Crentes devem assistir a filmes de terror?

Trago a você um tema palpitante, crentes devem assistir a filmes de terror?  Um cristão é alguém que agora é santo. O termo santo significa separado para Deus, consagrado só ao serviço de Deus. Sendo assim, o que é que edifica assistir um filme de terror? Um filme de terror é bom, é amável, é puro? Que virtude há num filme de terror?

A pergunta que me fiz e que fazem é: Crente pode assistir filmes de terror? Pode, mas será que convém? Será que vai trazer santidade e a presença de Deus à sua vida? Ou vai fazer você perder a graça?

A maioria dos filmes de terror é consagrada a demônios, com evidente influência demoníaca, o que significa que a partir de certa passagem o “autor” vai perder a direção e vai ser guiado. Vemos mortes, mortos, fantasmas, sustos, medos, sexo, abusos os mais variados. Consagração a demônios, pactos sinistros nos filmes, invocação de demônios e até invocações do próprio Diabo.

Alguns filmes de terror são tão perturbadores que a pessoa, literalmente, não é mais a mesma, após assistir um filme desses. A grosso modo, todos os filmes de terror tem a classificação para maiores de 18 anos. Os Gore e Nastys tem classificação para maiores de 21 anos. Segundo os órgãos reguladores de cinema, ninguém de menor idade deveria assistir aos filmes de terror, leve ou mais pesado.

Qual é a idéia então por detrás dos filmes de terror, se os demônios literalmente dirigem os filmes, a partir de certa parte? Uma coisa eu sei, e qualquer um que esteja lendo isso e ainda não é cristão deve saber: com demônio não se brinca.

O que o diabo quer com esses filmes de terror?

filmes de terror

Não é segredo que me converti já com certa idade, 28 anos. Um dia estava assistindo um filme de sexo, um dos mais estranhos que já vi na vida, onde os “participantes” faziam um pacto com um demônio que aparecia no filme. Apesar de que na época eu estava fora da presença de Deus, aquele filme me mostrou claramente que existem pactos nos filmes de sexo.

Imagine então nos de terror. E sabido de todos, e a Internet mostra isso com muita eficiência, que muitos desenhos são consagrados a demônios, ou que tem origem nesses camaradas. Naruto, e vários desenhos da Disney tem um quê no espiritual.

Filmes consagrados ao diabo. Não se engane, os filmes de terror tem sim um quê sobrenatural. Muitos deles são mais pesados do que outros e mostram bruxaria, pactos os mais diversos, escancaradamente no próprio filme, onde não se deixa duvidas. Um filme é uma ficção que procura imitar a realidade o mais possível. Qualquer forma de ocultismo é ocultismo, não se engane.

Malignidade. Tenho notado que existe, hoje, uma malignidade muito grande nos atuais filmes de terror. Essa safra está caminhando para algum lugar, que lugar é esse? Para onde esse monte de filmes de terror está levando o povo? Eu tentei até aqui mostrar que os primeiros filmes de terror eram mais “fraquinhos”, vamos dizer assim, mas os atuais são extremamente pesados e alguns são claramente malignos.

Perturbador. Alguns filmes que passam hoje em dia são perturbadores demais. Isso significa que eles conseguem mexer com os nossos piores medos.

O medo explorado pelos filmes de terror

filmes de terror

Existem os medos coletivos, como o de uma guerra, ou terremotos, ou o fim do mundo; mas existem ainda os nossos medos individuais que são exacerbados nesses filmes, como a mocinha que entra num quarto escuro, ou a criança que está à beira de um precipício. Alguns desses filmes acabam mexendo com nossos medos, enquanto que outros incluem o medo em nós.

Em geral esses filmes vêm embalados por uma boa história e acabamos nos envolvendo, e quando notamos que aquilo é maligno, já estamos agarrados. Crente não pode ficar vendo filme de demônio. Devemos tomar cuidado com o que colocamos perante os nossos olhos.

Os filmes de terror mexem com a mente de quem os assisti, mas são extáticos. Os jogos de terror são piores do que os filmes, pois há uma interação com os personagens e com a história. Se no jogo o jogador abrir essa porta, ou subir aquela escada, um monstro diferente irá surgir e o cara que está jogando deve escolher o que fazer, no meio do susto.

Tenho um sobrinho, que quando era menor de 10 anos jogava Resident Evil. Com o tempo o menino passou a ter pesadelos e a não deixar os pais dormirem mais. O menino estava realmente com medo e não assimilaram na hora o que era. Quando o pai proibiu o menino de jogar ele passou então a melhorar com o tempo.

