Quarenta anos que mudaram a vida de Moisés

Você sabia que Moisés passou quarenta anos aprendendo a ser tudo? Pois é, passou também quarenta anos a ser nada, os últimos quarenta anos, Moisés aprendeu que Deus é tudo. Isto aconteceu até ele entrar no tempo de Deus. Quantas vezes barramos a obra e graça do Senhor em nossas vidas, simplesmente por conta de um detalhe? Com Sara foi assim, com Moisés foi assim, e com você tem sido assim?

Se é então ore: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto, não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me á alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores a ti se converterão”.

Quarenta anos aprendendo a ser nada

quarenta anos

Aqui presenciamos Moisés na presença do Senhor, despindo-se do velho homem para se revestir do novo, conforme a vontade do Altíssimo. ele passou quarenta anos aprendendo a ser tudo, se tornando menos do que nada. Moisés orou assim. Deus respondeu chamando-o:

“Vai, livra o meu povo Israel da mão do Egito. Vai, leva-os á uma terra que mana leite e mel. Vai, dê-lhes uma identidade e uma pátria. Vai Moisés, e não digas que não és eloquente, pois coloco a palavra em tua boca, e tudo quanto te mandar falar, falarás. Eu serei contigo, te livrarei e te abençoarei. Farei ouvir a tua voz até as extremidades da terra: Eis que a tua salvação vem!”

Que maravilha! Agora sim, Moisés está pronto para fazer a obra de Deus. Quarenta anos aprendendo a ser tudo. Quarenta anos aprendendo a ser nada. Quando você não confiar mais em suas forças, e na sua capacidade intelectual, nos seus bens e em sua posição social; neste momento você passará a próxima fase de aprendizado. A de que Deus é tudo em sua vida. A de crer e aceitar que você pode todas as coisas naquele que te fortalece, que te sustenta, que te ama com amor eterno.

Estevão testemunha de Moisés no livro de Atos 7.36 afirmando: “Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto por quarenta anos”. Este é o que escreveu o Salmo noventa já no fim da sua vida e esclarece dizendo: “A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns por sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado”.

Deuteronômio 34.7 afirma que aos cento e vinte anos Moisés apresentava excelente forma física: “Os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor”. Embora haja um contraste imenso entre estas duas passagens bíblicas, tudo se explica com uma outra porção das Escrituras: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes” Sl. 92.14

Agora nós entendemos a oração de Moisés no Salmo 90.12: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Ele compreendia e cria que aos setenta ou oitenta anos, a canseira e o enfado era conseqüência natural da vida.

Na realidade nos parece estranho, Moisés haver feito tal pedido. Nas asas do tempo voam os anos de nossa vida, mas quando estas se rompem a vida fica prostrada. Os quarenta anos passados no Egito, aprendendo a ser tudo, e os quarenta anos no deserto aprendendo a ser nada, Moisés não os considera vívidos para o Eterno. 

O conhecedor de toda a ciência e segredos dos egípcios porventura não saberia contar? E nós? Sabemos quais as horas que vivemos para Deus? Temos horas vívidas com Deus? Enoque viveu sessenta e cinco anos, e andou com Deus trezentos anos. Quantos anos Enoque viveu para o Senhor? Trezentos, é certo, os outros sessenta e cinco anos não constam no registro dos céus.

Quarenta anos aprendendo que Deus é tudo

Os últimos quarenta anos do Legislador de Israel foram vívidos debaixo do Sol da Justiça. Foi o período mais espetacular para Moisés. Quarenta anos aprendendo que Deus é tudo.

Temas Relacionado:

Sua oração pode ser assim traduzida: “Senhor, seja a minha luz perpétua, ilumine-me com o sol da tua justiça, venha a tua glória sobre mim, permitindo-me caminhar ao teu resplendor”.

Quarenta anos que mudaram a vida de Moisés

Tempo de leitura: 3 min