O segredo da vitória sobre o medo

Uma senhora se aproximou de uma vez DL Moody e disse-lhe que tinha encontrado uma maravilhosa promessa na Bíblia que a ajudou a superar o medo. Seu verso foi o Salmo 56. 3: “O que eu temer, hei de confiar em ti.” Mr. Moody respondeu: “Eu tenho uma promessa melhor do que isso!”

E ele citou Isaías 12. 02:”. Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não terei  medo” Mr. Moody tinha uma maior promessa. Estas palavras de Isaías 12. 02 vale a pena conhecer nestes dias em que é tão fácil tornar-se atemorizado.

Jesus nos disse que no final, os corações dos homens falhará por temor de coisas prestes a acontecer, e eu acredito que nós estamos vendo um pouco disto acontecendo hoje. Os psicólogos estão escrevendo livros e artigos de revistas sobre superar o medo.

O medo funciona como um alerta

Existem alguns tipos de medo que são bons para nós. Advertimos os nossos filhos para não ir perto das ruas movimentadas, e nós colocamos dentro deles uma fobia saudável de ser atingido por um carro. Eventualmente, é claro, que o medo infantil será substituído pelo bom senso maduro, mas não até que isso aconteça, ousamos arriscar. Na verdade, o temor da punição é uma base para a disciplina. Pode não ser o maior motivo para fazer o bem, mas pelo menos nos ajuda a começar.

A Bíblia frequentemente fala sobre o temor do Senhor. Ela nos diz que o “temor do Senhor é o princípio do conhecimento” e que “o temor do Senhor é uma fonte de vida.” Este pavor, é claro, é uma relação adequada e reverência a Deus.

Não é o temor servil de um escravo diante de um mestre brutal, mas o devido respeito de um filho frente a um Pai amoroso. É o tipo de medo que abre o caminho para a vida abundante em Cristo. O tipo de medo Isaías 12. 02 está falando é a incerteza que paralisa as pessoas.

O medo que entra no coração e na mente e cria tensão e preocupação, e que mantém uma pessoa insegura de aproveitar a vida e fazer o seu melhor. Conheço pessoas que vivem atemorizadas quanto ao futuro. Estas pessoas estão sendo escravizadas.

Não devemos ser escravos do medo

medo

Jesus Cristo nunca quis que fossemos escravos do pânico. É emocionante ler a Bíblia e descobrir quantas vezes Deus diz: “Não temas” para as pessoas. Quando os anjos apareceram aos pastores para anunciar o nascimento de Cristo em Belém, suas primeiras palavras foram: “Não temas.”

Quando Pedro caiu aos pés de Jesus e suplicou a Jesus para se afastar dele, porque Pedro sentia que era um homem pecador, Jesus disse: “Não temas”.

O que causa medo em nossas vidas?

Quando Jairo recebeu a má notícia de que sua filha tinha acabado de morrer, Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente …” Jesus Cristo quer que vençamos o medo, e ele é capaz de nos ajudar a vencer a batalha. O que causa medo em nossas vidas? Às vezes, o aterramento é causado por uma consciência culpada.

Quando Adão e Eva pecaram, eles se sentiram culpados e ficaram com medo, e eles tentaram se esconder de Deus. Shakespeare estava certo quando disse: “A consciência acaso fazer covardes de todos nós.” Sempre que desobedecemos a Deus, perdemos nossa comunhão íntima com Ele, é que a solidão espiritual cria pavor. Gostaríamos de saber se alguém sabe o que nós fizemos.

Preocupa-nos em sermos descobertos e esperamos as trágicas conseqüências que vêm de nossos pecados. A solução para esse problema, é claro, é o de buscar o perdão de Deus. Deus promete limpar os nossos pecados de nós, mas devemos confessá-los e abandoná-los.

A ignorância causa apreensão

Muitas vezes o medo é causado pela ignorância. As crianças têm pavor à noite porque as sombras se parecem com gigantes, ursos e fantasmas. Mas até mesmo os adultos podem ficar receosos quando eles realmente não sabem o que está acontecendo.

A ansiedade sobre o futuro, seja para nós ou para os nossos entes queridos, às vezes pode criar fobia. Outra causa é a nossa própria sensação de fraqueza. Estamos tão acostumados a administrar as coisas nós mesmos que, quando uma crise incontrolável vem, nos sentimos impotentes e com receios. Às vezes vem o receio, e não antes da batalha ou até mesmo no meio da batalha, mas depois de ter obtido a vitória.

