Qual é a diferença entre a misericórdia e a graça?

Apesar de misericórdia e graça ser termos frequentemente usados entre os cristãos, eu tenho certeza que para muitos não estão claros o que as duas palavras realmente significam. Para ajudá-lo a entender a diferença entre os dois, primeiro vamos começar com misericórdia.

O que é a misericórdia? De acordo com dictionary.com o termo “misericórdia” pode ser definido como tendo uma disposição de compaixão ou tolerância (a abster-se de alguma coisa).

Paulo disse: “Agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu força, que me considerou fiel, designando-me para o seu serviço mesmo que eu era uma vez um blasfemo, perseguidor, e um homem violento, me foi concedida misericórdia, porque eu atuei na ignorância e incredulidade.” (1 Tm 1.12-13

A partir desta escritura (incluindo muitas outras), podemos concluir que a misericórdia é não conseguir o que não merece. É um ato de ser poupado de julgamento. Quando ouvimos, obrigado Senhor pela misericórdia” este é o mesmo que dizer: “obrigado Senhor por não me dar o que eu mereço, por reter o julgamento e a punição de mim.”

Exemplo da misericórdia de Deus

misericórdia
Repouse sobe mim a tua Misericórdia, oh, Senhor!

Um exemplo da misericórdia de Deus seria um adolescente de 19 anos de idade que ficou aquém da glória de Deus. Ele cedeu à pressão dos amigos e decidiu ir para um clube na sexta-feira à noite, onde as drogas e o sexo foi altamente promovido. No dia seguinte, o adolescente é condenado pelo Espírito Santo e se arrepende. Por causa da misericórdia de Deus, Ele perdoa e poupa-o de castigo e julgamento.

Com qualquer pecado ou ato ilegal cometido, a punição sempre segue. No entanto, através de Cristo Jesus, nos é dada uma segunda chance. Nós recebemos; assim, a retenção de punição e julgamento sobre nós. É este o convite para fazer o que quisermos? Claro que não.

No entanto, quando erramos e caímos, Deus nos dá misericórdia. Não porque merecemos, mas por causa de sua compaixão para com nós. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã.” Lm 3. 22-23

Definição do termo graça

misericórdia

De acordo com dictionary.com “graça” é definida como a manifestação de favor por um superior. Também pode ser definido como o dado de graça, favor imerecido e amor de Deus. Em poucas palavras, a graça é conseguir o que você não merece.

A graça de Deus é imerecida; é dada gratuitamente por Deus, embora você não mereça. Um exemplo da graça de Deus é o dom da vida eterna. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2. 8-9

O dom da vida eterna é algo que você não merece, no entanto, é dado gratuitamente por Deus. A escritura diz que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu na cruz por você e eu (Rm 5. 8). Isto era algo que merecíamos? Não; mas a graça de Deus viu passado nossos pecados e maus caminhos.

Quando você ouvir uma pessoa dizer: “Obrigado Senhor pela graça” elas estão, em essência, dizendo: “obrigado Senhor por me dar o que eu não mereço.” Novamente, isto não é um convite ao pecado e fazer o que quiser. Deus conhece o seu coração, para ter concedido a graça a você.

Palavras finais acerca da misericórdia e graça

Encorajo-vos a pensar em todas as coisas que você não merece, mas recebeu (graça) e todas as punições que você fez merecidas, mas não recebeu (misericórdia). Quando você pensa sobre essas coisas, começa a agradecer a Deus por dar-lhe nova marca de misericórdia e graça. Sem ela, você e eu poderíamos ser consumidos por nossos maus caminhos, e estar a passos largos caminhando para o inferno.

Temas Relacionados:

Artigo traduzido do original em inglês What is the difference between mercy and grace?

Qual é a diferença entre a misericórdia e a graça?

Tempo de leitura: 3 min