Qual é a verdade sobre os filmes de terror? Essa é uma pergunta que ultrapassa o cristianismo. Qualquer pessoa, em qualquer nação, povo ou língua, pode ver filmes de terror?

Durante um bom tempo eu escrevi sobre terror. 

Eu estudei como se escreve uma história de terror, que elementos devem conter, como funciona a lógica de uma história de terror e comecei a escrever.

O tempo passou. Então recentemente uma pessoa escreveu-me pedindo ajuda, pois estava debaixo de ataques espirituais e sabia que era por ver filmes de terror. Isso é sério, muito sério.

Não é bom para ninguém assistir filmes de terror, é um campo de batalha na mente.

O objetivo do filme de terror é provocar medo, um medo exagerado. O foco do filme é o mal.

É nem é preciso dizer que é perigoso ter um fascínio pela maldade e crueldade.

Mas você não precisa ser escravo do medo. O vídeo a seguir mostra como se libertar do medo.

O domínio da velha natureza

Eu noto em mim, que quando estou mais carnal, orando pouco ou não orando, lendo pouco a Bíblia, indo menos à Igreja, que “algo” me chama para assistir esse tipo de programa.

A carne, a velha natureza, deseja as coisas da carne. Se a nossa mente não está cheia das coisas de Deus, as coisas que não são de Deus querem ocupar o espaço.

A orientação do apóstolo Paulo diz o seguinte: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Um dos ataques malignos mais comuns é o ataque á nossa mente.

Temos influências que não são de Deus, por exemplo: na literatura, no cinema e na musica. Esse nosso mundo não é inócuo.

Nada do que vemos ou ouvimos é isento ou do bem ou do mal.

Objetivo dos filmes de terror

Os filmes de terror, ou a literatura de terror, usam mídias diferentes, mas o foco é o mesmo: dar medo.

Muitos filmes de terror são baseados em casos policiais macabros verdadeiros.

Eu estava lendo sob a feitura da apresentação do seriado American Horror History, que é muito estranha, no mínimo, e a certo momento alguém dá um grito. Esse grito é real.

Alguém gritou com muito medo de algo que aconteceu e os produtores captaram esse grito e o colocaram no inicio da película. É sabido que a musica provoca muita influência nos homens e nos animais.

Descobriram que algumas notas nos causam aflição e essas notas ou suas variantes, são colocadas em muitos filmes de terror.

Nós estamos vivendo um momento único na história da Igreja cristã. O Espírito Santo é derramado sobre toda a criatura que o busca.

O problema reside em que num momento nos enchemos do Espírito, mas estamos nos esvaziando mais rapidamente ainda.

A influência do mundo espiritual

O mundo está contaminado com as coisas da carne ou então com influências malignas.

O muito contato com o mundo nos esvazia, mesmo que busquemos a Deus todos os dias.

Em época de Internet fácil e cinema grátis fácil, ao passo de um clique, é um desafio não assistirmos às tantas séries, ou vídeos.

Porém nem tudo o que fazemos é bom. Precisamos entender que um pouco de fermento, como ensinou Jesus, leveda toda a massa.

Podemos nos perder do Espírito, fazendo coisas dentro do nosso lar, que vão nos fazer mal.

Pessoas que estão tendo sonhos estranhos, ou pesadelos, ou sentindo influências estranhas, precisa notar o que está lendo, ouvindo ou assistindo.

Algumas pessoas estão tendo contato com o mal, sem notarem que é o mal.

Uma regra para saber o que posso, ou não posso é a oração.

Quando estamos orando, de verdade, orando bastante e corretamente, todos os dias, o Espírito Santo vai nos tocando o que Ele gosta que fazemos ou não.

Depois de meia hora sincera de oração, ou um dia de jejum, acho quase impossível alguém assistir a um filme de terror.

Um versículo que gosto muito é Gálatas 5.1: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Uma vez livres do pecado, é meio que burrice voltar à ele. O pecado, em qualquer forma, é castrador e aprisionante.

Cristo nos chamou para a liberdade.

