O que a Bíblia diz sobre a possessão demoníaca?

Há muita especulação sobre a natureza da possessão demoníaca. Muitas culturas chegaram a conclusões sobre o fenômeno pela observação. No entanto, o cristianismo compreende a verdade sobre as coisas espirituais da revelação de Deus nas Escrituras. Há amplas informações sobre a possessão demoníaca na Bíblia.

Algumas possessões demoníacas causam doenças físicas, tais como mudez e epilepsia, outras vezes ela simplesmente provoca o mau comportamento, como no caso de Judas Iscariotes (Lc 22. 3).

Outros sintomas incluem conhecimento sobrenatural (Atos 16.16-18), força sobre-humana (Mt 8. 28) e estados depressivos ou uma tendência à violência. 1 Sm 16. 14-15 ; 18. 10-11; 19. 9-10

Muitos, se não todos, estes sintomas podem ser causados por algo diferente de possessão demoníaca. Por isso devemos ter cuidado para não assumir automaticamente que qualquer pessoa com depressão ou epilepsia está sendo possuída por um demônio. Ao mesmo tempo, não devemos descartar a possibilidade de que os demônios podem estar envolvidos.

Muitos cristãos, especialmente aqueles nas culturas ocidentais, tendem a não levar a sério a possessão demoníaca. Isto é um erro grave. Atividade demoníaca ou satânica é muito mais difícil de reconhecer e eliminar quando se assume ser algo mais benigno. Demônios podem afetar o estado espiritual, bem como o físico.

A recusa de perdoar ou de acreditar, a disseminação de falsas crenças ou doutrinas são todos atribuídos à influência demoníaca na Bíblia (2 Co 2. 10-11). Previsivelmente, parece que os demônios estão especialmente interessados em influenciar-nos contra o evangelho. Ele quer eliminar a boa notícia a respeito de Jesus Cristo e da expiação que Ele alcançou na cruz. 2 Co 11. 3-4, 13-15; 1 Tm 4. 1 – 5; 1 João 4. 1-3

Como a possessão demoníaca afeta o cristão?

possessão demoníaca

Não há uma única instância desta nas Escrituras. Acredito ser impossível devido ao fato de que um demônio não pode residir em um corpo que já está possuído pelo Espírito Santo. (2 Co 1. 22; 5. 05; 1 Co 6. 19). No entanto, os crentes podem ser atormentados, incomodados e oprimidos por demôniosMt 16. 23

Abrir-se para a possibilidade de possessão demoníaca é insensato e perigoso. O pecado habitual ou um coração endurecido pode ser um ponto de entrada, como no caso de Judas (Jo 12. 6). Muitos missionários testemunham, que a possessão demoníaca parece estar ligada de alguma forma com a adoração de ídolos, interesse ou propriedade de objetos ou materiais ocultistas.

Esta observação está de acordo com as Escrituras. A Bíblia consistentemente assume ídolos como sendo mais do que pedaços de madeira ou metal, mas representativo de demônios ou espíritos malignos (Lv 17. 07; Dt 32. 17; Sl 106. 37; 1 Co 10. 20).

Outras atividades que parecem ser entradas perigosas para o reino das trevas, incluem envolvimento de culto, abuso de drogas e álcool, pecado e imoralidade, amargura e práticas associadas a Nova Era, incluindo a meditação transcendental ou projeção astral.

É importante lembrar que Satanás e seus demônios não podem fazer nada que o Senhor não permita que eles façam (Jó 1-2). Devido a isso, apesar de Satanás poder tratar a humanidade cruelmente, suas ações serão sempre restritas ao que é permitido por Deus para cumprir o seu propósito – a traição de Judas, mais uma vez, é um exemplo perfeito deste princípio.

Temas Relacionado:

Não devemos temer os demônios, ou tentar combatê-los com nossa própria força, mas temer a Deus e lutar com sua força (Ef 6. 10-18). Ele está no controle perfeito dos reinos espirituais.

Artigo traduzido do original em inglês What does the Bible say about demon possession?

O que a Bíblia diz sobre a possessão demoníaca?

Tempo de leitura: 3 min