Deus chama as pessoas pela dor (salmos 119)

Nunca aceitei a afirmação de que Deus chama as pessoas pela dor, isto com referência a quem ouve o Evangelho e se mostra insensível ou então de quem se encontra desanimado da fé. Sabemos que Deus é justiça e bondade, e uma coisa não anula a outra. Quem afirma isto tem diante de si um Deus iracundo, insensível e dominador que se aproveita das dores das pessoas no intuito de que seja adorado.

Creio isto sim, que a dor pode fazer a pessoa refletir, levando-a a empreender uma mudança em sua vida. O escritor do Salmo 119 traz uma declaração nos versículos 67 e 71 que oferece uma boa discussão. “Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra. Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.”

Você sabia que as pessoas se aproximam de Deus pela dor? Imagino você me contestando e dizendo, agora eu o peguei: “Opa, calma lá sabidão.

Na na ni na não, não pegou! Consulte a sua Bíblia, caso ela esteja inacessível para consulta, basta consultar a Bíblia Online. Vamos analisar o contexto. Deus chama pela dor, olha aí o salmista confessando que por conta de andar errado foi afligido”. A razão de o salmista ter reconhecido haver andado errado e sofrer as consequências foi uma frustração, alguma coisa que deu errado, que lhe trouxe dissabores.

O contexto explicita que pode ter sido uma transação financeira, uma aquisição mal sucedida. No versículo 66, o salmista solicita ao Senhor que o ensine bom juízo e ciência. Claro, não queria passar novamente pela experiência amarga, havia aprendido com os erros. É como se estivesse confessando: “Errei, sofri dores por conta de não conhecer os teus desígnios”. Pv. 29.1.

Bem sabemos que o pai corrige os filhos, e o faz por seu cuidado e zelo, por conta do seu amor. Um cristão que vive sem correção não cresce na vida espiritual, não se enquadrando na vontade do seu Senhor, é como se fosse filho bastardo, (Hb. 12.6). Mas afirmar que Deus pune os cristãos com dor, é atribuir a Ele a pecha de injusto e cruel. Somos frutos de nossas escolhas, sofremos as conseqüências de nossos atos, usufruindo dos frutos de nossas circunstâncias.

Deus atrai as pessoas com cordas humanas

Gosto muito da canção Atraí o meu coração do Nani Azevedo, uma belíssima musica, deixo você com a exibição do vídeo da canção, volto logo.

Voltei! No capitulo 11 do livro de Oséias encontramos o versículo abaixo: “Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”. Os. 11. 4

O significado do nome “Oséias” quer dizer “salvação”. O profeta foi enviado a Israel com uma mensagem simples, a conversão do povo ao Senhor, incluindo a esperança e o perdão. Tudo estava bem, a nação era próspera, havia riquezas em abundância, mas o povo se afastava do Senhor, mergulhava na infidelidade.

Quando repreendido, fingia arrependimento (Os. 6), mas sem mudanças significativas. Creio que Deus chama à existência as coisas que não existem (Rm. 4.17), e das trevas chama a luz (Is. 58.10), no entanto, há ocasiões que o Altíssimo quer usar pessoas para abençoar pessoas. Deus faz o milagre, mas quer contar com o instrumento humano.

É lembrada aos israelitas a origem deles, o Senhor passando, viu-os no seu sangue, teve piedade e os resgatou. (Ez. 16.5,6). A imagem apresentada (Os. 11), é a de uma criança, cuja mãe tem extremo cuidado, se inclinando para alimentá-la.

A criança quando dá os primeiros passos, aprendendo a engatinhar, ela vai se afastando de onde a mãe está posicionada, esta assiste a tudo, com os olhos fitos no rebento.

Deus usa o calor humano para curar as pessoas

pessoas
O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço pro mais velho ou pro mais novo. Jota Quest

Quando a mãe percebe que a criança não está numa zona de segurança, ela o chama. Se a criança continua se afastando, a mãe corre, toma-a em seus braços e beija-a. Era o que ocorria com Israel, que se afastava do Altíssimo, indo após outros deuses, mas o Senhor apresenta-se com extrema bondade. Enquanto escrevo, sinto a presença marcante do Senhor, tendo os olhos lacrimejantes, relembro a sua viva misericórdia manifestada a nós seres ingratos.

Finalizando, afirmo que Deus não chama pela dor, chama de forma carinhosa. Há exceções? Sim, mas não se aplicam aos chamados do Senhor. Esclareço que há mais uma aplicação prática a respeito da passagem em discussão. O homem é um ser sociável, que gosta e necessita do conforto e apreço dos seus iguais. Muita gente necessita de um abraço, de uma palavra de incentivo. Isto é atraí com cordas humanas, é amor manifestado.

Temas Relacionado:

O abraço é uma forma poderosa de distribuir afeto e atenção, da pessoa se sentir querida, valorizada, aceita numa sociedade complexa e cada vez mais vazia de valores humanos. Eu te abraço, sinta meu abraço, viva meu abraço afetuoso! Somos uma família em Cristo, uma família de muitos irmãos.

Deus chama as pessoas pela dor (salmos 119)

Tempo de leitura: 4 min