“Ele acorda assombrado com vozes em sua cabeça. Ninguém sabe, mas hoje ele não vai passar despercebido. Ele não pode esquecer; não pode perdoar o que eles disseram. Ele nunca foi tão magoado, mas hoje a gritaria acabou. Culpar a família. Culpar o valentão. A culpa é em mim. Talvez ele precisava para ser querido. Culpar a família. Culpar o valentão. Talvez ele precisava para ser querido.”
A letra acima é da canção “Bully”, da banda secular Three Days Grace. Eu acho que essa música envia uma mensagem poderosa sobre as consequências do bullying. Nós não fomos feitos para funcionar dessa maneira e não deve ser nenhuma surpresa quando a vítima finalmente ataca o agressor.
Bullying é muito prevalente nas escolas de hoje e está fora de controle. Será que a Bíblia fala sobre “o bullying”? Bem, você não vai encontrar a palavra “valentão” nela, mas você vai encontrar muitas histórias de pessoas que eram provocadoras e há lições a serem aprendidas.
Para fins de digitação excessiva vou me referir ao valentão na forma masculina, mas há muitas meninas “valentonas”. Vamos mergulhar nas Escrituras e ver o que a Bíblia diz sobre este assunto.
Bullying é um pecado
“Ele (Deus) lhe disse, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6. 8).
O valentão é alguém que gosta de provocar nos outros dor e angústia. Ele não ama a bondade mas sim a hostilidade. Portanto, ele está em pecado.
A menos que o valentão se arrependa de seu erro ele irá enfrentar um valentão muito maior no inferno se ele morrer sem aceitar Jesus e mudar seus maus caminhos.
“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que são uma abominação para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Pv 6. 16-19
Estes versos falam sobre o núcleo do coração do agressor. O valentão é orgulhoso (arrogante). Ele vai mentir. Ele é executado por vezes a derramar sangue. Ele definitivamente trama projetos iníquos e corre rapidamente para fazer suas más obras.
O valentão geralmente encontra a sua autoestima em fazer os outros se sentirem mais pra baixo do que a si mesmo. É por isso que ele mantém o bullying. É uma viagem de poder para ele. Ele não percebe que Deus odeia as coisas que ele está fazendo.
Personagens descritas como praticando bullying
Faraó. Faraó é um exemplo perfeito do que se parece um valentão. Êxodo capítulo 1 mostra muitas coisas que Faraó e seus homens fizeram a Israel, incluindo: lidar com astúcia para com ele, mantendo-os escravos, afligindo-os com fardos pesados, forçando-os a construir cidades, fizeram amargar a vida com dura servidão e chamar as parteiras para matar todos os meninos recém-nascidos (as parteiras não obedeceram o Faraó).
Faraó oprimiu Israel por causa de sua sede de poder e domínio. Ele não queria perder seu status dominante. Claro que sabemos que Deus quis livrar os israelitas das mãos de Faraó e libertá-los.
Este não é o caso sempre na terra, mas tenha a certeza de que Deus diz: “Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que o pé deve deslizar; para o dia da sua ruína está próximo, e sua condenação vem rapidamente.” (Dt 32. 35) No fim, Deus fará com que todas as coisas deem certo.
Herodias. Em Mateus 14. 6-12 lemos sobre Herodias, esposa do rei Herodes, e como ela usou sua própria filha para realizar sua agenda perversa. João Batista era muito conhecido na terra. Ele preparou o caminho para Jesus vir e batizou muitas pessoas. Ele era uma ameaça para Herodias, em sua mente.
Assim, quando o rei Herodes deu um juramento para dar a sua filha qualquer coisa que ela queria, Herodias aproveitou a oportunidade de pedir a cabeça de João Batista. Dessa forma, em sua mente, ela iria manter o poder através de seu marido como rei. Este é o assédio moral ao extremo.
Vítimas de bullying – Histórias reais
Jamie. Às vezes Jamie temia tanto em ir para a escola que ela vomitava e estava muito doente para ir à escola. Às vezes, ela chorava tanto que sua mãe concordava em deixá-la em casa. Esta não foi algumas histórias que ela inventou para não ir à escola.
Jamie estava em grande dor emocional e estava sofrendo com a dor crônica de estômago, visão distorcida, extrema ansiedade e sintomas de depressão. Todos estes sintomas foram devido ao fato de que ela foi vítima de bullying.
Brandon. Brandon desenvolveu TEPT, (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) e depressão, depois de ser assediado, atormentado, isolado, assaltado e brutalmente espancado em nosso sistema de ensino público… Em 12/16/00 Brandon colocou uma arma carregada na cabeça, puxou o gatilho e terminou com a sua dor.
É simplesmente horrível ver e ouvir o que o bullying faz às vítimas. Estas são apenas duas crianças preciosas que foram afetadas. O bullying causa grave trauma físico, psicológico e emocional às vítimas, como claramente demonstrado nestes dois exemplos. Como pais, nós precisamos defender nossos filhos e fazer tudo o que pudermos para impedir os outros de fazer vítimas as nossas crianças.
O que devemos fazer para cessar o bullying?
A principal coisa presente no coração dos valentões é que se concentra apenas no seu próprio bem-estar à custa de outros. Isso soa muito como uma coisa diabólica para mim. Satã concentra-se apenas em seus próprios projetos iníquos também com o custo de humilhar e destruir vidas.
A Bíblia nos mostra com que o bullying se parece e como devemos nos conduzir, mesmo no meio de bullying: “Mas eu (Jesus) vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus. Pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.” Mt 5. 44-45
Precisamos defender o que é certo, chamando a atenção para os valentões dos líderes nas escolas, mas mais importante ainda, precisamos ensinar nossas crianças a memorizar as escrituras, orar por seus inimigos e entender onde a sua autoestima deve vir.
Eu sei por experiência própria o que é ser intimidado e não é divertido. Mas, meu coração e minha alma pertencem a Deus, e é por isso que eu sou quem eu sou hoje.
Temas Relacionado:
- Os defensores da tolerância contra o cristianismo
- Por que a grande mídia ignora a cristofobia?
- Fariseus, que exemplos eles tem para os cristãos de hoje?
Se os nossos filhos e filhas entender que Deus está com eles nos muito tempos difíceis, não vai necessariamente ter a dor do momento, mas vai incentivá-los a ficar forte e combater o bom combate! Que Deus continue a abençoá-lo como você vive uma vida digna da vocação!
Artigo traduzido do original em inglês What does The Bible say about bullying?
Você precisa fazer login para comentar.