Oito maneiras do cristão fazer fofoca

A fofoca é como um desejo secreto. Nós dizemos que não gostamos, mas quando está ao nosso alcance, nós quase não conseguimos resistir. Temos um apetite repentino de saber o que não sabemos sobre outra pessoa. Por que é tão difícil parar? Provérbios 18. 08 diz: “As palavras do maldizente são como petiscos deliciosos; descem para as partes mais íntimas de um homem.”

Não, você pode pensar, eu não! Eu não gosto de comentar os detalhes sujos sobre a vida de uma pessoa apenas por diversão. Mas a fofoca vem em muitas embalagens atrativas, e que envolve a ouvir bem (Pv 17. 04). “O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora.”

Como é que sabemos o que é fofoca e o que não é fofoca? Nós podemos encontrar uma série de versículos da Bíblia sobre fofocas, especialmente em Provérbios, e também podemos pedir a Deus para revelar a nós.

Tiago 1. 5 nos diz: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem censura, e será dado a ele.” Algum dos tipos de fofoca abaixo tem sido muito tentador para você resistir ultimamente?

 Oito maneiras de fazer fofoca

 1- Calúnia

É definida como espalhar boatos ou mentiras sobre uma pessoa para causar danos propositadamente. A forma escrita do que é difamação. A Bíblia menciona calúnia inúmeras vezes em listas como esta: “Mas agora você deve livrar-se de todas as coisas como estas: ira, indignação, maldade, maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Cl 3. 8

2- Transmissão

fofoca
Amiga, você não imagina o bafafá que aconteceu com a Claudinha!

“Transmitir a sujeira”, basicamente significa compartilhar a informação que você soube sobre alguém. Talvez a intenção não é causar dano diretamente, mas mantendo a fofoca viva, ela continua a se espalhar e contaminar a imagem da pessoa que é alvo da conversa. Provérbios 20. 19 nos diz que uma fofoca trai a confiança; assim evita um homem que fala demais.

3- Rumores

Você ouve alguma coisa, e isso não é bom, e também não está confirmado como verdadeiro. Mas você diz a alguém ou pede a alguém para obter mais informações. As voltas e reviravoltas, e o boato se transforma em fofocas. Tiago 5. 9 diz, “não resmunguem uns contra os outros, irmãos, ou você será julgado. O juiz está de pé na porta!” “O que guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala precipitadamente virá à ruína”. Pv 13. 3

4- Maledicência

É um tipo de fofoca que envolve falar palavras rancorosas ou difamatórias sobre um outra pessoa que não está presente e não pode fazer nada em defesa. É secreto, e a Bíblia realmente menciona-a pelo nome em Provérbios 22.23: “O vento norte traz chuva, e uma língua fingida, o rosto irado.”

5- Piadas sem graça

Você já tomou alguma parte de uma verdade e transformou-a em uma piada sobre alguém que faz outra pergunta a sua personagem? Ela também serve como uma forma passiva para espalhar mais fofocas. Exemplo: Talvez ele / ela vai realmente sair do sofá hoje o tempo suficiente para blah, blah, blah.

Quando a brincadeira é prejudicial para outro, é escárnio. Como você pode saber se é um escarnecedor? Está na bíblia. Provérbios 21. 24 diz: “Escarnecedores são orgulhosos e arrogantes; eles agem com arrogância sem limites.” E o versículo 9. 8 diz: Um escarnecedor se ressente da correção; ele não vai consultar o sábio.”

6- Plantando dúvidas

A Bíblia nos diz que nós colhemos o que semeamos. Com isso em mente, este tipo de fofoca é dito de uma forma a fazer a pergunta do ouvinte ou assumir alguma coisa sobre o caráter de uma pessoa. Por exemplo: Não é estranho como ele continua olhando para sua namorada quando você não está olhando?

“Da mesma forma, a língua é uma pequena parte do corpo, mas faz grandes ostentações. Considere que uma grande floresta é incendiada por uma pequena faísca.” Tg 3. 5

7- Insinuações sussurradas

Essas insinuações sutis podem induzir os outros a pensar em coisas erradas, especialmente se as conclusões são baseadas em palpites de fofoca. Aqui está um exemplo: É interessante como ele estava “fora da cidade” na noite em que foi assassinado. Por falta de lenha, o fogo se apaga, e onde não há intrigante, a contenção se acalma.” Pv 26. 20

E um aviso da Bíblia: “O que você disse no escuro será ouvido à luz do dia, e o que você sussurrou ao ouvido no interior da casa será proclamado dos telhados.” Lc 12. 3

8- Você entendeu tudo errado

Você admite que provavelmente entendeu errado, mas difundi-lo de qualquer maneira, porque ele ainda está tocando em alguns pontos que poderiam ser verdade. Ou soaria excitante se verdade. De qualquer maneira, geralmente começa assim: eu provavelmente entendi tudo errado, mas, aparentemente…

Este é um dos tipos mais comuns de fofoca. Nós pensamos que estamos só comunicando as últimas notícias. Isto poderia machucar alguém? Talvez. Mas se nem sequer conhece a pessoa, que importa? Tiago 4. 17 diz: “Qualquer pessoa, então, quem sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.” 

Temas Relacionado:

Felizmente, Jesus nos deu um exemplo a seguir: “Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; o que é dito sussurrou em seu ouvido, proclamai dos telhados” (Mt 10. 26-27). Artigo traduzido do original em inglês 8 Flavors of Gossip

Oito maneiras do cristão fazer fofoca

Tempo de leitura: 4 min