Deve um cristão assistir filmes de terror

O cinema é um meio poderoso, e eles têm um impacto profundo na cultura. A triste verdade é que muitos filmes hoje em dia, incluindo aqueles que estão fora do gênero “horror” assustador, ou são completamente antitéticos a valores cristãos ou pelo menos estão em desacordo com o padrão divino de Deus de santidade. Quanto a maioria dos filmes de terror, seu valor de entretenimento muitas vezes reside na sua capacidade de excitar nossa vontade juvenil de ser assustado.

Os meios horríveis por que cineastas tentam nossas consciências de choque geralmente envolve uma abundância de carnificina e o derramamento de sangue. O problema é que demora mais para chocar consciências nestes dias, que significa que o nível de depravação está continuamente a aumentar para acomodar nossa crescente dessensibilização para perceber o mal. Apesar de tudo, o verdadeiro cristão provavelmente acharia difícil de apreciar a maioria dos filmes de terror de hoje.

O reino do sobrenatural

Vamos considerar os filmes de terror que mergulham no Reino do sobrenatural, com um foco particular na atividade demoníaca. As Sagradas Escrituras deixa claro que nossa luta terrena é “contra os poderes deste mundo escuro e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais”. Ef 06. 12

Os cristãos estão cientes da realidade maligna de demônios. Cada momento da sua existência real do demônio é gasto tentando “roubar, matar e destruir” (Jo 10. 10) ou de outra forma, separar-nos do nosso Salvador. Este é um assunto que não deve ser tomado de ânimo leve. Nem tudo deve ser considerado uma forma de “entretenimento”. Se algo poderia ofender Jesus Cristo, deve ofender seus filhos em quem reside seu Espírito Santo.

filmes de terror

À medida que amadurecemos em nossa caminhada cristã, o pecado e o mal devem nos incomodar mais o tempo todo. Estamos a ser faróis de luz em um mundo já escurecido. Devemos nos esforçar para viver uma vida que seja santa e agradável a Deus. Rm 12. 1; 1 Ts 02. 12

As Escrituras nos diz para sermos moral e puros, aborrecendo-o que é mau e para ter nossas mentes focada em coisas que são nobre e puro, amável e admirável, excelente e louvável (Fp 4. 8). Que “façamos tudo para a glória de Deus” (1 Co 10. 31). Esses versículos devem nortear-nos diariamente em tudo que fazemos, incluindo os filmes que escolhemos ver.

Como pode ser possível “levando cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo Jesus” (2 Co 10. 5) quando estamos assistindo um filme de terror, carregado com assassinato e mutilação e, essencialmente, ser entretidos por que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados?

Cineastas cristãos fazem filmes de terror

Agora, não obstante o acima exposto, deve notar-se que existem alguns cineastas cristãos que realmente produzem filmes de terror. Não os da lista acima referida. Percebendo que o mal é uma parte muito real da nossa existência na terra, eles sentem que não só é possível, mas responsável para fazer um filme de terror que retrata com precisão a realidade das forças escuras do mal com luta constantemente dos quais cristãos se envolvem.

Certamente um filme poderia ajudar o público a apreciar a profundidade da nossa mundana luta entre o bem e o mal. Isto, caso um filme possa ser congruente com um paradigma cristão. Melhor ainda, quão benéfico seria se um filme mesmo poderia apontar para a necessidade de um Salvador? Ao decidir quais filmes assistir, é aconselhável que prestem atenção às palavras do Apóstolo Paulo em sua segunda carta aos Coríntios: você não percebe que Jesus Cristo está em você?”. 2 Co 13. 5

Jesus assistindo um filme de terror?

Como cristãos, sabemos, é claro, que o espírito de Cristo reside em nossos corações (Rm 8. 9). Ele está conosco, onde quer que vamos. E se, no entanto, ao invés de ocupar um lugar no nosso coração, Jesus Cristo caminhou ao nosso lado para que nós literalmente pudéssemos vê-lo cada momento do dia? Que efeito isso teria no nosso comportamento?

Temas Relacionado:

E se, quando formos ao cinema assistir um filme de terror, por exemplo, nós vimos Jesus Cristo sentado ao nosso lado – assistindo o filme que nós o levamos para assistir? Sabendo que a personagem do nosso Salvador é Santo e sem pecado e sabendo que a santidade que ele coloca sobre a própria vida, que ele morreu para nos dar, que tipo de filme sentiria confortável levando-o?

Sobre S. Michael Houdmann:

S. Michael Houdmann é o fundador, presidente e CEO da GotQuestions.org

Deve um cristão assistir filmes de terror

Tempo de leitura: 3 min