Se um filme – ou qualquer coisa – seja qual gênero for, tiver o poder de me escravizar de alguma forma, trazendo influências estranhas às minha vida, então é preciso evitar toda a aparência do mal.

A verdade sobre os filmes de terror

Eu quero imaginar isso com vocês. Existe um plano maligno, onde portas podem ser liberadas na vida de quem assiste e podem até ser liberadas do mundo espiritual, para o material.

Um dia estava orando e tive algumas visões de demônios. 

Em outra ocasião estava assistindo um filme de terror e vi um demônio igual ao da visão que tive.

Eu fiquei surpreendido na época, em ver um demônio igual ao que vi numa visão. Tentei lembrar se tinha visto algo assim no cinema.

Por mais que me esforçasse eu não me lembrava, então a conclusão era uma só: o filme tinha inspiração maligna.

Não era possível alguém imaginar com tanta riqueza de detalhes o que vi numa visão.

Uma porta é um caminho de acesso, onde algo, ou alguém sai de um ambiente, ou nível, para outro.

A Bíblia diz assim a respeito de portas: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18.

As portas, o acesso maligno que poderá ter um dia sido liberado sobre nossa vida, se estivermos e nos mantivermos em Cristo, não prevalecerão sobre nós.

Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, sustenta que assistir a filmes que fazem rir é bom para a saúde.

Filmes de terror e estresse mental

O estudo aponta ainda que os filmes de guerra e terror causam estresse mental.

Ao observarmos a cronologia do cinema e especialmente do terror no cinema, notamos claramente que há um crescendo de malignidade ocorrendo.

Esta situação evolui até chegar ao ponto do artigo acima, que diz que a partir da década de 1980, ficou difícil definir nas estantes da locadora o tipo de filme de terror.

Terror a principio é o tipo de filme que dá medo.

Os primeiros filmes de terror

a verdade sobre os filmes de terror
Frankenstein: Entre anjos e demônios é uma co-produção australiana e estadunidense de 2014 baseada na graphic novel homônima de Kevin Grevioux, uma releitura steampunk da história de Frankenstein

Os primeiros filmes de terror, como Drácula e Frankestein, eram romantizados e por isso logo caíram no gosto do publico e fazem sucesso até hoje.

Frankestein tem como premissa a idéia de que o homem poderia juntar pedaços de corpos de pessoas mortas e gerar uma consciência qualquer no que surgisse.

Erradamente diz-se que o monstro se chamava Frankestein. Não. Frankestein era o médico e o seu produto era o monstro de Frankestein.

Esse filme brinca com a ideia de o homem, criarem um ser, sem a intervenção de Deus.

Drácula, por outro lado é a história de um Conde, que desviou-se da igreja e virou uma espécie de morto vivo, que sobrevive a partir de sangue humano. Para isso ele tem que matar.

Mas tanto Drácula, quanto Frankestein eram histórias de vida e de amor, por detrás do terror que invocavam ou provocavam.

Os Pássaros, de Alfred Hitchcock

a verdade sobre os filmes de terror

Os Pássaros, de Alfred Hitchcock é um tremendo filme de terror. No filme brinca-se com a idéia de que a natureza se revolta contra o homem.

Imagine se isso ocorrer de verdade! Ainda assim o terror, ou suspense, era meio romantizado.

O terror mudou muito com clássico dos filmes de terror O Bebê de Rosemary, assustador até hoje.

O longa-metragem especificamente abriu portas demoníacas no mundo.

Poderíamos dizer que há um antes e um depois desse filme. Na película uma jovem senhora casada fica grávida do Anticristo.

O diretor Roman Polanski recebeu ameaças de morte por levar ao cinema um filme que falasse sobre o anticristo.

O compositor da trilha sonora morreu com um coágulo no cérebro, exatamente como o personagem da película.

A mulher de Polanski estava grávida de oito meses quando foi brutalmente assassinada pelo psicopata Charles Manson.

O prédio em que o filme foi filmado, é o mesmo em que John Lennon foi assassinado.

Filmes de terror banido

Dentro desses gêneros de filmes, existem alguns que são proibidos em vários países.

Essas película são contrabandeados e assistidos por gente alucinada pelo terror.

