A qualidade do bom perfume de Cristo (essência cristã)

Vou falar de você, o bom perfume de Cristo, me acompanhe! O perfume é tão antigo quanto o homem. Quando o homem antigo descobriu que junto com o assado, caso se colocasse certos tipos de madeiras e ervas para queimar o alimento ficava mais saboroso, ele passou a manipular as coisas para que tivesse o efeito desejado.

Iniciava-se assim a história do perfume. Daí para homenagear os deuses foi um passo. Sacerdotes passaram a incorporar em seus ritos e sacrifícios a queima de substâncias juntamente com suas oferendas.

A palavra Perfume vem do latim Per (que significa origem de) e fumare (fumaça). Há relatos na história de que as mulheres orientais passaram a utilizar perfumes, sendo a rainha Cleópatra uma delas.

Feita esta breve introdução, declaro que você é o bom perfume de Cristo, isto quer dizer que deve ter o caráter e frutos próprios de seu Senhor. Acompanhe aqui o que o insigne apostolo Paulo declara:

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” 2 Co 2. 14-15

A composição do perfume

A composição de um perfume se dá basicamente na concentração de essências e óleos previamente combinados, em um exaustivo trabalho de pesquisa e manipulação. Vamos ver agora os diferentes tipos de perfumes e o respectivo grau da sua essência.

  • Água de Colônia – Eau de Cologne. Concentração de essência: 3% e 5%. O efeito e duração na pele é passageiro.
  • Água de Toalete – Eau de Toilette. Concentração de essência: 5% e 10%. Estimativa de duração na pele: 4 a 6 horas.
  • Água de Perfume – Eau de Parfum. Concentração de essência: 10% e 15%. Estimativa de duração na pele: 6 a 8 horas.
  • Perfume – Parfum. Concentração de essência: 15% a 20%. Estimativa de duração na pele: 12 a 20 horas

perfume de cristo

E então, você tem o bom cheiro de Cristo na sua vida, é um bom perfume ou apenas uma aguazinha incolor? Guarde sua resposta e consulte seu coração de como poderá manifestar o cheiro do conhecimento de Jesus Cristo por onde passar. Note que para alcançar a categoria de perfume, a concentração de essência tem de atingir de 15% a 20%, isto quer dizer que os efeitos são mais duradouros.

As notas que compõe um perfume

Um perfume não é musica, mas tem as suas notas, em total de três. Ele é concebido para se desenvolver no tempo como fogos de artifícios. A primeira nota é a Nota de cabeça. Fogos de artifício quando explodem chamam a atenção.

O cristão legitimo quando passa logo é identificado como homem de Deus, chama a atenção das pessoas, este foi o testemunho que a Sunamita deu de Eliseu. 2 Rs 4. 9

A segunda nota é a Nota de coração que no perfume é chamada de modificadores. O bom perfume de Cristo na vida do crente se desenvolve na graça e conhecimento do Senhor (2 Pe 3. 18), levando modificação às pessoas através do seu testemunho (1 Pe 3. 15), introduzindo fatos de salvação.

A terceira nota é a Nota de fundo que é chamada de fixadora. O fixador serve para que a substância perdure por mais tempo. Este tempo no conceito divino é para sempre, é o que afirma o sábio Salomão ao advertir para que nunca falte o óleo sobre a nossa cabeça. Ec 9. 8

Todas estas notas prendem a atenção desde o primeiro instante. Elas vão evoluindo gradualmente deixando o rastro e perdurando na recordação, conservando sua unidade. Faço questão de que você consulte estes versículos (3 Jo 2-5). Quero aqui fazer uma advertência que considero necessária, sei que você é o bom perfume de Cristo, mas cuidado com as pequenas coisas que você julga que não fazem mal.

Tem uns crentes cascudos que avaliam que algumas coisas não trazem prejuízo moral e espiritual. Não discuto, mas afirmo que a Palavra de Deus diz que uma mosca morta coloca um vaso de perfume todo a perder (Ec 10 .1). Não por acaso, Salomão classifica esta ação de estultícia.

Maria perfumou os pés de Jesus

“Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo”.

Temas Relacionados:

Concluindo, relembro que um bom perfume deve ser forte, persistente e deixar um rastro. Assim como um bom perfumista cria condições para criar uma substância que vai agradar ao seu distinto público, igualmente o bom cristão tudo fará para manifestar o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Aprendemos com este episódio de Maria, que as boas ações, manifesta o perfume de Cristo.

Ah, esquecia-me de dizer que a maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias. Não é diferente com o bom perfume do Senhor. Ef 2. 19; 3. 15,16

A qualidade do bom perfume de Cristo (essência cristã)

Tempo de leitura: 4 min