O que anda acontecendo na vigília de oração

Pois é, decidi não mais participar de vigília alguma. Parece uma atitude radical, não é mesmo? Mas eu explico o motivo da minha decisão! A cada vigília que vou, volto aborrecido com certas coisas que presencio. Sinto saudades daquelas vigílias em que o intuito e objetivo maior era única e exclusivamente a oração.

No contexto bíblico, a igreja se reunia nos tempos primitivos para orar à Jesus Cristo em prol de determinada situação.

Em muitas vigílias realizadas hoje, (sem generalizações) o que há é um verdadeiro show, tanto de quem dirige, quanto dos participantes.

Falta o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional do qual o apostolo Paulo falou. Se falta o culto racional, sobra práticas que se assemelham ao neo-pentecostalismo macumbeiro.

Recentemente, participei de uma destas vigílias, fui acompanhado de alguns pastores. Nosso objetivo era fazer a apresentação às igrejas da cidade de um trabalho realizado com extremo êxito nas cidades de São Paulo e Guarulhos.

Queríamos estender o raio de ação. Felizmente conseguimos apresentar nossas propostas, fomos bem recebidos pela direção da igreja, mas pouco pudemos aproveitar do show que ocorria e que tinha por nome vigília.

Definição de “vigília”

vigília

O que vimos e ouvimos lá é o que frequentemente acontece nestes eventos estranhos, em que se oferece fogo estranho, com práticas estranhas ao Evangelho, e resultados nem tanto estranhos, visto que há uma multidão de crentes vivendo um Evangelho superficial, não declarado em lugar algum das Escrituras Sagradas. Antes de prosseguir vamos à definição de “Vigília” segundo o Dicionário Aulete:

(vi.gí.li:a) sf. [F.: Do lat. vigília,ae.]

1 – Estado de quem vela, fica desperto durante a noite; VELADA

2 – Rel. Celebração noturna à véspera de uma festa religiosa importante

3 – Ofício divino recitado somente à noite

4 – Concentração mental, reflexão, meditação

5 – Lus. Festa campestre, arraial

Dada a definição de vigília, podemos avançar em nossas considerações. Vigília pressupõe oração, louvor a Deus, é separar um tempo para comunhão intima com Deus. O salmista Davi era adepto da prática, nestas ocasiões ele levava a Deus suas angústias, buscava orientação para governar o povo. “Os meus olhos permanecem abertos através das vigílias da noite, para que eu medite nas Tuas promessas”. Sl 119. 148

Neopentecostalismo macumbeiro e a vigília

Acontece de tudo nas vigílias, menos participação efetiva do Espirito Santo. Coloque os participantes de uma vigília para orarem meia hora pra ver o que acontece. A vigília se esvazia. Não vou entrar nos detalhes, mas fica entendido que o que acontece hoje nas igrejas é show.

Os eventos desta natureza mais se parecem com um culto de Candomblé, pessoas rodopiando, de braços estendidos, como se estivessem possuídos por uma entidade qualquer. Veja o vídeo abaixo, volto em seguida.

Voltei. O registro é de uma vigília na igreja do missionário Ezequiel Pires, homem sobre quem pesa acusações de charlatanismo. Pires se auto intitula O Homem dos Milagres. O que vimos no vídeo é um retrato sinistro das vigílias-show.

Ocorre de tudo nestes eventos, menos a operação do Espírito Santo que renova as forças espirituais e fortalece os crentes com dons espirituais. Ou alguém pode me apontar quantos foram batizados com o Espírito Santo, quantos foram curados? Quem dirige estes eventos tem um prazer mórbido de se vangloriar, de contar vantagens.

Mas é batata! Investigue a vida do sujeito que é quase certeza de encontrar coisas cabeludas. Não estou me referindo a uma coisa especifica, deixa de ser malicioso. Ou eu to errado? Ajuda aí pow!

No show que fui (pensando que fosse vigília) o dirigente portava vários celulares ao mesmo tempo e carregava consigo uma toalhinha rosa. A todo o momento descia do altar, tornava a subir. Lá embaixo, nenhuma demonstração de estar sendo cheio do Espírito de Deus, mas lá em cima no altar, a vista de todos, de seus eventuais telespectadores, levantava uma perna, esticava um braço, dava glórias, parecia o Samuel San do Karatê Kid. Queria demonstrar a todo o custo que era um homem de Deus, abençoadissimo.

Fogo estranho nas vigílias

Falando também de posturas estranhas no culto, mas apenas lembrando que a coisa existe, vou fazer um levantamento de certas posturas apresentadas por aqueles que se dizem “pentecostais”. É compromisso, aguarde. Novamente não estou generalizando. Toda Unanimidade é burra, afirmava Nelson Rodrigues. Em nome do pentecostalismo toda a sorte de aberração pode ser praticada por aqueles que ignoram ou desconhecem a Palavra de Deus.

O Dicionário Neo Pentecostal Evangeliquês, [meu Deus, a imaginação do homem não tem limites], elenca alguns termos ocorridos nestes shows.

  • Reteté – Um grupo de meninos e meninas pulando e afirmando que é o poder de Deus que está caindo
  • Recebaaaa – Palavra mágica que certos pregadores falam no púlpito para esconder que estão vazios do Espirito Santo de Deus
  • Propósito – Nome dado a um compromisso, que quem faz sai alardeando pra todo mundo, para que todos saibam que ele é uma pessoa espiritual.

Gostaria que visse o vídeo novamente! Misiricredo! O que é isto que vimos no vídeo? Parece que os demônios do inferno resolveram brincar de “rodar pião”. Muitos sustentam que estão cheios do Espírito Santo e presença do Senhor! Até o pastor e Deputado Federal Marcos Feliciano gosta deste negócio de ficar rodando, igual a um João bobo.

Aí no vídeo há umas obreiras já preparadas, alertas, para caso algum irmão “cheio do espírito” caia, ele seja amparado. Clique aqui para você ver o demônio rindo desta gente. Ô povo abestado!

Finalizando; parece que ouvi uns “glórias” e veemente recomendação para que eu fosse estudar a Palavra de Deus e não blasfemar contra o Espírito Santo de Deus (Ai, que vergonha!). Amém, querido! Aqui está a opinião de quem tem sustentação nas Sagradas Escrituras e é PENTECOSTAL.

Veja outros cinco artigos sobre oração:

Portanto, caso não compartilhe da minha opinião, eu te convido a orar por mim e ler a Palavra de Deus. Uma hora Deus faz a obra. Uma alma convertida do seu erro é fonte de bênçãos para o reino de Deus e benefícios para a sociedade. Ficou em dúvida se me referi a mim ou a você que discorda da minha exposição, né não? Só Jesus na causa. 😛

O que anda acontecendo na vigília de oração

Tempo de leitura: 5 min