As quatro linhas da ação de Deus

No artigo anterior  A Teologia do salmo 51, conhecemos a administração dos propósitos de Deus. O Salmos 51 aborda a queda miserável de Davi e a forma como ele se reabilitou diante de Deus, agora, na sequência do estudo apresentamos As quatro linhas da ação de Deus. Avancemos. Davi sempre se moveu profeticamente diante de Deus.

Mas havia trevas no coração de Davi. Transgressão, passar dos limites. Existem pecados de hoje que são transgressões, que nem a Bíblia o diz. – Davi engravidou Bete-Seba e mandou matar o marido. O Salmo 51 apresenta as quatro linhas da ação de Deus, onde ele se utiliza destes propósitos a fim de restaurar a Sua soberania e nos abençoar.

O decreto de permitir o mal – É um mistério Deus permitir o mal, mas ocorre para que ele possa nos abençoar. Existem momentos em que Deus se retira, só um pouquinho, e permite a ação do inimigo. Deus está nos provando. Veja Jó cap 1.

A promessa de ação de julgar o mal – Sl 51. 11. Os pecados de Davi estavam fazendo com que ele se consumisse com o passar do tempo ao ponto de já estar sentindo falta do próprio vigor.

O contexto de 2 Samuel 12,13 e 16 relata algumas conseqüências do pecado de Davi, como por exemplo: a morte do filho dele com Bate-Seba, o incesto de Amnom, filho de Davi, com sua irmã Tamar, o assassinato de Amnom por seu irmão Absalão e as muitas relações sexuais de Absalão com as concubinas de Davi.

Libertação do juízo para os eleitos – 2 Cr 7. 14 (se se humilhar, eu ouvirei dos céus) – O sacrifício interrompe imediatamente o juízo e a maldição.

O decreto de abençoar os eleitos – A maneira que Deus utilizou para abençoar Davi foi a restauração da Sua vida e também do seu reinado, bem como o privilégio de fazer parte de sua linhagem o maior rei de todos os tempos, Jesus Cristo, o filho de Davi. (Ageu 2. 19 desde esse dia vos abençoarei)

Habitação da alma e do espírito

ação de Deus

Transportados geograficamente Onde? – Colossenses 1. 13 (transportados); 16 (tronos, dominações); 21 (inimigos no entendimento); 26-27 (Cristo em vós); 2. 8 (filosofias mundanas)

1 Cr 4. 5 (trará as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios do coração) – A boa noticia é que o Reino de Deus está em nós (espírito parte em contato com o ES; alma velho homem) Mt 6. 22-23 (trevas interiores). Na prova nossa alma fica estrebuchando – A fé esta no nosso espírito

Derrubando os muros de Jericó de nossas almas

1 – Josué 3.14 – A Arca da Aliança simboliza Deus na terra. – Unção

2 – Pisar os pés na água – Josué 3. 14-17 – Ação

3 – Js 6. 2-5 – Ouvir as instruções corretamente de Jesus, para derrotar o inimigo

4 – Js 6. 5 – Aproveitar a brecha do inimigo. Um caloroso abraço do seu amigo Paulo.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

As quatro linhas da ação de Deus

Tempo de leitura: 2 min