O que a Bíblia diz sobre tatuagens?

Existe uma relação entre as tatuagens rituais dos tempos antigos e os “body art” de hoje? Que princípios bíblicos se aplicam na decisão se um cristão deve fazer uma tatuagem ou não? A tatuagem tem sido usada por séculos e esta prática tem desfrutado de um ressurgimento popular, nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Os motivos variam.

Alguns fazem tatuagens para mostrar a independência e a rejeição dos valores dos pais. Outros por causa da pressão dos colegas ou porque acreditam que tatuagens são elegantes, um tipo de adorno corporal e embelezamento.

Quanto à instrução de Deus a respeito de tatuagens, a Bíblia não aborda especificamente a prática moderna da tatuagem como adorno corporal.

Enquanto Levítico 19. 28 diz: “Você não deve fazer quaisquer cortes em sua carne para os mortos, nem tatuar qualquer marca em você: Eu sou o Senhor”, a maioria dos estudiosos acreditam que essas práticas estavam relacionadas ao luto pelos mortos.

O ilustrado Dicionário da Bíblia de Nelson, fala sobre tatuagens: “Qualquer tipo de auto-laceração ou marcação do corpo foi proibido entre o povo hebreu. Tais marcas foram associados com cultos pagãos que tatuavam seus seguidores enquanto eles choravam os mortos”

Aparentemente, essas pessoas se cortavam e desfiguravam seus corpos como forma de apaziguar a ira dos seus deuses e na esperança de encontrar alguma ajuda para o falecido. Deus não queria que o seu povo se envolvesse nesses rituais pagãos, porque essas práticas levavam as pessoas para longe dele. Embora a morte é sempre um momento triste, o povo de Deus não são a “tristeza como os outros que não têm esperança.” 1 Ts 4. 13

O que a Bíblia diz sobre as tatuagens

Embora seja improvável que as pessoas hoje façam tatuagens para chorar os mortos, há outros princípios bíblicos que indicam que fazer uma tatuagem é inapropriado para os cristãos. Várias escrituras instruem os cristãos a tomar um cuidado especial com seus corpos. Por exemplo, 1 Coríntios 3. 17 “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”

Infelizmente, doenças perigosas foram transmitidas por saneamento inadequado das agulhas utilizadas na tatuagem. Há indicadores que mostram que aqueles que foram tatuados tem nove vezes mais probabilidade de serem infectados com hepatite C, um vírus perigoso. Os corantes utilizados no processo de tatuagem também pode ser prejudicial para a saúde.

tatuagens

O rei Salomão fornece uma lição adicional a ser considerada antes de tomar uma decisão importante, dizendo: O fim de uma coisa é melhor do que o seu princípio” (Ec 7. 08). Em outras palavras, pense em como você vai se sentir daqui a alguns anos da decisão tomada hoje.

Das pessoas que fazem tatuagens quando são jovens, muitas se arrependem mais tarde da sua decisão. Estima-se que entre 17-50% eventualmente se arrependem de ter feito sua tatuagem. Muitas dessas pessoas, eventualmente, sofrem em operações para ter suas tatuagens removidas, mas esses procedimentos nem sempre são bem sucedidos. Cicatrizes na pele e variações comumente permanecem.  Devemos ter em mente que Deus quer que os cristãos sejam separados do mundo.

Temas Relacionado:

Finalmente, devemos  refletir os valores de Deus e seu pensamento. Devido a estas razões, aconselhamos fortemente que as pessoas não façam tatuagens. Se uma pessoa já tem uma tatuagem antes de se tornar um cristão, não é necessária que ela seja removida.

Artigo traduzido do original em inglês What does the Bible say about getting tattoos?

O que a Bíblia diz sobre tatuagens?

Tempo de leitura: 3 min