O milagre inédito do nascimento de Jesus

Em se tratando de Maria, a tendência das pessoas é cair em um de dois extremos, ou a exaltam acima de Jesus (Lc 1:32), ou a ignoram e não lhe dão a consideração que merece (Lc 1. 48). No texto bíblico o exaltado é o Filho, mas isso não tira a honra de Maria. O que vamos ler a seguir é o milagre inédito realizado na vida de Maria.

Maria era uma moça comum, de uma cidade na qual não davam muita importância, prometida em casamento a José. Ela recebeu a visita do anjo Gabriel e ficou surpresa com a visita que não esperava. Não havia nada diferenciasse Maria das outras jovens de sua localidade. Ela ficou surpresa, pois fora visitada por um anjo.

Maria não esperava ser visitada por um anjo e não esperava o que ele tinha a lhe dizer. “Você ficará grávida e dará luz a um filho.” A surpresa de Maria, quanto ao anuncio do anjo deve ser a nossa também. Observando as mulheres grávidas do Antigo Testamento, encontramos algumas delas que eram estéreis e não poderiam ter dado a luz, tendo uma interferência direta de Deus em relação às suas gravidezes.

O caso mais importante e que nos lembramos diretamente é o de Ana, mãe de Samuel, o grande profeta de Israel, mas não foi o único caso. Vamos recordar e tentar entender porque o milagre da gravidez de Maria é diferenciado dos demais de toda a Bíblia.

Maria, a escolhida de Deus

Quando o anjo foi falar com Maria, ela se surpreendeu, pois não demonstrava nada de diferente para ser visitada por um anjo. O anjo lhe disse para não ter medo, no fundo queria dizer: não duvide. Não tenha medo! Você foi escolhida por Deus para ficar grávida, dará a luz a um menino, que será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Esse filho terá o Trono de Davi e ele reinará para sempre sobre Israel, o mundo e o Céu, e o seu Reino nunca terá fim.

Poderíamos frente a isso esperar qualquer reação de Maria, mas não a que ela teve. Maria preocupou-se em perguntar ao anjo como é que poderia ser isto, sendo ela virgem. A resposta é que o poder de Deus virá e o milagre ocorrerá. Maria, mediante a resposta do anjo responde: “Sou serva do Senhor e que aconteça comigo conforme a tua Palavra.”

Principalmente hoje em dia, onde a Palavra pregada em muitas igrejas são antropocêntricas, ou seja, querem agradar aos homens e não a Deus, precisamos ser lembrados de que nós é que somos os servos do Senhor e não o contrário. Deus deveria poder contar conosco para a sua obra. Sempre.

Maria, assim como todo Israel sabia da promessa de que viria alguém que seria rei: “Aconteça comigo conforme a tua palavra.” A referencia não é quanto à profecia do anjo, mas à Palavra de Deus. Deus tem benção para nós e deseja que possamos estar na posição de dizer sim a ele.

O milagre inédito do nascimento de Jesus

milagre inédito
Na imagem a jovem família, José, Maria e o recém nascido Jesus

O milagre de Maria é uma novidade, pois ela não estava orando pedindo o milagre. Maria não era estéril, então não tinha necessidade do milagre, mas ainda assim o recebeu. Deus quer fazer milagres inéditos em nossas vidas, que o mundo ainda não viu.

Se pensarmos bem, Deus queria realizar o milagre por que ele desejava cumprir a sua Palavra. A necessidade do milagre era mais da parte de Deus do que de Maria. Ainda assim ela foi submissa, creu e pediu para que a Palavra de Deus se cumprisse nela.

O seu milagre era enorme e ela não o poderia dimensionar à época, ela teria um filho que seria chamado de Filho de Deus, seu nome seria o nome mais conhecido do mundo, Jesus. Ele seria não apenas um rei de Israel, mas o Rei eterno e definitivo; além de que ele era o Messias, o Salvador esperado de Israel e do mundo.

Temas Relacionado:

Maria ao ser visitada pelo anjo falou tão pouco, mas o que disse nos traz lições importantes. Maria preocupou-se como Deus faria o milagre acontecer, ela foi submissa e desejou que a Palavra se cumprisse. Maria nos ensina a receita de como termos em nossas vidas milagres inusitados, inesperados e inéditos.

O milagre inédito do nascimento de Jesus

Tempo de leitura: 3 min