O significado de hosana é Salva-nos senhor

Todos os Evangelhos destacam a entrada de Jesus em Jerusalém, naquela que seria conhecida como a Semana da Crucificação. Este período é conhecido como Semana Santa. Era domingo, o primeiro dia da semana e Jesus entrava em Jerusalém, logo após o enorme milagre, que despertou toda Israel: Lázaro ressuscitara. Jesus ressuscitou um morto.

Jesus tinha atos que demonstravam que ele era o Messias. Ele perdoou pecados. Fato que só Deus podia fazer; ele curou o cego e o leproso, a cegueira era entendida como castigo divino, assim como a lepra.

As pessoas viram aleijados serem endireitados as pernas, os braços e o corpo. Ele curava mulheres com fluxo de sangue, ou com febre alta. Ele curava, estando o doente perto ou longe. Demônios eram expulsos.

Pessoas assustadoramente endemoniadas, babando, gritando, xingando, violentos, falando com outra voz que não a sua, com atitudes outras que não a sua, vestidas indecorosamente, ou até nuas, eram libertas por esse moço, tão novinho. E agora ele entrava em Jerusalém.

As expectativas da entrada de Jesus em Jerusalém eram muitas: políticas, sociais e espirituais. Ele vinha cumprindo a Palavra dos profetas que falavam desse dia e dessa semana, onde ele seria morto e voltaria à vida. Mas, um fato mais do que tantos outros, também chama a atenção: o povo gritava, enquanto ele entrava em Jerusalém: Hosana! Hosana! Hosana! Essa palavra, bastante conhecida na época significa salva-nos, ou melhor: salva-nos já.

“Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Rei de Israel!” João 12. 13

Salva-nos Senhor! Salva-nos já!

salva-nos senhor

Há uma urgência nos dizeres da multidão que o reconhece, nesse instante como sendo o único a poder salvá-los dos seus dissabores. Não precisa dizer muito. Jesus sabe a dor da nossa ferida. Ele entende as nossas orações, pois ele não as ouve apenas com os ouvidos, a letra da oração, as palavras proferidas. Ele entende o sentido da oração, o que vai ao coração, mais do que as palavras liberadas.

O que nos aflige, é a posição de nossos problemas terem se agigantado e parecer aos nossos olhos que não veremos mais uma solução para os mesmos. Parecia não haver solução para a cegueira e o moço deu a vista aos cegos. Parecia não haver solução para um casamento, onde o vinho, a alegria, tinha ido embora, mas Jesus transformou a água em vinho. Parecia que as tempestades da vida engolfariam todos ao redor, mas Jesus, tão sábio e humilde, veio andando sobre o mar, no meio da pior das tempestades.

Parecia que nada traria mais esperança, porém ao começar mais um discurso, milagres foram realizados, pessoas eram salvas, curadas. Quando Jesus começava a pregar, era muito comum ver as pessoas abaixando a cabeça e pedindo perdão, ou as lágrimas escorrendo nos olhos de um aqui e outro ali.

Quantos de nós não acordamos hoje, com esse pensamento, esse desejo, essa vontade? Quantos de nós, realmente precisamos de ajuda urgente, não é? Jesus vem vindo para cumprir a promessa, a profecia. Ele está entrando em Jerusalém. Ele vem, ele veio. Há esperança sim. Lágrimas serão enxugadas. Abraços serão dados. Sorrisos serão liberados por Jesus,.A alguns ele olhará olho no olho e dirá: Eu sou o Salvador e cheguei para você. Eu vim salvar você. Eu não me esqueci de você.

Salva-nos Senhor, é urgente!

Eu sei. Um homem foi abaixado, numa maca, do teto que foi descoberto, até o chão, onde Jesus estava ensinando o Reino de Deus. Antes mesmo que o homem pedisse alguma coisa Jesus o perdoou e o curou. Não precisa pedir. A sua vida já é um pedido. Um pobre, aleijado, descido por uma maca, à frente de Jesus, vindo do teto, local inesperado, não precisa pedir nada, eu estou vendo a sua vida e sei o que você precisa. Não precisa você pedir, eu sei.

Eu estou vendo suas necessidades. Pode até pedir, se quiser, que eu salve e que eu salve já, mas eu vim espontaneamente a esse mundo, pra isso mesmo. Se te chamei por nome, então creia que a glória da segunda casa será maior do que a da primeira. O que vou fazer suplantará, será maior, melhor, do que você já viveu até agora.

Temas Relacionado:

Não se desespere, agora não é a hora de desespero. Vamos entrar, ficar juntos, conversar. Estou entrando em Jerusalém e eu vim antes mesmo que você nascesse eu já vinha vindo pra você. Eu desci nesse mundo para te ajudar e ajudar a todos os que precisem da minha ajuda.

Hosana Senhor. Eu sei, eu já estava vendo suas necessidades. Eu te conheço pelo nome. Senhor, hosana, e se der, hosana já.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

O significado de hosana é Salva-nos senhor

Tempo de leitura: 3 min