Erros que causam deficiência na liderança

Nunca foi tão difícil se compreender esse lado nos dias hodiernos, pois há fatos que não poderíamos viver. Se existe algo que podemos mudar para uma boa e sadia convivência é o que quero expor aqui no estudo Erros que causam deficiência na liderança. São pensamentos direcionados a líderes e membros de igrejas.

Porém, é fato que podemos ver dentro da visão de liderança cristã, que existem muitos líderes despreparados para lidar com situações adversas. Alguns se fizeram líderes por opção, outros porque tiveram apadrinhamento, mas não que fossem chamados e separados por Deus – Ef 4. 11-12.

É impossível um líder ser bem-sucedido se não houver uma convivência sadia com seus liderados. Ser líder não é apenas ter “um título de pastor”, ou tomar conta de uma Igreja. Caso desconheça o que significa o sentido de liderança, não irá compreender o sentido de ser. Ter resultados na convivência cristã é saber “convergir” com as situações.

Na área humana talvez seja a máxima mais difícil de lidar. Pois um líder que não sabe compreender e nem aceitar as indiferenças entre seus liderados, talvez devesse ler mais um pouco a Palavra de Deus.

O Apóstolo Paulo bem conhecia disso, é tanto que disse: “Suportai-vos uns aos outros.” No entanto, se existe algo que qualquer líder deva saber é que, o Senhor Jesus nos chamou para sabermos lidar com situações difíceis.

A deficiência de alguns líderes é que, eles não conseguem convergir ou aceitar as indiferenças de algumas pessoas. Tais lideres impõem as coisas sem respeitar ou analisar as opiniões de terceiros, se acham superiores a todos, e não respeitam ninguém. Logo presenciamos os resultados.

Sem liderança, a igreja não avança

deficiência na liderança
O líder lidera pelo exemplo, pela motivação

Já foi provado por grandes pensadores na área humana que as pessoas ficam satisfeitas quando são respeitadas. Ou seja, consideradas e amadas, pois isso é o que devemos ver no meio da Igreja de Jesus Cristo. Ninguém se torna um cristão autêntico se tiver que ouvir todas as vezes que for ao culto, fatos inapropriados da sua vida como servo de Cristo.

O líder que interpreta mal a Bíblia tem deficiência na liderança. Há líderes que pensam que a Bíblia é uma procuração recebida de Deus, e com isso impõe fatos que nem sequer tem sentido na sua aplicabilidade à ocasião. Então, descarregam suas idéias sem olhar as consequências por causa de alguns desafetos. Quem não tem nada com isso paga o pato, isso é inadequado do ponto de vista da ética cristã.

O maior erro de deficiência na liderança

Deus nos chamou primeiramente como servos, e não como pastores, evangelistas, presbíteros ou diáconos. Mas, alguns pensam o contrário disso, porque não conseguem se ver como servos de Cristo Jesus, por isso é que se comportam dessa forma.

Ora, o que prevalecem são suas posições,  contrariar ou não concordar com determinados líderes já é motivo suficiente de se fazer seu inimigo. Ai é onde estar o maior erro de deficiência de liderança. As pessoas discordam, porque tem o direito e isso deve ser respeitado.

Certa feita Paulo numa visão de liderança na Igreja de Coríntios, disse: “Quero que cada um falemos a mesma coisa”. Dizer a mesma coisa em convergência daquilo que está em acordo mútuo, pois é diferente daquilo que se impõe em desacordo com as verdades explicitas da Palavra de Deus.

Líderança com o exemplo de cristo

Lidar com pessoas não nada fácil, mas a máxima de Deus para os líderes, é que antes são ou foram designados como “servos”. Ninguém nasce pastor, ou líder cristão, é Deus quem nos faz ou nos chama para o seu serviço. Quem não compreender isso terá dificuldade de convivência cristã – Jr 3. 15; Ef 4. 11-12. Fp 2. 1-11

O grande problema no ministério de alguns líderes é eles não saberem lidar com as deficiências de alguns liderados. No texto supracitado analisando o seu contexto, veremos como Jesus sabia ser primeiramente servo para depois chegar ao ápice do seu ministério, cumprir os desígnios de Deus em sua vida como servo.

Concluindo, lamento que alguns não olham no exemplo de Jesus, porque se olhassem talvez não haveria deficiência no que tange a sua administração eclesiástica. Ora, que Deus nos faça crescer, e compreender uns aos outros, pois acima de tudo cada um é servo de Deus, pois o contrário disso não chegará ao céu.

Temas Relacionado:

Por lá já está o Grande e Perfeito Pastor, a quem todos haveremos de dobrar nossos joelhos e confessá-lo com a boca que Ele é o Senhor (Gr.Kurios) para a Glória de Deus.

José Roberto de Melo

Pr. José Roberto de Melo é Bacharel em Teologia, Professor, Escritor e Graduado em Direito

Erros que causam deficiência na liderança

Tempo de leitura: 4 min