O segundo milagre de Jesus (Caná da Galiléia)

Existem no Evangelho de João Sete Sinais, que são sete milagres. Esses sinais têm um significado maior do que aparentam. Notamos que todos os sinais foram extremamente afrontosos para a liderança vigente em Israel, que se indispunha com Jesus frequentemente, constantemente questionando-o a respeito dos escritos das Sagradas Escrituras.

O objetivo das lideranças era desacreditar a Jesus perante a multidão, que cada vez mais ficava fascinada com o homem simples, mas que trazia uma roupagem e nova interpretação dos fatos bíblicos. “Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.

Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.

E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia. João 4. 46-54″

O segundo milagre de Jesus

o segundo milagre de jesus

O segundo milagre de Jesus, foi a cura de um funcionário real. Um oficial do palácio queria que Jesus fosse até onde estava seu filho, para curá-lo. Existe então um dialogo de Jesus com esse homem, onde Jesus vai implantando fé no homem, até que ele possa receber o seu milagre.

O significado para nós. Jesus comprova com esse sinal que não existem barreiras para Deus e que ele ama a todos e não só o judeu. Somos gentios e nEle temos esperança de salvação e vida vitoriosa.

O significado para os judeus. No primeiro sinal Jesus dá a entender que Deus está escolhendo outro povo para si, agora ele age como se Deus estivesse se ofertando a outras nações que não só Israel. Mais uma vez, Jesus consegue atrair a animosidade da liderança judia para si. Se Deus estava com Jesus, então a nação estava sendo rejeitada pelo seu Deus, o que era inadmissível.

Temas Relacionados:

O significado para Jesus. Com esse sinal Jesus pede uma fé melhor aos seus seguidores. Jesus trata esse homem, liberando palavras que vão mexendo com seu interior, até que ele possa receber o seu milagre. Da mesma maneira Deus nos chama para coisas melhores e maiores. Jesus nos chama para coisas grandes e firmes que nossos olhos não viram ainda e que nossos ouvidos nunca ouviram.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

O segundo milagre de Jesus (Caná da Galiléia)

Tempo de leitura: 2 min