Você não pode ignorar o que a Bíblia diz sobre o dinheiro

A Bíblia tem muito a dizer sobre o dinheiro e nosso uso dele. Embora um grande grupo de pessoas hoje sugerem que ter riqueza e tomada de decisões financeiras sensatas é egoísmo ou pecado. A Bíblia simplesmente não apoia esse ponto de vista. Um exemplo é o do Rei Salomão.

Segundo os historiadores, a riqueza do rei Salomão era simplesmente astronômica. Era a pessoa de maior poder aquisitivo no seu tempo. E, no entanto, a Bíblia diz que foi Deus quem deu a Salomão a sua riqueza.

Deus deu essa riqueza pródiga a Salomão, apesar de Salomão não haver pedido por isso. Se ter uma grande riqueza e dinheiro em si eram de fato mal, por que Deus escolheria a alguém para dar grandes quantidades do mesmo? Há outras pessoas que a Bíblia chama de justos que foram abençoados por Deus com uma grande riqueza.

Deus abençoou Jó com riqueza maior ainda depois da sua provação. Ele também abençoou Abraão e Davi com a riqueza. Se Deus viu que ser rico é pecaminoso, então Ele teria abençoado pessoas fiéis com dinheiro?

A Bíblia nos diz que a bênção da riqueza não é uma recompensa que Deus dá àqueles que são preguiçosos. Ela afiança que aquele que se esforça terá alimento abundante e o que persegue fantasias carece de julgamento. Pv 10. 22; 12.11

Em Provérbios também está escrito que, “O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos” (Pv 13. 22). Deixar uma herança, não apenas para os nossos próprios filhos, mas para os filhos de nossos filhos exige trabalho, disciplina, investimento, planejamento e poupar o nosso dinheiro!

O padrão bíblico para ganhar dinheiro

dinheiro

A Bíblia nos diz que é através de qualidades nobres que a riqueza é obtida (trabalho duro, diligência, sacrifício) e que não fazer essas coisas irá resultar em pobreza. Isso não quer dizer que todos aqueles que são pobres ou em situação de pobreza são preguiçosos ou se recusam a trabalhar, mas ela nos diz que esses tipos de características e falhas na maioria das vezes levam à pobreza.

Em Lucas 19, lemos que Jesus conta uma parábola sobre três servos que receberam o encargo sobre algum dinheiro. Na história, Jesus diz que dois dos servos sabiamente investiram o dinheiro enquanto o terceiro enterrou-o no chão. Em sua história, aquele que simplesmente enterrou no solo foi chamado de “preguiçoso e iníquo.”

O que podemos fazer com o dinheiro? De acordo com a Bíblia, há coisas que podemos fazer com o dinheiro que são excelentes, boa e adequada. Aqui está uma lista:

1-Cuidar da obra de Deus

Isso é para ser cuidado acima de tudo. O povo judeu destinava 10 por cento (dízimo) dos seus rendimentos para promover o Reino de Deus. Também devemos auxiliar a igreja para enviar missionários, formar professores e supervisionar o trabalho da igreja. Ml 3. 7-12, 1 Co 9. 13-14, 2 Co 9. 7

2-Sustento das nossas próprias famílias

A Bíblia diz que espera-se que cuidemos das nossas próprias famílias. Uma vez que fizemos isso, podemos nos preocupar em ajudar os outros e, de fato, devemos trabalhar para estar em um estado financeiro em que podemos ajudar outras famílias, mas cada pessoa deve se certificar de que apoia e zela por sua família primeiro, e depois apoiar outras pessoas. 1 Tm 5. 8, Pv 13. 22

3-Ajudar os pobres

Eu não sei como alguém que é capaz, pode se recusar a ajudar alguém que está em grande necessidade. Mas não só tem que ser com o dinheiro. Como diz o velho ditado, “Dê a um homem um peixe, você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida.”

Talvez a melhor maneira de ajudar é treinar alguém para ganhar para si próprio. Mas quando alguém está em um momento de infortúnio, aqueles que tomaram conta das duas primeiras prioridades acima listadas está preparado e capaz de prestar assistência financeira para ajudar alguém a se reabilitar financeiramente.

O desafio consiste em determinar o que seria melhor: dinheiro, formação ou, se a pessoa é preguiçosa, para permitir que a pessoa passe fome, de modo que vá apreciar o valor do trabalho. Às vezes, isso também está sendo “tipo” como Provérbios 19. 17 diz que devemos ser para os pobres (Pv 19. 17, 21. 13, 29. 7). 2 Tessalonicenses 3. 10 diz: “Se um homem não vai trabalhar, ele não deve comer.”

