Neemias, um líder de todos os tempos

Há mais de um tipo de liderança. Alguns líderes são ditatorial, como Ninrode, enquanto outros lideram pelo exemplo, como Neemias. A vida e princípios de Neemias nos mostram as marcas de maturidade de um líder cristão, marcas necessárias para ser um bom líder, especialmente quando nos dar o exemplo. Neemias tinha traços de caráter piedoso que fez dele um líder excepcional.

Neemias era leal ao rei e seus companheiros judeus, mas, acima de tudo, ele era fiel a Deus. Ele jejuou e orou em preparação para fazer a obra de Deus (Ne 1. 3-4). Ele fez isso a fim de servir seus companheiros judeus e para seguir a vontade em vez de seu própria vontade. Ele provou ser fiel e constante em qualquer circunstância, o que implica a confiança.

Ele liderou pelo exemplo e não esperava que outros fizessem o que ele não teria feito (2. 17-18; 4. 21). Neemias jamais apresentou deficiência na liderança, estava como os demais transportando pedras! Deve ter sido animador para as pessoas ver este um alto funcionário trabalhando tão duro para defender a cidade.

O notável articulador político foi confrontado com a oposição que estava tentando impedi-lo de reconstruir os muros de Jerusalém. Ele arriscou sua vida para os outros e para a causa (4. 19-20). Ele era muito ousado e corajoso, e conhecia a vontade de Deus. Ele simplesmente orou, depois foi para o trabalho e confiou em Deus para protegê-lo. Ne 6. 8-9, 16

neemias

Neemias foi tentado a se esconder no Templo, por medo de que ele poderia ser assassinado, mas ele se recusou a pecar por entrar no Templo desta maneira (Ne 6. 10-11). Ao mostrar medo em face do perigo e fugir em um momento tão crucial, as ações do líder teria desanimado os que haviam sido inspirados por sua coragem. Precisamos ser tão ousado em nossa vida cristã, para que possamos resistir aqueles que frustram o propósito de Deus e Sua Igreja.

Neemias era um homem generoso. Ele não estava atuando para ganho pessoal. Houve uma fome que violentava a terra, e muitos tinham contraído dívidas para alimentar suas famílias. Suas casas foram levadas e seus filhos foram vendidos como escravos (5. 9-10). Neemias emprestou-lhes dinheiro e grãos e pagou uma grande parte dessas despesas do seu próprio bolso (5. 17). Ele também corrigiu e repreendeu aqueles que se aproveitaram da situação (5. 10).

Neemias cuidou da reconstrução espiritual

Neemias temia a Deus. Ele voltou sua atenção para a reconstrução da base espiritual. Ele submeteu-se publicamente às leis de Deus e estabeleceu um alto padrão para os outros seguirem. Ele restaurou o dízimo, o sábado e dias santos, e ele absteve-se de misturar-se com nações pagãs. Ne 8. 1-18

Temas Relacionado:

Em Neemias 10. 01 ele foi o primeiro a assinar um acordo de andar na lei de Deus. Como resultado de sua liderança, a reconstrução do muro foi concluído em menos de dois meses. O corajoso líder sabia quando exercer a sua autoridade, porque ele conhecia e compreendia a vontade de Deus e era leal a Ele.

Quer sejamos líderes ou não, nós, também, precisamos desses traços de caráter para sermos equilibrados cristãos.

Artigo traduzido do original em inglês Nehemiah: A leader for all time

Neemias, um líder de todos os tempos

Tempo de leitura: 2 min