O cristão pode ouvir música secular?

O Cristão pode ouvir música secular, ou somente músicas gospel? Acredito que a música é definida como “expressão da alma e sentimentos”. Logo, o cristão pode ouvir todo tipo de música, mas vale observar que, se ela estiver em confronto com sua fé, transgredindo valores aceitos e respaldados nas Sagradas Escrituras, então é de bom grado evitar estas canções.

É muito custoso manter a espiritualidade, sustentar a intima comunhão com Deus. Então há certas cousas que devem ser evitadas, para não haver prejuízos para o espírito.

A música secular não traz edificação no sentido espiritual. Somos o corpo de Cristo, e  assim como Ele, devemos viver em santidade. Creio que Jesus não escutaria esse tipo de música, temos que ser como imagem e semelhança de Deus.

Eu não acho que seja bom um cristão, um imitador de Cristo, um representante de Jesus aqui na terra fique ouvindo, provando dos manjares de satanás! Se a gente parar pra pensar nós não podemos beber de duas fontes diferentes.

Jesus, alegria dos homens exalta a Deus

música secular

Há canções que trazem em seu bojo valores humanos, de exaltação ao criador, mesmo que as mesmas não tenham sido compostas por pessoas religiosas. Gosto demais de música clássica, quem pode negar que Jesus Alegria Dos Homens de Johann Sebastian Bach não traz edificação?

Poderia citar inúmeros exemplos, mas fiquemos neste. Nós cristãos não devemos negar nossos valores socioculturais, pois assim estaríamos nos anulando como indivíduos, como integrantes de uma sociedade. Ressalto, se a canção não confrontar os valores da fé cristã, nada demais. O cristão tem de ter maturidade suficiente para afastar as coisas que prejudicam sua comunhão com Deus.

Para quem anda conforme a palavra de Deus, todas as coisas lhe se apresenta de formas lícitas, mas nem todas convenientes. Então ele vai buscar e se amparar nas que edificam (1 Co 10.23).  Preste atenção a toda e qualquer música que fizer menção a:

“As obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções.  e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. Gl 5:19-21.

Que tipo de música você ouve

Que tipo de música você anda ouvindo? Que mensagens elas passam para você? Você não é obrigado a ser “Uma Maria vai com as outras”. O cristão não deve seguir o modelo do mundo nem curtir tudo o que se canta por ai.

música secularAs músicas mais “inocentes”, no mínimo levam as pessoas a se conformarem com a traição como se fosse algo aceitável e até romântico. Música boa é a que leva a pessoa a louvar e adorar a Deus, quebrantando corações, libertando cativos. Tenha preferência às músicas que comuniquem as verdades de Deus. Você não deve abrir mão de suas convicções cristãs.

Lembre-se que não fazemos parte do mundo. O Diabo, astuto como é, sugere as pessoas “olha, pode fazer, não tem problema algum, pra que deixar de ser feliz?” Temos de estar alertas até mesmo com relação a determinados “hinos gospel”.

Existem pessoas que pulam, pregam, mas que são pão bolorentos no intimo. Pessoas com práticas satanistas se infiltram nas igrejas, nos louvores. A consequência amarga são atritos gerados no meio do povo de Deus.

Por que dar ouvidos a zombadores, se com os mesmos ouvidos eu posso ouvir e obedecer à voz de Deus? É salutar ouvir músicas que edifiquem a família, que reforcem os valores familiares.

Quais os valores de uma canção chamada “cristã” há milhares delas que contém erros doutrinários, ofensas ao espírito santo e a Deus. Não é por que é música cristã, que necessariamente deva ser boa.

Temas Relacionado:

Deus ao criar o homem, o fez triuno, sendo formado espírito, corpo e alma. Deus determinou a cada um destes elementos a seguinte razão: A carne sendo serva, a alma sendo senhora e o espírito Rei. Com a queda do homem a coisa se inverteu. O sacrifício de Cristo na Cruz, restaurou parte desta questão.

O cristão pode ouvir música secular?

Tempo de leitura: 3 min