Existem apenas alguns, desses títulos de filmes negros no mundo, desde que o mundo é mundo. Eu não vou te dar o nome deles.

Mas o que ganha em malignidade como o numero um de todos os Gore, e olhe que essa categoria é a pior de todas a respeito de filmes de terror.

A Serra Elétrica não é Gore, é fraquinho para ser Gore – imagine!

Tem o trailer circulando em algum lugar desse filme numero um de todos os filmes de terror – o numero um, olha só!

E o critico de cinema disse que ele era uma pessoa quando começou a assistir o filme e quando a sessão terminou, ele, disse que sabia, que a sua vida nunca mais seria a mesma, pelas coisas que o filme mostrou.

Esse tipo de filme de Terror é chamado de Filme Banido. Banido em vários países. Esse numero um é taxado de proibido pela Igreja Católica, em todo o mundo.

Fiquei muito curioso e orei a Deus para assistir o trailer – não o filme – e a coisa não é brincadeira. É o inferno real.

É além de assustador, o que alguns denominam de perturbador. Perturbador!

O exorcista, campeão de maldições

O filme O EXORCISTA, é um campeão em maldições, 13 no total. Tem tanta coisa que não dá para escrever aqui.

Atuk (este roteiro que circula há anos em Hollywood nunca foi filmado, mas é uma das maiores lendas urbanas da indústria.

Atuk é uma comédia baseada em um livro de sucesso.

O roteiro é sobre um guerreiro esquimó que tenta se adaptar a vida na cidade grande. John Belushi foi o primeiro ator escalado para o papel, mas morreu de overdose em 82.

Em seguida Sam Kinison foi convidado e começou a filmar, mas o longa-metragem teve problemas de financiamento, foi adiado e o ator morreu num acidente.

John Candy foi então o escolhido, mas morreu do coração.

Em seguida Chris Farley estava prestes a assinar quando – adivinhem – morreu de overdose em 97. 

Se eu fosse um comediante gordinho, passaria longe desse papel…)

Quatro atores morreram só de se candidatar a serem os protagonistas desse filme. É muita coincidência.

Novas séries

Dentre as séries novas de filmes de terror, quero destacar duas, pra encerrar essa parte. Uma delas é:

American Horror History – Essa série ao não trazer novidades no tema, de certo modo, refaz o terror de outro, pois trata de todos os temas bizarros e horríveis do gênero.

É uma sucessão infindável de uma cena terrível para outra pior, narradas de forma tão bem articulada, que a primeira vista não causa medo.

O problema você só vai sentir, quando durante o dia sentir medo de ir a um lugar meio ermo.

Sinceramente, eu não sei aonde mais a malignidade pode crescer, em terror; praticamente já vimos de tudo, mas só que agora vemos com efeitos 3D, em histórias muito bem costuradas.

Sobrenatural – Enquanto que American trata de muitos fatos do terror, que já vimos em um monte de outros filmes.

Sobrenatural é uma série claramente endemoniada. Essa, eu comecei a assistir, mas de cara notei que é maligna demais e logo abandonei.

Os demônios se manifestam claramente no seriado, que é altamente perturbador.

American se mostra perturbadora, não na hora, mas com o passar dos dias, naquela história que não lhe sai da mente.

Apesar de entender que Deus me permitia assistir a série American Horror History, quem sabe, para que esse post viesse à existência, eu pedi perdão a Deus, por assisti-la.

Temas Relacionado:

Sobrenatural eu até tentei, mas é endemoniada demais.

É uma série que é muito clara a idéia de Satanás a respeito do que ele quer com quem assiste a esses filmes: DOMINAR A MENTE.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

89 Shares
Categories: Olhar bíblico

Juraci Rocha

Juraci Rocha é o editor do site Filhos de Ezequiel. Os escritos de Juraci Rocha são informativos, envolventes, divertidos e desafiadores. É instrutivo ler seus estudos e conhecer seus pontos de vista práticos e profundos sobre o tecido da fé cristã.

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.

A verdade sobre os filmes de terror

Índice
89 Shares
Copy link