Evangélicos com coração de prostituta

No livro de Oséias, no cap. 1, vemos que Deus mandou Oséias ir até a casa de prostituição e escolher uma prostituta para se casar. Esse fato era simbólico, era para apresentar o amor como fator de expiação. Israel tinha o coração de prostituta e ao mesmo tempo que adorava a Deus; acabava ou adorando outros deuses que não eram deuses, ou acabava falando, ou agindo, de forma contrária a que Deus ordenava e ensinava.

Pensando sobre o coração de prostituta, vejo que muitos de nós, mesmo que já estejam na Igreja, aprendendo o melhor de Deus, ainda não foi liberto do coração que se prostitui, com coisas que não são de Deus. Temos em nossas fileiras muitas pessoas com coração dobrado ainda.

Coração de prostituta

Temos muitos que adoram a Deus, mas ainda se benzem; ou que cantam hinos espirituais, mas que vão à praia dar os sete pulinhos para o demônio. Muitos entre nós profetizam bênçãos com seus lábios, mas na hora ruim fala palavrões, ou palavras de total descrença. Muitos estão amaldiçoando seus empregos, ou seus maridos, ou suas esposas, ou seus filhos, ou sua casa, ou emprego.

Tem crente andando com santinho (uma imagem de algum santo da igreja católica). Tem crente andando com fitinha no braço. Isso tudo é ter ainda o coração de prostituta. O coração ainda está se corrompendo com coisas que não são de Deus. Tem gente perdendo a benção, sozinho, e nem é demônio coisa nenhuma. Não há como avaliar isso, mas acredito que uns 80% do que nos acontece não é demônio, somos nós mesmos.

Os problemas da carne

Precisamos entender os nossos problemas, para podermos andar melhor com Deus. Muitas vezes estamos sofrendo algo e ficamos totalmente abalados física, emocionalmente e espiritualmente. Mas de que ordem é o meu problema? De que ordem é o seu problema? O seu espírito não sente dor física, ou fome de comida. Seu espírito não tem vontade de dormir, ou de descansar.

Paulo descreveu o homem como sendo tricotômico, isso é: tendo três partes distintas: corpo, alma e espírito. Sendo a alma, o mundo de emoções, a mente humana, o elo entre o mais profundo do ser humano, que é o seu espírito e o mais terreno, que é o seu corpo.

O corpo não entende as coisas do espírito. E o espírito não tem muita ligação com o corpo. A alma, essa sim, é a ligação de um com o outro. A Bíblia nos diz que foi o espírito humano que morreu em Adão. E foi ai que o Espírito Santo veio fazer morada: no nosso espírito. O nosso espírito foi vivificado em Deus.

De qual ordem é o seu problema?

coração de prostituta

O espírito que todos nós temos não sente fome, não sente dor, não sente desejos. Quem sente isso é a nossa carne, o nosso corpo. Entenda a tentação de Jesus no deserto. Jesus foi tentado no corpo, na alma e no espírito. Naquele momento ele estava nos representando e nos mostrando que são nessas áreas que somos tentados.

O CORPO é tentado nos problemas do corpo: doença, dor, fome, cansaço. A ALMA (a mente humana, o coração, o mundo de emoções em nós, na nossa cabeça) é tentada nos problemas da alma: ensinos errados, idolatria, desejos de grandeza, raiva, ira, tristeza.

Temas Relacionado:

O ESPÍRITO humano, o nosso espírito é tentado com desejos do espírito, ou desejos espirituais, sendo o pior deles A Tentação de Satanás, que era querer ser igual a Deus. Os espíritas, bruxos, mágicos, tem esse desejo de entender mais que os outros o mundo espiritual, então serão tentados ai mesmo.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

Evangélicos com coração de prostituta

Tempo de leitura: 3 min