Como é o reino de Deus (conceito e significado)

Quando me converti alguns termos de cara se me apareceram, a leitura da Bíblia não me explicava a contento, para a mente de um recém convertido, nos termos é isso e aquilo, dessa forma e da outra. O Reino de Deus você entra por aqui e faz desse ou daquele jeito. Não, pelo contrário! Vim a entender, após meses na igreja, que o assunto era difícil. Assim como o é a Cruz de Cristo.

Aliás, sobre a Cruz de Cristo, um dia subiu ao coração pregar sobre o assunto em um culto e falei algo a respeito dos dois ladrões na cruz (essa mensagem eu ainda vou escrever para o site), e após o culto um irmão me abordou e confidenciou que após cinco anos na igreja, era a primeira vez, que ouvia alguém pregar sobre a Cruz. Eu fiquei abismado.

A Cruz é a centralidade do Evangelho. Sem Cruz não existe cristianismo. Não é necessário dizer que passei a pregar a Cruz aonde vou. Nas igrejas pentecostais quase não ouvimos falar sobre Jesus. O Evangelho nas igrejas pentecostais pouco é pregado.

Eles gostam muito do Antigo Testamento. Não sei por que essa predileção, mas não me parece muito correta. Se estamos no Novo Testamento, devemos pregar o Novo, penso eu. Enfim, passei também a pregar os Evangelhos, para falar sobre Deus e sobre Jesus.

Essa pergunta é das mais difíceis de se responder e ao mesmo tempo não é. Se entendermos o conceito fica mais fácil. Muito do que aprendi, aprendi sozinho, lendo, meditando, estudando.

Qual o conceito de reino de Deus?

Reino de Deus

Uma maneira que vejo na Bíblia, o Reino de Deus, o conceito de Reino, é sobre O Plano de Governo. Um pretendente a deputado, prefeito, governador, ou presidente, precisa ter um Plano de Governo, uma maneira de governar, ou as suas metas a serem concretizadas. Votamos não exatamente na pessoa, mas no Plano de Governo.

O Plano de Governo de Deus é chamado de Reino de Deus. Por quê? Porque o reinado do Senhor, que é um termo emprestado de reinado terrenos, implica algumas coisas. Um reino implica ter um rei. Um rei é um governante absoluto. Um reinado é exercido com a cara de seu rei. Com jeito, formato e concretização vindos, orientados pelo seu rei. Deus é o Rei de tudo.

O local geográfico de onde Deus governa é o céu

Emprestando termos matemáticos, o Céu contém o nosso Universo, conseqüentemente a Terra e os seres humanos. Se o Reino de Deus é o Plano de Governo de Deus, e Deus é a vida e nada existe fora de Deus, então que bobeira foi aquela de o Diabo querer fazer um outro reino? Simplesmente, não dá.

Tirar Deus do seu Trono e governar no lugar de Deus implicaria fazer tudo de novo, do zero e sabemos que o Diabo não tem esse poder. Como a criatura pôde querer ficar no lugar do Criador? Não dá.

A firmeza de Deus com seu Reino é tanta que os termos, a documentação, as Escrituras do Reino só vieram milhares de milhões de anos depois de instaurado o Reino. E mesmo na Terra demorou-se uma infinidade de tempo, segundo os padrões humanos. O Reino só veio totalmente à tona a partir dos dizeres de Jesus quando ele voltou do deserto e veio pregando o Reino.

Entenda que Jesus, quando pregou “Arrependam-se é chegado a vós o Reino dos Céus”, estava pregando a mensagem de João Batista, o ultimo grande Sumo Sacerdote idôneo e não a mensagem própria de Jesus, que era e sempre foi o Reino de Deus.

O que é o Reino de Deus

É um Plano de Governo Divino e é um reinado, contendo um rei: Deus. Um reinado implicaria num castelo. Mas a Bíblia não fala sobre um castelo divino, mas fala sobre a Sala do Trono, em Apocalipse 4.

A Sala do Trono é o lugar onde o rei, que exerce o papel de juiz, governante e legislador, faz as leis, governa, ou trabalha. A Sala do Trono é o lugar mais sério do Reino de Deus e é onde diz que nos apresentamos em oração. Pois as nossas orações são recebidas numa bandeja, exatamente na Sala do Trono.

E em oração é onde nos igualamos todos. Todos somos iguais, enquanto nossas orações estão na bandeja. Na bandeja de oração eu sou um igual a Moisés, a Paulo, ao pastor. O conceito bíblico de Reino de Deus, como vemos a partir do Grande Sermão do Monte, já existia no Antigo Testamento, mas foi aprofundado e sobretudo, esclarecido, no Novo. O que é e quem são as pessoas do Reino de Deus, a partir de Mateus 5 já dizem muito sobre o Reino.

Nós precisamos nos entender, então, como cristãos na igreja, e qual o nosso papel no reino de Deus? Outro fato básico, é que o reino de Deus é o plano principal para o ser-humano, enquanto no mundo. Todas as outras doutrinações, enquanto mundanas, são ou carnais, oriundas em nós mesmos, ou diabólicas.

Temas Relacionados:

O melhor do crente é entender o reinado de Deus e a vontade de Deus para nós. Servimos ao reino estando na igreja, os anjos servem a Deus estando no Céu. Homens e anjos são servos, contra as hostes malignas e os homens malignos. Deveríamos nos perguntar, sempre, qual é o meu papel na igreja e qual é o meu papel histórico enquanto no Reino de Deus.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Como é o reino de Deus (conceito e significado)

Tempo de leitura: 4 min