Estaria a igreja de Cristo vivendo em crise?

A Igreja de Cristo está vivendo numa crise, sim, é isso que você está lendo. Estamos vivendo como aquela Igreja que Jesus Cristo censurou lá na Ásia vista por João na Ilha de Patmos quando disse: “sou rico, e de nada tenho falta.”.

Diante deste contexto é preciso que analisemos os fatos para que alguns não entendam que estamos julgando. Aliás, é praxe de alguns não aceitar a verdade quando dita na sua essência moral. Jesus certa feita disse, “se alguém me ama será amado de meu Pai (DEUS)”. Se Jesus expressou essa verdade a aqueles que o seguiam, hoje na igreja é diferente?

O conceito de cristão, na sua etimologia é: “seguir a Cristo, ou o Mestre”. Mas, quando olhamos numa contextualização geral, esse conceito não é seguido como o Senhor deseja que façamos o mesmo.

Quem segue a Cristo deve fazer e sentir o que Ele mesmo sentiu e fez por nós, deu a sua vida na cruz. É tanto que, Paulo disse aos cristãos da igreja de Filipo: “Haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Fp 2. 4-11-13

Então, que sentimento é esse? Será que não somos inteligentes para sabermos discernir que lição o Mestre da Galiléia nos ensinou? Ora, sei que a verdade faz poucos simpatizantes, mas quero lhes dizer que como cristão, ou seguidor de Cristo.

Tenho consciência que a hipocrisia é uma falta de bom caráter que alguns não tem. Vivem um cristianismo falso, negligente, imoral e hipócrita. Caso Jesus vivesse entre nós, falaria o mesmo chamando muitos de hipócritas e mandaria se converter. Ser cristão é acima de tudo ter um caráter transformado por Cristo, e, viver uma nova vida com Ele.  Rm 12. 1-2; 2 Co 5. 17.

Ser cristão é ter um caráter transformado

Penso que, enquanto alguns cristãos inocentes servem a Deus tudo bem, mas, há outros que ditam regras ou as impõem como se a Igreja de Cristo lhes pertencesse. Usam as prerrogativas ministeriais para coagir os humildes, isso não deve acontecer porque servimos a Cristo. Devemos fazer o que Ele nos ensinou, a humildade, a compreensão, a tolerância entre os irmãos e acima de tudo praticarmos o amor.

José Roberto de Melo

Pr. José Roberto de Melo é Bacharel em Teologia, Professor, Escritor e Graduado em Direito

Estaria a igreja de Cristo vivendo em crise?

Tempo de leitura: 2 min