Devemos fazer uma acurada ideia do porque alguém está com fome, ou porque não vai trabalhar ou que circunstância a impede. Sabendo a resposta, exigiria uma reflexão e talvez seja por isso que Paulo escreveu a declaração à igreja de Tessalônica, em vez de invocar um governo ou outra fonte. Nós não somos chamados para permitir a preguiça ou para financiar a irresponsabilidade.

De fato, somos informados de que não devemos oferecer para alguém que não vai valorizar. Permitir a uma pessoa experimentar as consequências de suas ações (ou inação), embora difícil, às vezes é muito útil para ela, a longo prazo. De qualquer forma, a Bíblia nos diz para ajudar os pobres.

4-Investir para o seu futuro

É errado vagabundear o tempo todo, especialmente se estamos em condições físicas o suficiente para fazer alguma coisa para ganhar uma renda. E como estamos ganhando devemos planejar com vistas ao futuro. A Bíblia fala bem de quem deixa uma herança aos seus filhos. Devemos planejar e poupar para o futuro. Pv 13. 22, 21. 20, 27. 18, 31. 25, Ec 11. 02, Lc 19. 12-26

5-Aproveite os frutos do seu trabalho. A Bíblia não condena desfrutar dos resultados de seu trabalho. Na verdade, nós, muitas vezes, lemos sobre festas e celebrações na Bíblia depois de um tempo de trabalho e de produção.

O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho numa festa de um homem rico. A Bíblia diz que há um tempo para “rir” para “dança” e ter “paz”. Ec 3. 1-8

O que a Bíblia diz sobre a dívida

A Bíblia nunca fala bem de dívida. Dívida é uma âncora em torno de nossos pescoços que nos impede de ter noites tranquilas e restringe nossa capacidade de investir para o nosso futuro. “Uma pessoa que finge ser rico, não tem nada; outro finge ser pobre, mas tem uma grande riqueza.” Pv 13. 07

dinheiroDívida é uma tentação, pois permite-nos ter o que não podemos pagar no momento e não ganhamos ainda. No entanto, nós pagamos um preço maior por ela. Por exemplo, se alguém paga um carro a vista, ele não paga os juros que pagaria de quem toma um numerário emprestado.

A pessoa que não pode pagar, em primeiro lugar “finge ser rica”, mas cava-se um buraco mais profundo do que ela é capaz de suportar por causa do peso da dívida. Dívida é realmente enganosa e impede a nossa estabilidade financeira.

Uma vez eu falei com um consultor financeiro e lhe fiz uma pergunta hipotética: “Como eu posso ser financeiramente independente” Sua resposta foi: “Depende de quanto você gasta.” Ele passou a explicar que, se os meus bens estavam quitados, se eu vivia com menos e com possibilidade de guardar, eu poderia aposentar-me cedo ou começar meu próprio negócio. Muito melhor fazer isso do que contrair dívida desnecessária.

A mensagem era clara – não gastar o que não tenho, não pedir dinheiro emprestado para “fingir” ser rico e NÃO guardar o meu dinheiro para o futuro. Se você ler Provérbios, Salomão diz que é assim que é suposto ser de qualquer maneira, mesmo se você não está tentando começar um negócio. É através desse tipo de comportamento que alguém constrói riqueza e o Senhor abençoa essa sabedoria em ação.

Conclusão

Então, da próxima vez que você ouvir alguém vilanizar uma pessoa rica, lembre-se que a Bíblia atribui a riqueza a um trabalho árduo, sabedoria, sacrifício pessoal, paciência, perseverança e autocontrole. Não só isso, mas a Bíblia diz que “a bênção do Senhor traz riqueza. Pv 10. 22

Temas Relacionado:

É hora de ver o dinheiro como ele deve ser visto, para que possamos usá-lo como ele deve ser usado. A próxima vez que você vê alguém que é rico, em vez de sentir inveja, talvez você deva tentar aprender com ele. Nem todas as pessoas ganham dinheiro através de uma maneira honesta e respeitável, mas os que o fazem são bons exemplos para nós. A Bíblia nos dá este conselho: “ande com o sábio para se tornar sábio.” Pv 13. 20

Artigo traduzido do original e inglês What the Bible says about money

Você não pode ignorar o que a Bíblia diz sobre o dinheiro

Tempo de leitura: 6 min