O que fazer quando Deus está em silêncio (7 sugestões)

O que fazer quando Deus está em silêncio. Há períodos em que Deus mergulha em profundo silêncio, isto já aconteceu comigo e com você, com os salmistas e aconteceu também com Elias. O profeta havia sido usado por Deus para profetizar a falta de chuva por mais de três anos, isto por conta dos pecados da nação de Israel.

Obviamente, ele não era benquisto como um pregador. Eu posso imaginar o estresse que ele experimentou durante todos esses anos. Algo me parece, no entanto, que parece complicar ainda mais a situação de Elias. Considere 1 Reis 18: 1: Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

De acordo com algumas passagens do Novo Testamento, este “Depois de um longo período de tempo” era, na verdade, três anos e meio. A fome era de três anos e meio de comprimento.

Por três anos e meio, as pessoas aparentemente continuaram a pecar, Elias continuou a sustentar-se pela fé , mas Deus não disse nada. Deus estava aparentemente inativo. Não falava mesmo a seu grande servo Elias durante este tempo.

Você já sentiu o silêncio de Deus?

quando Deus está em silêncio

Alguma vez você já esteve lá? Será que o silêncio de Deus em sua vida sempre foi assustadoramente forte? Imagine que você tenha servido a Deus fielmente… Deus está usando você, está em constante comunicação com Ele… E, de repente sem resposta alguma, silêncio total. Você tem que esperar.

A separação deve ter parecido insuportável. Elias não é desejado e popular. Ele é desprezado pelo povo e em quem mais ele confiava estava aparentemente ausente.

Deus em breve iria fazer um milagre por intermédio de Elias, que ele não podia sequer imaginar… Certamente Elias não queria ficar sem a orientação de Deus, mas durante este período, tudo que ele podia fazer era esperar. Se você tem sido seguidor de Cristo por muito tempo, você teve períodos em que parece que Deus está longe de ser encontrado. Costumamos chamá-los de períodos de secura espiritual. Às vezes, eu me refiro a ele como sendo um deserto espiritual.

O que fazer quando Deus está em silêncio?

O que devemos fazer quando Deus está em silêncio, antes que os seus milagres venham através de nós? Se você é como eu, você pode descobrir como fazer para celebrar um milagre com a orientação de Deus. Você não precisa de muita ajuda para fazer isso.

A parte difícil da vida é descobrir o que fazer durante os anos de silêncio. Durante os anos em que os milagres estão aparentemente longe de serem encontrados.

O que devemos fazer durante os períodos secos espiritualmente da vida quando não ouvimos claramente a voz de Deus? Aqui estão sete sugestões para estes tempos:

1- Não ignore o silêncio 

Alguns dos maiores movimentos que Deus fez na minha vida vieram após um período de aridez espiritual. Quando parecia que Deus não estava fazendo nada na minha vida. Fique muito perto de Deus e espere confiantemente em Jesus Cristo para, eventualmente, exibir seu poder.

As coisas acontecem no tempo do Senhor. O silêncio de Deus é como se estivéssemos a nos afogar em águas turbulentas e nenhuma ação de socorro.

2- Confrontar o pecado conhecido em sua vida 

Este não foi o problema do silêncio para Elias, mas o problema para os israelitas era que eles estavam correndo atrás de outros deuses e viviam em total desobediência a Deus. O pecado pode não ser a razão em que você não sente proximidade com Deus agora, mas se você tiver conhecimento de pecado em sua vida que irá afetar a sua intimidade com Deus, renove seus laços com o Senhor.

3- Volte para o que você sabe

Volte para o básico da fé que você viveu. Você deve lembrar-se da base de fé, que é firmado no próprio caráter e promessas de Deus. Deus está no controle. Ele realmente é, mesmo quando não parece que Ele está em qualquer lugar para ser encontrado.

4- Faça uma decisão… Escolha os lados

Você não pode servir a Deus de forma adequada e no mundo. (Considere Josué 24:15 .) Alguma coisa acontece na vida, muitas vezes o pecado, ocupação, o tédio, ou uma tragédia. Temos períodos em que ficamos longe de nossa estreita relação com Deus. Deus não mudou, mas se você mudou em sua obediência, volte a temer e confiar no Senhor.

5- Confie mais… Não menos

Tempos de silêncio podem ser preenchidos com medo, mas, ironicamente, estes tempos exigem mais fé. Às vezes vêm em nossa vida espiritual, quando o nosso entusiasmo não é tão real como quando começamos a nossa caminhada com Deus. Isso não é uma indicação para sair.

Pode ser que Deus esteja usando esse tempo para algo maior do que você poderia ter imaginado. Mas o que é mais provável é que vai exigir um nível mais profundo de confiança.

6- Ouvir e observar de perto 

Algum dia Deus vai fazer seus planos conhecidos para você. Não os perca. Ele pode vir a você pessoalmente, através de sua Palavra, circunstâncias ou outra pessoa. Você precisa estar em uma posição para saber que Deus está se movendo.

7- Prepare-se para receber

Deus vai quebrar o silêncio algum dia. E quando Ele fizer isso acontece, vai ser bom. Se você ficar deprimido em torno de suas tristezas, você estará menos preparado para receber as coisas boas que estão por vir. Não por causa de suas circunstâncias, mas por causa de sua fé, se vista na certeza de que Deus o abençoará, após o período de silêncio.

Temas Relacionado:

Você está em um desses períodos de silêncio hoje? Como você sabe quando Deus está em silêncio? Como você lida com esses períodos de tempo? Deixe a sua resposta nos comentários.

Artigo traduzido do original em inglês 7 Suggestions When God is Silent

O que fazer quando Deus está em silêncio (7 sugestões)

Tempo de leitura: 4 min