Fariseus, que exemplos eles tem para os cristãos de hoje?

Acredito que já você já ouviu muitas referências aos fariseus nas pregações e exposições bíblicas, ainda que de forma depreciativa. Pensando nisto que propomos este breve ensaio sobre os fariseus e um outro grupo dos dias de Jesus, os herodianos, veremos onde cada um destes grupos se situa e as implicações da sua existência nos dias de Jesus.

Fariseus – Podemos comparar a origem dos fariseus como a um rio que corre debaixo da terra, até surgir à superfície, tornando-se visível daí em diante. Temos a origem do movimento reportada ao período dos Macabeus, quando sob a feroz perseguição de Antioco Epifânio contra o povo, instituindo a idolatria (o helenismo) e decretando a pena de morte aos portadores da Lei.

Os “Hasidim”, os homens piedosos, entraram na revolta dos Macabeus como um partido distinto. Ao término da guerra em defesa da liberdade religiosa e com o retraimento dos “Hasidim”, os fariseus, “Perishim” (separado), passaram a despertar a supremacia política.

Interpretação dos fariseus sobre a Lei

fariseus

Fariseus e Saduceus declaravam: “Mantenhamos o que é essencial à Lei Escrita que Moisés nos entregou, e aos 613 grandes princípios, e onde ela silencia, façamos segundo as exigências da época”. “De modo algum” – Gritaram os fariseus – “Devemos permitir que as leis da religião se infiltrem por toda a vida humana, e para isso devemos completar a lei Escrita com a tradição, a Lei Oral, que os escribas vêm formulando continuamente, desde a volta do exílio”.

Esta atitude explica o fato da maioria dos doutores da Lei serem fariseus. Um provérbio preservado no Talmude contém o seguinte: “Existem sete tipos de fariseus:

1 – Que proveito tira disso?
2 – Faço a minha parte,
3 – Ó minha pobre cabeça. Que anda com a cabeça baixa para não ver as mulheres e que bate na parede,
4 – O mão de pilão. Que anda tão curvo que parece um pilão com a mão dentro,
5 – Qual é meu dever para que possa fazê-lo?
6 – Faço uma obra todo dia,
7 – O que teme a Deus (verdadeiro) e tem amor por Ele.

Os fariseus sem dúvida possuíam uma fé profunda, firme e exigente. A palavra “fariseu” é com freqüência usada com o significado de “palhaço” e “hipócrita”, razão pela qual registramos acima esta sátira divertida que focaliza cada personagem, dando- nos uma idéia melhor das criticas de Jesus. Mas todos estavam convencidos de representar a nata do Povo Escolhido, de que somente eles possuíam a verdade e eram fiéis a Aliança.

No seu excessivo apego a Lei Oral, invalidaram a Lei Escrita (Mc 7. 1-13; Mt 23. 23 refs.). Em virtude das denuncias de Jesus contra os fariseus (Mt 5. 20; 16. 8,11,12; 23. 1-34), estes se tornaram seus inimigos mortais, tramando em todas as ocasiões contra sua vida. Mc 3. 6; Jo. 11. 57; Mt 22. 15,16,34 e refs

HerodianosConstituía os herodianos um partido político que favorecia a autoridade dos Herodes, sob o governo de Roma. Ao defenderem a posição da família de Herodes no exercício das funções reais e sacerdotais, colocava-se em completo antagonismo com os fariseus, porem, freqüentemente os vemos associados para enfrentar um perigo em comum. Mt 22. 16; Mc 12. 13; 3. 6

Zelotes Os Zelotes representavam o partido nacionalista judeu, que surgiu com o objetivo de restaurar a independência judaica. Seu surgimento reporta ao ano 63 AC., quando a Judéia se tornou uma província romana. No ano seis AD., Quirino, governador da Síria, ordenou o levantamento de um censo na Palestina. Judas, o Galileu, juntamente com outras lideranças se revoltaram. O movimento foi violentamente dispersado e Judas assassinado. At 5. 37

Seguramente, Barrabás e seus homens (Mc 15. 7), fossem desse partido, como também Dimas e Gestas (os ladrões crucificados com Jesus). Josefo registra que os zelotes provocaram o choque com Roma, que resultou na destruição de Jerusalém no ano 70 AD. Dentre os discípulos de Jesus, havia seguidores deste partido. Lc 6. 15; Mc 3. 18

Temas Relacionado:

Na próxima postagem vamos falar sobre o Sinédrio, Tribunal de Justiça, onde a Lei foi covardemente aviltada para que Jesus fosse condenado sem provas de sua delinquência. Gostaria que você deixasse seu comentário, enriquecendo nosso estudo.

Fariseus, que exemplos eles tem para os cristãos de hoje?

Tempo de leitura: 3 min