O que a Bíblia diz sobre a unção da vassoura

Esta semana circulou postagens no Facebook falando sobre a Unção da vassoura. Vi um destas atualizações no perfil de meu amigo Júnior Virginio. As imagens mostra um grupo de evangélicos em um culto portando vassouras. Há quem diga que sou implicante com os fatos, juro que não sou.

O que faço é questionar de onde as pessoas tiram estas ideias que consideram como se fosse a última revelação de Deus! Está registrado em alguma parte da Bíblia em que alguém saiu ungindo vassouras e depois distribuiu para os fiéis?

Alguém poderia imaginar o apostolo Paulo fazendo ou recomendando tal prática? Não, de forma alguma. O neo-pentecostalismo macumbeiro tem se transformado numa desgraça em termos de invenções chulas que não encontram respaldo nas Sagradas Escrituras.

Inventa-se de tudo, com a alegação de que a vida do cristão vai melhorar, que ele e sua família vão ser abençoados, que será um novo homem e… Dá um soninho relatar estas coisas. Só Jesus na causa! (termo comumente usado pelos adeptos da Teologia do fogo).

Unção ao gosto do freguês 😉

unção da vassoura

Dentre as coisas mais bizarras (sempre vai aparecer uma mais cabeluda que a anterior), tem unção para tudo que é coisa. Unção relacionada a objetos caseiros (escolha uma aí, tem para todo tipo), unção envolvendo animais (leão, pomba, águia, formiga), unção de objetos bíblicos (do altar, da Bíblia, da harpa) e até unção de celular.

Unção envolvendo elementos da natureza (fogo, terra, água, vento, chuva…) Unção de produtos de tecnologia e eletrônicos (geladeira, televisão, aparelho de som…) Conclusão, muita unção, pouca presença de Deus.

Digo que o Youtube e a internet serve para manifestar escândalos. Explico, faça uma simples pesquisa no canal do Youtube com o termo “Unção”, você vai encontrar cada coisa! Não tivesse esta facilidade de criar vídeos e colocá-los no Youtube ou disponibilizá-los por outros meios de internet, não ficaríamos sabendo de coisas que deixa envergonhado até o Capiroto.

Há um vídeo sobre a Unção do cachorro, isto na igreja. No culto, pessoas latem e imitam cães e há até aqueles que levam os ditos cachorrões em coleiras, como se estivesse passeando na rua. Estou me esforçando para ser sério enquanto rabisco estas linhas, mas oh, coisa difícil!

A pouco vi um vídeo no Youtube em que há uma tal unção do chulé. Igreja lotada, o pastor está no altar de frente com outra pessoa, ambos descalços e sem meias, com os pés encostados. O pastor começa a ministrar a unção do chulé. O pregador afirma que se tiver nariz grande, não é abençoado. To lascado, ninguém gosta de mim!

Depois da unção da vassoura o que virá?

O Pr. Jerônimo Silveira, da IEQ é um iluminado. O homi já inventou tantas coisas que já não surpreende mais quando vem com a Unção do Óleo de fogo. Epa, eu disse óleo de fogo? Que eu saiba óleo e fogo são elementos de alta combustão, mas deixa issu pra lá, vem pra cá, o que tem…

O Pr. Jerônimo afirma no vídeo estar no Monte Carmelo, em Jerusalém (não garanto, ele que está dizendo. Bem pode ser o deserto do Jalapão). O proposito do pastor Jerônimo é distribuir o óleo na Grande Sexta-feira Forte (Rapaizzz, isto quer dizer que tem quinta-feira fraca, é isso?) Mas deixa issu pra lá, vem pra cá, o que tem… Quá, quá, quá. Desculpa gente, é que me deu um ataque de riso.

O óleo é para cada o ungir a vassoura e sair varrendo as obras do Capiroto. Esta gente é tão fissurada no Capeta! Que coisa não? Mas deixa issu pra lá, vem pra cá, o que tem… Confira o vídeo abaixo, volto em dois minutinhos.

Voltei. Por que unção da vassoura? Bem, a vassoura significa limpeza, varrição. Praticamente em toda casa tem uma. Em tempos passados a vassoura esteve ligada ao ocultismo, associada a bruxas.

Alguns historiadores afirmam que na época das Cruzadas os homens eram convocados para as lutas, ficando as mulheres sozinhas em casa, sem nenhum instrumento de defesa, a não ser a vassoura, colocada estrategicamente atrás da porta.

Sendo as mulheres submissas e ficando sozinhas em casa era uma afronta aos poderes da Igreja, esta associou a vassoura a mulheres possuídas pelo demônio. Esta ação fazia com que a sociedade desprezasse estas mulheres, de onde veio o termo “bruxa”, isto é; pessoa ligada a bruxaria.

Um dos argumentos mais aplicados, é o de que o povo precisa de elementos misticos para manifestar sua fé. É assegurado que deve haver uma ação que envolva o sistema sensorial. O sistema sensorial é a percepção de estímulos provenientes do ambiente interno e externo.

Esses estímulos são captados através de células sensoriais, ou através de simples terminações nervosas dos neurônios. Essas células ou terminações nervosas podem ser encontradas espalhadas pelo corpo e nos órgãos dos sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato.)

Uma vez o meu pastor inventou de fazer uma porta e colocar no meio da igreja. Segundo ele, aquela porta era os Umbrais de Moisés, dos hebreus no Egito, então, a semelhança do que aconteceu com aquele povo, os crentes da minha igreja iam passar por aquela porta e alcançar a vitória.

De cada lado da porta, um obreiro com um vidro de azeite para ungir os fiéis, que fazia uma fila imensa para passar por aquela porta. Parecia a fila do SUS. Eu era um destes obreiros, quando chegou a vez dos obreiros passarem, me recusei, e não havia promessa, ameaça ou argumento que me fizesse passar por aquela porta, visto que não aprovava aquilo. Então, o pastor me deu mais ou menos a explicação acima.

O profeta Elias  teve a unção da vassoura?

Mas deixa issu pra lá, vem pra cá, o que tem… A explicação dos defensores da unção da vassoura é de que a unção vai trazer forças, vai varrer o pecado. Ih, a lista é longa meu amigo. Eles usam a figura de Elias para corroborar sua farsa, afirmando que Elias recebeu a unção da vassoura. Diz isto porque ele estava debaixo do pé de zimbro, e teve uma unção porreta.

Quase sempre estas invenções é para tirar dinheiro do povo. No caso das vassouras, considere uma vassoura custando algo em torno de R$ 8,00 e após a unção a dita vassoura era vendida por (calma, vai lá na cozinha tomar um cafezinho primeiro) mil reais. É eu disse mil reais.

Temas Relacionados:

O mundo está equilibrado entre os espertalhões e os idiotas. Opsss, quero dizer que há aproveitadores na medida de que haja pessoas que queiram e aceitem serem enganadas.

Finalizando, uma piada infame: A bruxa voava numa vassoura porque na época de Santos Dumont ainda não havia inventado o avião. Magoeiiii, ninguém riu 😛

O que a Bíblia diz sobre a unção da vassoura

Tempo de leitura: 5 min