Como conseguir a benção da prosperidade

Deuteronômio 28. 12 é o raio x da prosperidade. Esta passagem é uma das mais lidas por cristãos, justamente por falar da benção da prosperidade, de riquezas e bem estar. Nesses dias fui impactado por uma revelação sobre esse versículo. Conheço um irmão na fé, que Deus tem abençoado com a benção da prosperidade.

Essa profecia tem acontecido na vida do irmão, várias pessoas tem se achegado a ele para lhe pedirem emprestado e ele tem pra emprestar. Mas o irmão não está querendo emprestar. Alguém lhe pediu algo emprestado esses dias e ele além de não emprestar, se trancou dentro de casa.

Ele estava em casa, com a porta e a janela fechada, durante um dia de calor. Pode até ser coincidência, mas ele não emprestou o que lhe pediram. Aquilo me chamou a atenção, mas esqueci. À noite, ouvindo uma mensagem na TV, foi lido Deuteronômio 28. Depois abri a Bíblia para ler, apesar de conhecer o texto.

Esse versículo 12 se sobressaiu dos demais e Deus me fez entender uma revelação, que quero compartilhar com você, que chegou nesse texto, porque Deus te dirigiu. Esse assunto é pra mim e pra você. Tem milhões de textos na internet e você chegou nesse. Então receba da parte de Deus o ensinamento.

A benção da prosperidade é promessa bíblica

benção da prosperidade

A benção financeira é uma promessa aguardada por muita gente, mas alcançada por poucos. Esse versículo, em especial, profetiza que um dia estaremos numa situação de emprestar e não pedir emprestado. Como toda Palavra de Deus, depende unicamente da nossa fé. Você acredita que a Palavra de Deus foi escrita pra você?

O interessante nessa profecia, é que emprestaremos a outros e não pegaremos emprestado, porque não precisaremos, é claro, está subentendido. O versículo já nos mostra que emprestaremos. Vamos ler de novo, para não haver dúvidas: nós emprestaremos. Emprestaremos a muitas nações, ou a muitas pessoas.

A promessa para que se cumpra integralmente, diz que emprestaremos e não tomaremos emprestado. Tem que emprestar a quem vir pedir do teu socorro.

Você tem que emprestar, talvez Deus esteja te dando condições justamente para você ajudar outros. Não lhe faltará, pois através de você, outros serão abençoados e o Nome de Deus será glorificado.

O que não pode é fazer como o irmão que não está entendendo para que serve a benção de Deus. Trancar-se em casa quando alguém lhe pede emprestado é mostrar um espírito não cristão. Seu coração não é perfeito ainda. Não deveremos nos esconder quando alguém nos pede emprestado. Mas é claro que não estamos distribuindo dinheiro também, não é isso.

A benção da prosperidade e a Igreja primitiva

O que nos deve nortear é a própria Palavra de Deus: Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. At 2. 42-47

Esse é o relato da Igreja Primitiva. Eles tinham tudo em comum. Hoje em dia o coração dos homens endureceu e não ligamos mais para o sofrimento do outro.

Mas olhe o que a Bíblia ensinou a mais de 2000 anos: Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.

Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado. Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.

Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mt 5. 38-48

O verso 40 nos ensina, que se alguém nos processar e quiser tirar a nossa túnica, deixe que leve também a capa. A capa era mais importante que a túnica. A túnica era como um camisolão, mas a capa servia como travesseiro, como capa de chuva, como cobertor. Caso tenha curiosidade de saber mais detalhes do vestuário nos templos bíblicos, dê uma olhadinha neste site.

Temas Relacionados:

Esse ensino fala do perverso que não gosta do crente. Em seguida Jesus passa a ensinar a respeito de amar os inimigos. E se amamos o inimigo, então deveremos nos portar como os domésticos da fé.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

Como conseguir a benção da prosperidade

Tempo de leitura: 4 min