Quatro caracteristicas dos crentes cebolas

Ontem, participamos de mais uma Vigília Sobre Rodas, ocasião em que um grupo de pastores mensalmente embarcam numa Van ou ônibus e circunda toda a Zona Norte de São Paulo orando e intercedendo pela cidade. Enquanto esperávamos a chegada dos demais, passamos a discutir questões relacionadas ao ministério pastoral, no meio da conversa foi dito a respeito de crentes que saíram do Egito, mas constatando que infelizmente o Egito anda na consciência de muitos crentes, andando desejosos de comer os melões, cebolas e alhos do Egito, trazendo o cheiro das cebolas impregnado em suas vestes. Intimamente, rotulei estes cristãos de crentes cebolas. Crentes que fazem chorar.

Quatro características dos crentes cebolas

Vamos fazer uma consulta ao capitulo 11 do livro de Números para evidenciarmos as características dos crentes com cheiro de cebola: “E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do Senhor. (…) E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?

Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos. Nm 11. 1,4-6″

1- Queixosos de sua sorte

A primeira característica dos crentes cebolas é que os mesmos andam murmurando, se queixando ao Senhor, perturbando-o com suas lamúrias (Nm 14. 27). O apostolo Judas afirma que este são queixosos de sua sorte, arrogantes e que causam divisões nas igrejas (Jd 1. 16-18).

Os infelizes estavam prestes a entrar na Terra prometida, mas os encontramos perturbando o juízo de Moisés e Aarão. São ousados e tolos ao afirmarem que no Egito a comida era farta e de graça. Esqueceram que viviam debaixo do chicote, sendo brutalmente oprimidos.

São crentes carnais, carregados de concupiscências e que aprendem sempre, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade, (2 Tm 3. 7). Infeliz do pastor que tiver estes crentes na sua igreja, mais grave ainda é quando os mesmos estão investidos da condição de líderes. Moisés sabe muito bem as angústias vividas, tanto que a entrada na Terra Prometida lhe foi barrada.

2- Duplas camadas

crentes cebolas

O Dicionário Básico da Língua Portuguesa Aurélio define assim o verbete cebola: s. f. Erva bulbosa alimentar, liliácia, de bulbo grande, solitário, formado de túnicas carnosas, exceto as exteriores, que são membranosas, coloridas…

O crente cebola a primeira vista se apresenta de forma agradável, e há pessoas que o louvam, pois estão presenciando o exterior. No entanto, é no convívio diário que ele se mostra por inteiro, é quando sua intimidade vai sendo revelada, quando vai se penetrando em suas múltiplas camadas. É difícil lidar com este tipo de crente que a semelhança da cebola quase sempre provoca choro.

3- Crentes cebolas são egoístas

No versículo 10 do capitulo 11 de Números é dito que Moisés ouviu o povo chorar por suas famílias, cada qual a porta da sua tenda. Na França há uma religião chamada Os adoradores do bulbo divino. Os fiéis se reúnem em volta de uma cebola e vão descascando-a camada após camada, até chegar ao talo, o ápice do ritual, quando então alcança a pureza espiritual. Este culto se assemelha aos Adoradores do Umbigo.  Você gostaria de ser pastor de uma congregação desta? O cargo era tão pesado que Moisés foi reclamar com Deus.

4- Cebolas tem cheiro característico

No artigo anterior falamos do bom perfume de Cristo, quem o tem manifesta a graça e misericórdia do Senhor (Sl. 67). Uma questão mais do que óbvia, mas necessária ser dita, até por advertência ou lembrança, quem mexe com cebolas, vai ter impregnado em suas roupas e na sua pele o cheiro da cebola, e não há perfume da Boticário, Natura ou outro qualquer que disfarce este cheiro ou o amenize, só o sangue do Cordeiro (Is 1. 18; 1 Jo 1. 9), mas isto evidentemente acompanhado de arrependimento.

Quatro caracteristicas dos crentes cebolas

Tempo de leitura: 3 min