Os Evangelhos, sua origem e significado

O profeta Isaías determinada ocasião declarou “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião, o teu Deus reina. Is 52. 7”. A profecia de Isaías versava sobre o livramento aos cativos em Babilônia, também a proclamação da salvação através do Messias, e tem seu integral cumprimento nos Evangelhos.

O vocábulo grego “evangelion” serviu de origem a palavra latina “evangelium”, donde nos veio à palavra “Evangelho”, significando boas novas de alegria (Is 52. 9; Lc 2. 10,11). Este termo designa suas idéias, pensamentos, sua visão da humanidade e o seu trabalho em prol da humanidade.

Os evangelhos surgiram primeiramente na forma oral (tradição), tornando-se necessário colocar os fatos por escrito somente quando o cristianismo alcançou os círculos greco-romanos, onde a leitura e escrita constituíam práticas comuns.

Os evangelistas não tinham por intenção fazer história, mas sim registrar fatos cumpridos. Registraram para converter e edificar, ilustrar a fé e defendê-la contra os adversários. Mas, ao fazê-lo, o fizeram apoiando-se em testemunhos verídicos, em fontes fidedignas (Lc 1. 1; At 1. 1), porem, as interpretaram e adaptaram às diversas maneiras e necessidades da fé viva, da qual eram portadores.

No entanto, comparamos os evangelistas à “medíocres repórteres”, pela falta de registros, que não apresentaram (Jo 20. 30; 21. 25). Mas, assim quis o Espírito Santo, levando-os a apresentarem, cada um, a mensagem comum de maneira própria

Os três primeiros evangelistas descrevem a vida do Senhor, sob o mesmo ponto de vista, sob o mesmo prisma, sendo por esta razão chamados de “sinóticos” (grego Synopsis). Já o evangelista João difere totalmente dos seus colegas, registrando fatos que demonstrem a divindade de Jesus. Veja tabela:

Evangelhos Sinóticos Evangelho de João
Fatos externos da vida de Cristo Fatos internos da vida de Cristo
Aspectos humanos da vida do Senhor Aspectos divinos da vida do Senhor
Discursos Públicos Discursos particulares
Ministério na Galiléia Ministério na Judéia
Ensinos de Cristo acerca da vivência humana Ensinos de Cristo acerca da sua pessoa

Os Evangelhos, sua origem e significado

Tempo de leitura: 2 min