Seja suave a meditação do teu coração

Vou fazer-te três perguntas de foro intimo, como está a meditação do teu coração? E a morte, por acaso já pensou nesta marvada? Caso você se preocupasse com a Senhora do Além, o que gostaria que estivesse escrito no seu epitáfio? Não sabe o que é epitáfio? Epitáfio é uma inscrição num tumulo, um breve elogio fúnebre. Creio que você não quer elogios desta natureza tão cedo, não é verdade?

Gostaria que acessasse o vídeo da canção Epitáfio dos Titãs. A canção Epitáfio é uma releitura do poema Instantes, creditado a Jorge Luis Borges, onde é declarado que a vida é breve e deve ser aproveitada ao máximo, não se prendendo tanto a conceitos e justificativas.

Como você define a felicidade, é um conceito ou um estado de espírito? Ótimo! Esta questão fez você refletir, manifestando intimamente a sua opinião.

Quanto a mim, defendo que a felicidade é um estado de espírito. Ser feliz é viver plenamente as pequenas coisas, é sorrir das coisas engraçadas, é não dar chance para que situações e circunstâncias da vida tirem a razão e alegria de viver. Não se prendendo a minudências. Felicidade é isto, tão simples assim!

Prosseguindo, o titulo do artigo “Seja suave a meditação do teu coração” é uma oração de Davi. Davi foi uma pessoa que por natureza das suas atribuições possuía todos os motivos para viver estressado e embaraçado com muitas coisas. No entanto, ele faz uma oração a Deus, uma introspecção, como se estivesse falando consigo mesmo. Ele lembra que na presença de Deus seus pensamentos haveria de perder a turbulência.

Entre em meditação com um estado Alfa

meditação

Tenho visto muitos cristãos que ao chegarem à igreja, dobram os joelhos imediatamente jogando sobre o Senhor uma torrente de palavras, numa pressa angustiante de fazer a sua oração. Óbvio que nestas circunstâncias a pessoa se encontra em um estado mental Beta, que se caracteriza num estado de alerta, concentração e cognição.

Caso isto aconteça com você, aconselho-te a que te acalme, permanecendo alguns segundos de joelhos. Respire pausadamente, entrando em um estado Alfa. Relaxe, fazendo uma visualização e meditação, características do estado mental Alfa. Neste estágio a consciência interna se expande. A energia criativa começa a fluir, desaparecendo a ansiedade. Este estado vai permitir mais facilmente você empreender um contato mais prazeroso com o divino.

O estresse é um mal que tem se agravado muito, assaltando a sociedade. Inúmeras vezes isto ocorre por conta da urgência das coisas, da acirrada competição, da busca incessante de dias melhores, de estarmos sempre a ver e interpretar as pessoas como nossas adversárias nos quesitos ter e possuir.

Mano Brow, vocalista do Racionais MCs, na canção Mano na porta do bar apresenta esta questão de forma contundente “Compre mais, compre mais. Supere o seu adversário, o seu status depende da tragédia de alguém. É isso, capitalismo selvagem”.

O homem moderno tem se embrutecido, deixa de valorizar o “Ser” para se apegar demasiadamente ao “Ter”. Quando nos damos conta percebemos tardiamente que o amanhã não existirá mais. Muitas delas para quem negamos o perdão, ou que deixamos de dirigir uma palavra de ânimo. Perdemos a oportunidade de abraçar a quem queremos bem. E aí é tarde!

Concluindo, te pergunto, a correria, a busca desenfreada de uma posição tem feito você feliz? A meditação do teu coração tem sido suave, tens falado com seu coração?

Temas Relacionado:

Pense bem, a felicidade não está no possuir ou deter riquezas ou bens materiais. Nem tampouco é ter uma posição social, mas saber viver cada momento da vida de forma serena, e mesmo que venha dificuldades saber que assim como venceu em ocasiões anteriores, vencerá também agora.

Seja suave a meditação do teu coração

Tempo de leitura: 3 min