As atitudes perdedoras da mulher de Jó

Todas as vezes em que pensamos em Atitudes Vencedoras é automático pensar também em Atitudes Perdedoras. Um assunto está ligado ao outro. Conhecemos a história real de Jó. Esse livro de Jó, provavelmente foi o primeiro livro escrito no mundo. Escrito por Moisés, tem muitas revelações que Deus deu diretamente a Moisés. Jó realmente existiu e esses fatos também. Vamos abordar a seguir características dos ataques de Satanás a Jó.

Satanás usou de todos os meios para cercar a Jó, usando ataque financeiro e ataque nas colunas de sustentação. A seguir, vamos revelar que nos momentos de crise o que faz a diferença são as atitudes, a mulher de Jó fracassou, pois teve atitudes perdedoras. O inimigo primeiro desestabiliza sua vítima com ataques financeiros.

Um dia apresentou-se Satanás no céu, na Sala do Trono (Apocalipse 4) e Deus lhe disse: Viste o meu servo Jó? E Deus deu um excelente testemunho dele. Não há ninguém semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a que desvia-se do mal. E Satanás inquiriu: Também, tu o cercaste de bens.

E Deus então permitiu que Satanás o tentasse, menos que tirasse a sua vida. Satanás atacou então Jó e sua família. O seu ataque foi planejado. Vindo do sul, oeste, norte e leste.

Ataques aos bens de Jó

atitudes perdedoras
Tu ainda mantém a tua fé? Almadiçoe este Deus e morra

1 – O gado (500 juntas de boi) e jumentas (500) foram roubados pelos sabeus (Árabes vindo do sul) – Representa o sustento da casa de Jó, as finanças.

2 – As ovelhas (7000) foram queimadas por raios (Vindos de cima e do oeste, da direção do mar) – Além de somar-se à agricultura e ao gado como sustento financeiro, as ovelhas serviam para sustento espiritual, pois com elas Jó oferecia holocausto, adorava a Deus.

3 – Os camelos (3000) foram roubados pelos caldeus (bandidos que vinham da região da Mesopotâmia, ao norte)- Os camelos serviam para o transporte de mercadorias e da produção agrícola, representa a mobilidade e as possibilidades de Jó encontrar uma saída para sua vida em meio à crise.

4 – Os 10 filhos foram mortos por um tufão vindo do deserto (o deserto da Arábia ficava ao leste) – A intenção era dar um golpe fatal no coração do patriarca.

Ataque nas colunas de sustentação

1- Foi em um único dia, o ataque era fulminante.

2 – Foi imediatamente surpreendente, pegou Jó despreparado.

3. Foi no sentido horário (sul, oeste, norte, leste), mas contrário a tudo quanto Jó poderia compreender.

4 – Atacou as principais colunas de sustentação da vida de Jó. (Gado e jumentas, vida financeira, o sustento; ovelhas, a base do sacrifício a Deus; camelos, transporte, mobilidade, a atitude de achar uma rota para a vida; filhos, a vida familiar e afetiva.)

5 – Satanás agiu através do mal natural (elementos da natureza) e do mal moral (os bandidos).

6 – Pela natureza do ataque, percebe-se que se tratava de um acontecimento sobrenatural.

7 – Jó ficou com uma doença mortal, devendo ter dores lancinantes.

As atitudes perdedoras da mulher de Jó

Sua mulher desesperou frente a tudo isso e disse para Jó amaldiçoar o seu Deus e morrer. Ela teve Atitudes de Perdedor. 1 desesperou; 2 duvidou; 3 não estava bendizendo a Deus, mas mal-dizendo; 4 perdeu as esperanças de tal forma que quis morrer, o que é abandonar tudo radicalmente, não enfrentar seus medos, e que o seu marido morresse também.

Temas Relacionado:

Aprendemos que as Atitude Perdedoras aqui são perigosas e mortais. Quem tem Atitude Perdedoras, pode se matar e matar outros. Porque a mulher de Jó não morreu e porque Jó não a amaldiçoou? Porque no casamento, ambos são uma só carne. Satanás não podia matar Jó, o que implicava que ele não podia matar a sua esposa também.

Este assunto continua no próximo post, quando vamos revelar o segredo de como Jó venceu sua prova. Antes de ir para a próxima página, participe da discussão, registre seu comentário logo abaixo.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

As atitudes perdedoras da mulher de Jó

Tempo de leitura: 3 min