Como surgiu o conceito de purgatório (A Bíblia fala dele?)

A Bíblia diz alguma coisa sobre o purgatório? Se assim for, quem vai para o purgatório, e o que acontece com quem vai parar lá? Vamos rapidamente apresentar uma resposta para esta questão. A Enciclopédia Católica define o purgatório como “um lugar ou condição de punição temporal, para aqueles que, partindo desta vida na graça de Deus, não é inteiramente livre de falhas veniais, ou não ter pago integralmente a satisfação devido às suas transgressões.”

Este conceito é como um lugar para as pessoas que não são ruins o suficiente para o inferno, mas ainda não são boas o suficiente para o céu. A Bíblia, no entanto, não fala de qualquer coisa como purgatório ou coisa semelhante. A Bíblia é muito explícita no que acontece imediatamente após a morte: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem nada”, Ec 9. 05

De acordo com a Bíblia, não há nenhuma alma imortal que é levado a uma eternidade no céu, inferno ou purgatório. Há apenas inconsciência até as ressurreições após o retorno de Jesus Cristo à terra (1 Co 15. 51-52). Apocalipse 20. 12-13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles, e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Na Bíblia não existe o conceito de purgatório

purgatório

O conceito de purgatório também se choca com a verdade bíblica em sua afirmação de que os pecados podem ser apagados através de punição do pecador. Tal ideia não existe nas páginas da Bíblia, que afirma que só a morte de nosso Salvador paga a penalidade do pecado. At 4. 12; Rm 5. 08

A Escritura também ensina que não há  pecados menores (Tg 2. 10). Pecados não podem ser purgados pelo castigo cruel, mas eles podem ser perdoados e superados com a ajuda de um Criador amoroso.

Temas Relacionado:

E aqueles que morrem sem nunca terem tido a oportunidade de se arrependerem de seus pecados? Essa é provavelmente a razão de alguma esperança na doutrina anti-bíblica do purgatório. Deus quer dar a todos uma oportunidade para a salvação. Artigo traduzido do original em inglês What is purgatory?

Como surgiu o conceito de purgatório (A Bíblia fala dele?)

Tempo de leitura: 2 min