristo. Na verdade, o egoísmo deste homem levou-o a andar completamente longe de Cristo.
Ele recebeu um convite de Deus para vir e segui-Lo. Para viver em intimidade com Ele. Depender de Jesus para satisfazer suas necessidades, e sem medo de ser usado por Jesus para dar aos outros.
Indiscutivelmente, Jesus não estava dizendo que podemos ganhar a nossa salvação pelas boas obras.
Angelina Jolie, e Bill Gates são pessoas caridosas. Pessoas sem Deus, mas de caridade. Elas não estão em Cristo, e não vão para o céu, até que estejam em Cristo.
Não podemos ganhar a nossa salvação, fazendo o bem, ou por viver de forma simples e dar aos outros. Nós recebemos a salvação através da misericórdia de Deus.
Então, reconhecemos a nossa própria pecaminosidade e necessidade de misericórdia, clamando a Ele, pedindo para ele e segui-Lo.
Mas Jesus está apontando para esse homem, que não importa o quanto pensamos ter seus comandos obedecidos e levando uma vida piedosa, ainda errar o alvo.
O jovem rico cometeu o erro de pensar que ele estava certo com Deus, quando ele não estava.
Deixe o seu egoísmo
Quantas pessoas se sentam nas igrejas toda semana pensando que eles têm seguido os mandamentos de Deus desde a juventude. Estas pessoas tem um pensamento positivo de si mesmas, elas se acham boas pessoas.
No entanto, para elas ainda estão faltando alguma coisa. Algo está faltando entre elas e Deus, e elas se recusam a mudar isso. Eles realmente não querem seguir de todo o coração a Cristo.
Se o nosso pecado é apontado por Deus, vamos abandoná-lo e segui-Lo? Será que vamos clamar como o cego do lado da estrada, alguns versos mais tarde?
Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho pedindo esmola.
Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus de Nazaré está passando”. Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido.
Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe: “O que você quer que eu lhe faça? Senhor, eu quero ver”, respondeu ele. Jesus lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou”.
Imediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus. Lc 18. 35-43
O egoismo deixava o jovem rico cego
Agora, o jovem rico era realmente um cego. Ele ficou cara a cara com aquele que poderia ter misericórdia para com ele e perguntou o que ele poderia fazer para ir para o céu. Ele era cego de sua própria necessidade de misericórdia.
O homem cujos olhos não funcionam, que não pode ficar face a face com Jesus e vê-Lo, grita, o mais alto que pode, quando as pessoas o manda se calar ele grita mais ainda, “tem misericórdia de mim”!
E quando Jesus o cura, Ele o segue. Eu quero gritar, com todo o meu coração para a misericórdia. Eu quero seguir Jesus. JESUS tem misericórdia de mim.
Eu sou um pecador. Eu vejo as áreas da minha vida que eu preciso mudar para uma rendição.
Temas Relacionado:
- Um estudo diferente sobre a parábola do filho pródigo
- A inquietação do homem sobre a existência de Deus
- O que Jesus escrevia na terra diante da mulher adultera?
Eu vejo o meu egoísmo. Ajude-me a conseguir o prêmio acima de tudo. Ajude-me a segui-lo e gritar o meu testemunho.
Eu não posso ganhar o meu caminho para o céu, mas posso permitir que o meu próprio pecado impedir-me de segui-lo de todo o coração.
Artigo traduzido do original em inglês “Yet thou lackest one thing”–What is getting between you and God?
Você precisa fazer login para comentar.