Tenha uma vida produtiva mudando seu pensamento

Ter uma mentalidade positiva é de suma importância nos dias modernos, uma  simples mudança de pensamento provocará uma mudança de vida. Uma mudança de pensamento pode ser a chave que vai determinar o sucesso de uma pessoa, ser feliz e estar bem com todos. O que ocupa sua mente é o que você acha que significa mais do que qualquer outra coisa em sua vida. Seu pensamento vai determinar o quanto você ganha, onde você vive, e o que você vai tornar a  sua vida.

O que ocupa sua mente e o que você acha que significa mais do que qualquer outra coisa em sua vida? Seu pensamento vai determinar o quanto você ganha, onde você vive, e o que você vai tornar a sua vida.

Sua vida de hoje é o resultado de seu pensamento ontem. Sua vida de amanhã será determinado pelo seu pensamento de hoje.

Durante um período de perguntas e respostas em uma conferência ministerial recente, um pastor levantou-se e disse: “Eu acho que eu posso construir uma igreja para uma média de 200 pessoas. O que você acha?”

Eu disse,“Eu concordo, você pode construir uma igreja para esse público.” Outro pastor sem levantar a mão, deixou escapar: “Eu acho que eu posso construir uma igreja para até 500 pessoas. O que você acha”? O primeiro pastor levantou-se e disse: “Isso não parece justo. Por que você acha que ele pode construir uma igreja maior do que eu quando não sei mesmo quais são nossas habilidades e talentos?”

Se você pensa que pode, então pode

pensamento

Minha resposta ao pastor protestando foi: “Não importa qual de vocês tem a maior capacidade. O que determina o sucesso de crescimento da sua Igreja mais do que qualquer outro componente é o que você acha que pode fazer. Se você pensa que pode, você pode. Se você pensa que é, você é.”

As palavras de Provérbios demonstram uma verdade absoluta, “Como um homem pensa em seu coração, assim ele é.” Todos nós já ouvimos o comentário sobre um indivíduo que carece de tato na conversa: Ele diz o que pensa.” Esse comentário poderia ser feito sobre cada um de nós.

Embora nós não possamos deixar escapar instantaneamente as nossas reações iniciais, elas vão sair, mais cedo ou mais tarde, se continuarmos a pensar sobre elas. O que entra em nossa mente e ocupa nosso processo de pensamento, em algum lugar vai, em algum momento, sair da nossa boca.

Meu pai é um exemplo da declaração anterior. Nos últimos 32 anos, ele tem sido bem sucedido na liderança da igreja. Ele foi bem sucedido como pastor, superintendente distrital, e durante os últimos 16 anos como presidente de Circleville Bible College.

Uma das razões para o seu sucesso tem sido a sua capacidade de estudar e se concentrar em assuntos ligados à Igreja. Uma vez que esta área específica tem ocupado o seu processo de pensamento nos últimos 32 anos, ele abre sua boca e saem os princípios de crescimento da igreja. Ele tornou-se o que ele pensa.

Cuidado com o que ocupa a sua mente

Já foi dito antes, “Cuidado com o que você definir em seu coração, pois você certamente irá buscá-la” Cuidado com o que ocupa a mente, porque vai determinar muito o que você vai se tornar amanhã. Grande parte do meu aconselhamento com pessoas gira em torno de seu desejo de mudar suas vidas.

Eu compartilho com elas uma simples fórmula de duas etapas que irá ajudar a torná-los uma pessoa diferente. Em primeiro lugar, eu deixo que leia 2 Coríntios 5. 17: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”!

O novo nascimento que Jesus disse que todos devemos experimentar ter a certeza de ir para o céu, não só determina o nosso destino eterno, ele também muda a nossa vida agora. O perdão dos pecados remove grande mágoa e toda a culpa do passado. O amor, a alegria e a paz que Jesus dá quando nos tornamos seus filhos, sem dúvida, faz uma mudança na vida de qualquer indivíduo.

Mas eu conheço muitos cristãos que ainda precisam de transições radicais em sua casa e em suas vidas diárias. O segundo passo para se tornar a pessoa que você quer ser é mudar sua linha de pensamento. Você pode literalmente mudar a sua vida, começando a pensar pensamentos diferentes. Se você deseja um “faxina” mental eu sugiro que você verifique as seguintes áreas.

Seu ambiente determina o seu pensamento

Cada um de nós somos produtos do ambiente que rodeia nossas vidas. Não é por acaso que as pessoas que tendem a ser negativas são frequentemente encontrados na mesma casa. Duas pessoas podem viver no mesmo município, sob a mesma lei, com os mesmos privilégios, e ainda vir a ser drasticamente diferentes em seus valores, prioridades e estilos de vida. Por quê?

Porque o meio ambiente, especialmente em casa, foi drasticamente diferente. Seus pensamentos refletiam o que lhes foi dada por seu ambiente.

O que você faz com seu tempo livre?

Como você gasta o tempo que é o seu próprio irá determinar grandemente o que você pensa. Sem dúvida. Satanás traz suas maiores tentações para as pessoas quando elas têm tempo em suas mãos. É preciso disciplina de caráter e objetivos adequados para lidar corretamente com as horas extras dadas a um indivíduo em nossa sociedade.

Meus pais estavam muito preocupados com o que nós, crianças, fazíamos em nosso tempo livre, e acompanhavam nosso crescimento. Eles tiveram o cuidado para certificar-se, se meu irmão, minha irmã e eu tínhamos muitos jogos em casa para que os nossos amigos pudessem vir à nossa casa para jogar. Isto lhes permitiu cuidar de nossas atividades e relacionamentos.

Serei eternamente grato a eles por me incentivar a ler a Bíblia e um bom material cristão por uma meia-hora por dia. Eles entenderam a importância de preencher o meu tempo livre com as ferramentas que poderiam ajudar-me a pensar certo.

Quem são seus amigos mais próximos?

As pessoas com quem você se associa vai determinar muito a forma e trilha do seu pensamento. Um dos valores positivos de frequentar a igreja é que o cristão recebe o incentivo de outros crentes. É possível saber as características de uma pessoa, conhecendo seus amigos. A pressão dos colegas é muitas vezes a maior influência sobre a vida de um indivíduo.

Temas Relacionado:

Para resumir, você pode mudar sua vida mudando seu pensamento. Você pode mudar o seu pensamento, alterando seu ambiente, o uso de seu tempo livre, e suas associações. Use Filipenses 4. 8 como a diretriz a ser aplicada em seu pensamento. Faça o seu melhor para torná-lo o seu padrão para selecionar amigos, preenchendo o seu tempo livre, e mudar o seu entorno.

John C. Maxwell é um pastor de renome internacional, especialista em liderança, treinador, e autor que já vendeu mais de 21 milhões de livros.

Tenha uma vida produtiva mudando seu pensamento

Tempo de leitura: 5 min