O estrondoso sucesso de Mestres do Terror

Um exemplo de série nova e perturbadora é Mestres do Terror, que está fazendo um sucesso danado em vários países do mundo. Quem inventou isso está ganhando muito dinheiro. Pediram que cada episódio da série fosse filmado, escrito e dirigido por um diretor de terror consagrado, com a renda de um milhão e meio cada episódio.

O ultimo episódio da primeira temporada foi considerado tão perturbador pelos produtores e divulgadores do filme, que o episódio foi adiado várias vezes.

Outro filme perturbador e que nem parece, é Deixe Ela Entrar, o mais antigo, pois tem uma refilmagem mais nova que é tão terrível quanto, mas o original é assustador, mesmo. Deixe Ela Entrar, conta a história de uma menina que se mudou com seu pai para o apartamento ao lado.

Descobre-se logo que a menina é vampira. Linda, com a aparência de 12 eternos anos. O filme brinca com a idéia de que pode haver um monstro, ou um assassino ao nosso lado, que todo dia nos cumprimenta, dando-nos bom dia.

Outro perturbador, e que nem parece, é o Abismo do Medo. A história é de uma simplicidade impressionante e é considerado um dos maiores filmes de terror da história. Eu fiquei literalmente, quase uma semana sem dormir, depois que vi esse filme.

Abismo do medo explora a claustrofobia

filmes de terror
Cena do filme Abismo do Medo

No filme, um grupo de amigas, de férias, entram numa caverna, para explorar. Só isso. O filme brinca com alguns dos nossos medos, como com o escuro – imagine o filme no cinema, e quase no escuro, e com algumas cenas que você só escuta os personagens e realmente não vê nada.

O filme brinca com a idéia de claustrofobia, aquela sensação de entrar num elevador pequeno e apertado. Uma personagem ficou presa num buraco, onde ela não podia passar, ai desmorona o negócio e a lanterna falha, tudo junto e a moça começa a gritar, como se alguém a agarrasse – e você não está vendo nada! – e quando ligam a lanterna a moça sumiu. Será que tem mais alguém na caverna? O inimigo invisível é assustador, você não sabe o que esperar.

No aterrorizante filme Os Estranhos, três mascarados entram, o pai, a mãe e uma filha de uns 12 anos, não esqueça: mascarados, numa casa onde morava um casal. Eles simplesmente aterrorizam e torturam o casal, até matá-los, sem problema aparente. Quando acabam, simplesmente vão embora, como se nada tivesse acontecido.

O problema desse filme é a nossa casa ser invadida e nós, ou nossos parentes serem torturados e mortos na nossa frente, sem que se saiba porque está morrendo. No filme os assassinos, só querem aterrorizar, pelo prazer disso. Não roubam nada e matam a todos, da pior forma possível. Um detalhe terrível, os assassinos não falam uma palavra.

Essa história é altamente perturbadora, pois todos, literalmente todos, temos medo de que a nossa casa seja assaltada e nós ou nossos entes queridos sejam mortos. Se você ainda não foi convencido, definitivamente, que não pode assistir filmes de terror, vamos continuar.

Filmes de terror baseados em fatos reais

Uma coisa que muita gente não sabe é que muitos filmes de terror são baseados em fatos reais. Vou deixar um vídeo abaixo do site Assombrado em que traz uma lista de 10 filmes de Terror baseados em fatos reais. Volto logo 😉

Voltei, e então gostou do vídeo, bem informativo né não? No filme O iluminado um casal e seu filhinho viram caseiros num hotel luxuoso e vazio nos montes gelados. Mas o problema é que o pai vai enlouquecendo enquanto está lá. Esse é daqueles filmes que você pensa que o cara morreu e o cara ainda dá trabalho mais algumas vezes.

O autor do filme teve um pesadelo que o acordou de madrugada e para passar o medo acendeu um cigarro. Quando ele acabou o cigarro já tinha a história toda de O Iluminado. Um dos piores filmes de terror já vistos.

Espíritos territoriais. O Pastor Peter Wagner, há alguns anos atrás, ganhou notoriedade por escrever vários livros sobre Batalha Espiritual. Alguns podem até não acreditar da maneira que ele fala, mas a Bíblia nos fala o seguinte:

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”. Ef 6. 10-13

Temas Relacionados:

Quero encerrar com uma pergunta, se julga certo ou errado o cristão assistir a filmes de terror. Você acha que há perigo de que ele seja influenciado? 

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

Crentes devem assistir a filmes de terror?

Tempo de leitura: 7 min