As lições da parábola do semeador

Como diz o teólogo Vincent Cheung, a Parábola do Semeador é uma parábola fundacional. Ela é a primeira parábola dita por Jesus e contém elementos para entendermos melhor as outras parábolas, assim como o Reino de Deus. Estando uma multidão de gente em pé na praia Jesus falou sobre a parábola do semeador.

O semeador (Deus), saiu a semear (plantar a Palavra de Deus) e encontrou quatro tipos de situação. Os discípulos não entenderam o que Jesus estava dizendo e lhe perguntaram porque ele falava à multidão através de parábolas – note que eles sabiam o que era uma parábola.

A resposta de Jesus, aos discípulos, depois que a multidão foi dispersada é também um sermão, que nos ensina muita coisa. E por Jesus falar isso na parábola fundacional, então subentende-se que vale para todas as outras que vierem a seguir. Mt 13. 11-17

Esse sermão é importantíssimo, já falaremos dele mais à frente, mas prossigamos por hora. A partir daqui Jesus explica o sentido da parábola.

1-A semente ao pé do caminho

parábola

a – Isso foi dito para a multidão:

Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na.

b – E essa é a explicação:

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

2-Em terreno pedregoso

a – Isso foi dito para a multidão:

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

b – E essa é a explicação:

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende.

3-Em terreno espinhoso

a – Isso foi dito para a multidão:

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

b – E essa é a explicação:

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

4 – Em boa terra

a – Isso foi dito para a multidão:

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

b – E essa é a explicação:

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Dividimos este assunto em três post, na sequência os tipos de solos na parábola do semeador.  Confira aqui, 10 dicas para compreender as parábolas de Jesus

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

As lições da parábola do semeador

Tempo de leitura: 2 min