O que a Bíblia diz de pecado oculto

A terminologia de pecado, do Gr. “harmatia” significa “Errar o alvo”. Noutras palavras, “pecado” é toda transgressão contra Deus, isto é, transgredir contra os mandamentos do Senhor. Vez ou outra aparecem algumas frases na Internet como: pecado oculto. Mas, ao analisarmos as frases há contradições que se chocam com aquilo que a Bíblia afirma. Vamos conferir? 🙂

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.

Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz”. Salmos 139

Os atributos de Deus evidencia todo pecado oculto

Este texto bíblico é a máxima de Deus para nos informar de que, ninguém está livre de seu juízo. Deus sabe de tudo, aqui se encontram a “onisciência, onipresença, e onipotência”. Não existe pecado oculto, todos os pecados dos homens estão claros e patentes aos olhos perscrutáveis de Deus.

No entanto, quem não “confessa o seu pecado à Deus”, poderá sofrer as conseqüências. Neste caso vemos o exemplo de Ananias e Safira na Igreja Primitiva, que mentiram, e por não se arrependerem e ter confessados seus pecados perderam suas vidas (At 5. 1-8-11). Diante de Deus não existe pecado oculto. A Bíblia nos ordena que devemos “confessar as nossas culpas, uns aos outros”. Não pecados.

Quem tem o poder de perdoar pecados é somente Jesus Cristo (I Jo 1. 7-9; Is 1. 18). Ele é quem sabe de tudo, e conhece a nossa condição diante Dele. A Bíblia diz, “quem confessa e deixa (o pecado) alcançará a misericórdia de Deus”. A confissão aqui é se dirigirmos a Deus confessando os nossos pecados, e por meio do Seu Filho Jesus Cristo, Ele nos perdoará (Is 59. 1-2 e 3; 55. 7). Então, a posição de pecado oculto é contraditória, e se choca com aquilo que a Bíblia nos afirma.

pecado oculto

Vejamos um exemplo, se alguém comete qualquer pecado na esfera moral, e se mantém em silêncio, não significa que é pecado oculto, porque diante de Deus tudo está patente. Porém, a sua confissão aqui é na condição de ter que se livrar da culpa de consciência contra quem a pessoa pecou. No entanto, deve se arrepender e confessar o seu pecado a Deus.

Temas Relacionado:

Enfim, todos somos pecadores, porém, numa outra posição, remidos pelo Sangue de Jesus Cristo, (Jo 1. 29) ou seja, éramos inimigos de Deus pelos atos de pecados e iniquidades (Ef 2. 1-5; Lm 3. 23; Rm 5. 1-2; 8. 1-2). É claro e evidente de que contra nós não há maldição ou pecados ocultos, porque de tudo o que nos afastávamos de Deus, hoje somos reconciliados por Jesus Cristo. 2 Cr 5. 11-19

José Roberto de Melo

Pr. José Roberto de Melo é Bacharel em Teologia, Professor, Escritor e Graduado em Direito

O que a Bíblia diz de pecado oculto

Tempo de leitura: 3 min