Joquebede, a dedicada mãe que confiava em Deus

Nós todos sabemos a história de como Deus usou Moisés para libertar seu povo da escravidão no Egito e levá-los para a Terra Prometida; mas se não fosse pela fé e coragem de sua mãe corajosa, Joquebede, Moisés teria sido assassinado pelo exército de Faraó, quando ele era apenas um recém-nascido. Além de ser a mãe de Moisés, Joquebede também era a mãe de seu irmão, Aarão, e sua irmã, Míriam.

Joquebede aparece pouco na Bíblia, mas quando o faz, mostra-se uma pessoa gigante em termos de fé e confiança em Deus. A história desta excepcional mulher pode ser encontrada em Êxodo, capítulo 2.

Seu nome é mencionado pela primeira vez em Êxodo 06. 20 e novamente em Números 26. 59. O que podemos aprender com a mãe do filho, que foi chamado por Deus para ser o libertador de Israel e do futuro doador da Lei? Os hebreus tinham sido escravos no Egito por 400 anos. Joquebede poderia ter pensado que Deus havia se esquecido deles. Ela poderia ter temido o que Faraó iria fazer com ela caso ele descobrisse que ela tinha salvado a vida de seu bebê.

Mas Joquebede não se preocupou com Faraó. Ela sabia que tirar uma vida inocente estava errado aos olhos de Deus, então ela pegou uma cesta, colocou seu filho recém-nascido no interior, e colocou-o no rio Nilo. Esta atitude exigiu grande confiança. Quantas mães que você conhece que iria deixar seu bebê fora de sua vista, mesmo por alguns minutos? Definitivamente não são muitas.

Joquebede não tinha ideia do que iria acontecer com Moisés enquanto ele estava no cesto no rio. Mas ela confiou que Deus iria vigiá-lo, protegê-lo, e trazê-lo para um lugar de segurança. Muitas situações em nossas vidas vai exigir-nos a confiar em Deus também. Quando estamos na parte inferior de uma escada e não podemos ver o próximo passo, devemos confiar em Deus.

Quando os nossos sonhos parecem ter morrido, devemos confiar em Deus. Quando confrontados com uma meta impossível, temos de confiar em Deus. Quando o nosso presente é tempestuoso e nosso futuro parece sombrio, temos de confiar em Deus.

Joquebede confiava em Deus

joquebede

Quando veio a Moisés, colocando-o no cesto não foi a única vez Joquebede teve de confiar em Deus. Ela tinha que confiar em Deus, quando Moisés estava sob os cuidados da filha de Faraó. Ela tinha que confiar em Deus depois que Moisés matou um egípcio e fugiu para o deserto de Midiã. Durante 40 anos, Joquebede não sabia onde seu filho estava.

Nós não temos ideia se Joquebede ainda estava viva quando Moisés voltou para o Egito. Não sabemos se ela estava entre os hebreus, que finalmente saiu do Egito para a liberdade. Joquebede não tinha como saber que o bebê que ela salvou um dia seria o grande libertador chamado Moisés. Mas Deus sabia.

Temas Relacionado:

Como Joquebede, não somos obrigados a saber de tudo. Deus apenas nos obriga a confiar Nele. Quando não sabemos o final da nossa história, temos de olhar para o nosso Deus onisciente que sabe tudo. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Continue confiando Nele. 

Artigo traduzido do original em inglês Women of the word: Jochebed (Moses’ Mother)

Joquebede, a dedicada mãe que confiava em Deus

Tempo de leitura: 2 min