Jerusalém um lugar para chamar de seu

Davi ainda um menino fora ungido como rei de Israel. Em um ato simbólico o profeta Samuel derramou óleo sobre a sua cabeça. Demorou muito tempo e várias batalhas ganhas e outras marcantes até que Davi começasse a reinar.  2 Samuel 2 diz que Davi fora aclamado primeiro rei de Judá e isso durou um tempo.

No capitulo cinco, após vários acontecimentos, os jebuseus falaram uma palavra contra Davi, que despertou o seu espírito guerreiro, que até ali estava calmo. Is-Bosete, neto de Saul, fora morto. Então todo o Israel levantou-se reconhecendo o reinado de Davi. Os jebuseus, que habitavam em Jebus, que depois fora rebatizada como Jerusalém, disseram o seguinte de Davi: “Davi não entrará aqui, e se o fizer os cegos e os coxos, os aleijados o repelirão. 2 Sm 5. 6”

O rei jebuseu, sabendo que Davi fora ungido como rei de todo o Israel, levantou-se contra Davi, o ofendendo , dizendo que os cegos e os aleijados iriam combater contra Davi, se ele tentasse invadir Jebus, que seria rebatizada futuramente de Jerusalém.

A afronta era grande. Num dizer profético Davi convocou os soldados de Israel, contra Jebus dizendo que eles iriam enfrentar os cegos e os coxos, que eram os jebuseus.

Jerusalém

Davi convocou os israelitas com as palavras dos jebuseus. Davi, profeta de Deus, rei ungido, que batalhava as batalhas de Deus, fora convocado mais uma vez para a batalha. Seus inimigos eram os jebuseus cegos e aleijados. Davi não era inimigo do desvalido, mas os jebuseus o afrontaram dizendo que os incapazes iriam ganhar a guerra contra o recém empossado rei de todo o Israel.

Os cegos na Bíblia nos dão a idéia de gente sem visão, sem futuro, sem metas em Deus. Os jebuseus deveriam se unir a Davi e assim viveriam, mas antes optaram por se levantarem contra Davi e seu reinado. Não fora Davi quem os provocara, mas eles mandaram as noticias de que eram contra Davi.

Os aleijados significam aqueles que não conseguem andar com firmeza, são gente com deficiência. Davi acusou os jebuseus de serem esses cegos sem visão e esses aleijados sem firmeza.

Esse episódio deu a chance de Davi conquistar Jebus e torná-la sua fortaleza, com o novo nome de Jerusalém. Jebus era uma cidade fortificada e bem guardada, que aparentemente não tinha como ser conquistada. Estudando as plantas, Davi e seus homens resolveram invadir pelo canal subterrâneo.

O único ponto fraco de Jebus era o seu canal subterrâneo. Davi e seus homens arriscaram a vida, entraram pelo rio que passava debaixo da cidade de Jebus e conseguiram abrir os portões, para que os outros soldados pudessem entrar e assim conquistaram Jebus.

Jerusalém, um lugar pra chamar de seu

Davi fora nomeado agora rei de todo Israel, mas não tinha uma fortaleza, de onde pudesse governar. Talvez Davi não tenha pensado em Jebus, mas Deus fez a oportunidade acontecer e Davi acabou encontrando um lugar só seu. Aquela tornou-se “A cidade de Davi”, como a chamaram de pronto, mas posteriormente fora rebatizada de Jerusalém.

O nome Jerusalém significa lugar de paz. Anteriormente a cidade chamou-se Salém. Os Hebreus tem uma impressionante relato sobre a origem dessa cidade. Um rei conhecido apenas como Melquisedeque, rei de Salém. Segundo o escritor de Hebreus, sacerdote do Deus Altíssimo, Melquisedeque saiu ao encontro de Abraão.

Não fora coincidência a conquista de Jerusalém por Davi, mas antes a vontade de Deus. Nossas lutas, que parecem ser às vezes tão só nossas, encontram eco no coração de Deus. Muitas vezes não sabemos o que os nosso inimigos fizeram contra Deus, mas Ele sabe e resolve que a taça da ira deve ser derramada contra os seus inimigos e usa, muitas vezes aos pequenos filhos e filhas que são afrontados por esses, para que sejam destruídos de vez, por Deus.

Deus tinha metas para Jerusalém, que conta na sua genealogia com tão ilustre e enigmático personagem, que é Melquisedeque. Deus ama a Jerusalém e lá caminhou em Jesus. O Messias, filho de Deus andou por Jerusalém e lá ensinou os princípios sobre o Reino de Deus.

Em Jerusalém o nome de Deus é glorificado

Deus queria dar a Davi um lugar para ser chamado de seu, mas de certa forma Deus queria um lugar também, na Terra, para que ele pudesse também chamar de seu. Em Jerusalém o Seu Templo fora erguido e seu nome seria glorificado para sempre.

Nunca menospreze ou ache-se menor, para receber tão grandes benesses de Deus. Deus quer nos dar o melhor da Terra, e o lugar onde chamaremos de nosso, será o lugar onde Deus chamará de seu. Davi fora afrontado, para conquistar a cidade que Deus um dia chamaria de sua.

Temas Relacionados:

Jerusalém se tornou tão importante que Apocalipse fala assim: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. Ap 21. 2

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

Jerusalém um lugar para chamar de seu

Tempo de leitura: 4 min