Quatro resultados da misericórdia de Deus

Como podemos dimensionar a misericórdia de Deus? Como vamos qualificá-la? Estas duas questões permitem fazer longos estudos para que tenhamos respostas precisas, mas creio que por mais que tentemos, não conseguiremos, uma vez que a misericórdia de Deus é infinita e se renovam a cada manhã. Lm 3. 22,23. Neste conciso artigo vamos ler o Salmos 67 e descobrir nele quatro resultados da misericórdia de Deus. Antes vamos definir o termo “misericórdia”.

Definindo o termo Misericórdia: Punição incontida, efeito suspensivo da pena mediante perdão. Já o termo “Graça” significa: Receber aquilo que você não merece. Ambos os conceitos se ajustam e cabem em um só julgamento ou separados.

No julgamento do Calvário, Cristo recebeu em si nossos pecados, demonstrou por sua atitude sua misericórdia e nos tornou filhos de Deus por sua graça. Cl 2. 13

Em Cristo nos tornamos um novo homem. Quando mortos em nossas ofensas e pecados, Deus, riquíssimo em misericórdia e com muito amor nos vivificou pela graça. Somos salvos. Ef 2. 3-5

Os quatro resultados da misericórdia de Deus

resultados da misericórdia de Deus
A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Mt 15. 25

“Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra.

Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe! Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra”.

1- Nós somos transformados

vv. 1,2 – O primeiro resultado da misericórdia de Deus sobre nós, é que Deus faz resplandecer o seu rosto sobre nós, ora Deus é longânimo, compassivo, tolerante, nele não há sombras de variação (Tg 1. 17), e quando estamos debaixo da misericórdia de Deus, nossa índole se torna pacifica, passamos a viver cheios de brandura e serenidade.  Pv 15. 1

O resultado imediato disto é que as pessoas passam a ver Deus em nossa vida, fazendo conhecidos através de nós os teus feitos.

2- Os povos reconhecem nossa transformação

vv. 3,4 – O segundo resultado é que os povos louvarão ao Senhor, as nações se aproximarão de Deus, se sujeitando com alegria ao governo do Altíssimo. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e nós podemos colaborar com isto clamando pela misericórdia do Senhor. Sl 51

O Salmo de n° 136 mostra a misericórdia de Deus de forma retumbante, recomendando a ação de graças ao Senhor, visto ser Ele o criador de todas as coisas (1-9) a partir dos versículos 10 até aos 24, o salmista testemunha que Deus é quem nos livra dos nossos adversários, o verso 26 finaliza: “Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre”

Creio que o maior exemplo de misericórdia de Deus manifestado a alguém foi o caso de Manasses, rei de Judá. Manasses era filho de Ezequias de quem a Bíblia dá testemunho de que andou nos caminhos de Davi, restabelecendo o culto a Deus e sendo fiel.

Manasses, não sei se devido a pouca idade (12 anos), quando assumiu o trono fez o mal diante do Senhor, tanto fez que Deus o castigou severamente, mas quando Manasses se humilhou e buscou o Senhor, Deus o perdoou e manifestou a sua misericórdia na vida dele.

3- As nações reconhece o senhorio de Cristo

vv. 5,6 – O terceiro resultado da misericórdia do Altíssimo tem a sua expressão máxima nas nações quando estas louvam os feitos do Senhor, como resultado as portas dos céus são abertas e é enviada a chuva temporã e serôdia. Jl 2. 23.

4- A justiça e o temor de Deus alcança toda a terra

vs 7 – O quarto resultado da manifestação da misericórdia do Senhor é o temor de Deus a todas as extremidades da terra. Os povos se tornarão mais sábios, visto que o temor de Deus é o principio de sabedoria.

Temas Relacionado:

Lembrando que, recebemos as bênçãos de Deus muito mais do que pensamos ou merecemos, em todo caso, estamos no lucro. Esta é a posição de quem está firme na Rocha. Salmo 46

Quatro resultados da misericórdia de Deus

Tempo de leitura: 3 min