A Bíblia é como um jornal de muitas maneiras. De um modo geral, a leitura de jornais está em declínio, muitas pessoas hoje em dia preferem obter suas informações a partir da Internet, em vez de ler um jornal. Os jornais são impressos em sua própria espécie particular de papel, e têm o seu próprio layout diferenciado.
Regimes opressivos tendem a controlar rigorosamente a distribuição de jornais. Houve um tempo quando as pessoas liam o jornal diariamente, mas hoje em dia as pessoas que abrem um jornal só tendem a fazê-lo nos fins de semana.
Os fornecedores de jornais usam truques de marketing cada vez mais bizarros para tentar levar as pessoas a comprá-los.
Cada uma dessas declarações pode ser facilmente aplicada à Bíblia. Você provavelmente pode pensar em outras. Você também pode provavelmente ter vários argumentos para afirmar que a Bíblia não é como um jornal (por exemplo, não é tão boa para embrulhar peixes ou qualquer outra coisa). Mas eu quero focar em três formas bastante graves, em que comparar a Bíblia a um jornal nos ajuda.
Como um jornal, a Bíblia é lida, e não interpretada
Ninguém jamais iria falar sobre ‘interpretar’ uma notícia ou um artigo de opinião, ou uma carta para o editor. Você só lê-los, usando as habilidades normais de leitura.
Ou seja, você percebe que tipo de coisa que você está lendo (a machete da primeira página, um artigo de fundo em profundidade, um pedaço de viagem, um editorial), e ajusta mentalmente de acordo com suas expectativas. Você começa no início e ler até o fim.
Ao longo do caminho, você percebe os pontos principais que o autor está fazendo, e você começa a formar um juízo sobre o que está sendo dito. Se o argumento é complexo ou que contém ideias que você não está familiarizado, você pode lê-lo novamente.
Depois de ler a peça, você reflete sobre como se relaciona com outras notícias sobre o mesmo assunto (por exemplo, na televisão).
E você arquiva o que você aprendeu em seu cérebro para uma possível ação futura (que pode ser qualquer coisa, desde “Bem, eu certamente não vou votar nele na próxima eleição” para “É melhor eu levar um guarda-chuva para o trabalho hoje”).
Nós lemos a Bíblia usando as mesmas habilidades e abordagens, exceto que a Bíblia não é trivial e efêmera (como a maioria das histórias de jornal). É de profunda e eterna importância, e por isso lê-la com mais cuidado, mais profundamente, e com grande atenção.
Ambos interpretam a realidade
Reportagens de jornal fingem ser objetivas, como “janelas para o mundo” transparentes que simplesmente mostram o que está acontecendo. Mas é claro que elas não são.
Na seleção dos eventos para escrever, os pressupostos e preconceitos que o repórter traz para a história, e a escolha de manchetes e fotos, o artigo de jornal não explica exatamente o que aconteceu, mas também o sentido e o significado do que aconteceu.
Isto é o que “interpretação” significa, e é isso que jornalistas fazem o tempo todo, mesmo que eles não fingem e mesmo que muitas vezes não sabem que eles estão fazendo isso.
A Bíblia, da mesma forma, é uma interpretação do mundo, uma explicação da natureza das coisas, do que os eventos e as ideias realmente significativas são, e o que elas significam.
Como um jornal, a Bíblia molda nossa compreensão da realidade, com a diferença “menor” que a faz verdadeiramente e infalivelmente, pois o seu autor é o Deus que fez o mundo.
Como um jornal, a Bíblia pode definir a agenda diária
Leitura de jornais pode estar em declínio em geral, mas os principais jornais diários ainda define a agenda para discussão em nossa sociedade. Eles são avidamente lidos não só pelos políticos e formadores de opinião, mas também por todos os outros setores da mídia; o que está no jornal pela manhã molda a conversa de mídia para o resto do dia.
Porque a Bíblia interpreta a realidade para nós, também deve moldar a nossa agenda diária. É por isso que ler a Bíblia todos os dias é um hábito sábio e frutífero.
Não é porque temos uma pequena pepita de ensino que nos diz “o que devemos fazer hoje”, como se cada vez que lemos a Bíblia, devemos sair com um item para colocar em nossa lista de afazeres espirituais.
Temas Relacionado:
- Quem escreveu a Bíblia, católicos ou evangélicos
- A Bíblia Dake, atentado e prejuízos a fé cristã
- O Big Brother Brasil, o cristão e a Bíblia
A cada vez que lemos a Bíblia e bebemos na sua explicação sobre quem é Deus, quem somos, porque o mundo é assim e o que o nosso futuro nos reserva, nossas mentes são transformadas e reorientada para a verdade.
Somos ensinados e lembrados de que Deus é Deus, que somos o seu povo, e que Jesus é rei sobre todos. Os cristãos estão em busca de notícias, na busca da informação. Então, vamos abrir nossas Bíblias a cada dia, e ler tudo sobre ela.
Artigo traduzido do original em inglês The Bible is like a newspaper
Você precisa fazer login para comentar.