Freqüentemente há uma decepção emocional e o medo corre dentro. Abraão teve esta experiência em Gênesis 15, depois dque travou uma guerra contra quatro reis poderosos e conquistou a vitória. Naquela noite, ele se deitou para dormir, Abraão perguntou se aqueles reis voltariam a desafiá-lo de novo, e talvez trazer de volta as forças superiores.

Foi então que Deus apareceu a Abraão e disse: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gn 15. 1). Mas quando estudamos todos os casos e tentamos entender a causa da raiz do medo, uma verdade se destaca claramente: a causa real do apavoramento é a incredulidade.

Depois de acalmar a tempestade que assustou seus discípulos fora de seu juízo, Jesus lhes disse: “Por que você está com tanto medo? Como é que você não tem fé”. Medo e fé nunca podem ser amigos? E se estamos amedrontados, é um sinal de que não temos fé. É por isso que Isaías 12:02 diz: “Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não ter medo.”.

O segredo da vitória sobre o medo

O segredo da vitória sobre o medo é a fé em Deus. Não há nenhum problema grande demais para Deus sem solução, com ônus muito pesado para Deus transportar. Nenhuma batalha muito grande para Deus lutar e vencer. Deus é grande o suficiente para conquistar os inimigos que nos roubam a paz e deixar os medos paralisantes pra trás.

Isaías 12. 02 não diz: “Quando eu estou receoso, eu vou confiar”, ele diz, “Eu vou confiar, e não temerei.” A fé não é simplesmente o remédio para matar a doença, a fé é o poder espiritual para manter-nos livres de ser infectado, em primeiro lugar. Observe o que o profeta coloca em primeiro lugar: Eis que Deus é a minha salvação.” Se você quer superar o medo, ter os olhos de si mesmo e seus sentimentos, e fora dos problemas que perturbam você, é colocar os seus olhos em Deus.

Os espiões judeus no Antigo Testamento se assustaram quando investigaram a Terra Prometida, porque eles viram gigantes e muros altos e sentia-os como gafanhotos em comparação. Os soldados inimigos eram grandes, e as paredes eram altas, mas Deus foi muito acima de todos eles.

Caso os espiões levantassem os olhos um pouco mais alto, veriam Deus, eles assim não temeriam. Assim, o primeiro passo para superar o medo é olhar pela fé em Deus. Adorar a Deus, obter um novo vislumbre de Sua grandeza e glória, e perceber que ele ainda está no trono. O segundo passo é lançar mão da Palavra de Deus.

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Quando você lê a Bíblia, você percebe a sua fé crescer. Você descobre que Deus sempre tem sido adequado para as necessidades de seu povo.

O medo é evidência de incredulidade

O terceiro passo é orar e render-se ao Espírito Santo. Diga a Deus sobre suas fobias. Dizer que seus receioss são realmente evidências de incredulidade e como esse homem preocupado na história do Evangelho, peça a Deus para ajudar a sua incredulidade.

Renda-se ao Espírito Santo de Deus, porque o Espírito pode trabalhar em você para tirar o receio e te dar a paz. Segundo Timóteo 1. 7 diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor. Mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. O Espírito Santo dentro de você pode dar-lhe energia para o seu ponto fraco. Ele pode gerar amor. Ele pode dar a ordem e a disciplina em sua mente. O Espírito Santo é psicólogo de Deus, para se entregar a ele.

Um dos ministérios do Espírito de Deus é fazer Jesus Cristo real para nós. Ao orar e ler a Palavra, o Espírito lhe dará uma compreensão espiritual de Jesus Cristo, e Ele vai se tornar muito real para você. Mesmo em meio a tempestades e provações, Jesus Cristo vem com paz e coragem para você.

Temas Relacionado:

Não há nenhuma razão para você ter temor. Jesus Cristo pode tirar o seu medo e te dar a paz “Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei.”

Warren W. Wiersbe

Warren W. Wiersbe é o distinto professor de pregação no Grand Rapids Baptist Seminary, e é o autor de mais de 100 livros. Billy Graham chama de “um dos maiores expositores bíblicos da nossa geração.”

O segredo da vitória sobre o medo

Tempo de leitura: 6 min