A espetacular cura de uma mulher com fluxo de sangue

Um milagre é um evento fenomenal ou sobrenatural no mundo físico, que excede todo o conhecimento humano ou poderes naturais. Frequentemente não podem ser explicados pelas leis da natureza. Deus nunca opera contrário à Sua Palavra ou às leis da natureza, que Ele estabeleceu. Mas ele tem a prerrogativa de superá-las. Curas instantâneas constituem sempre um milagre. Três escritores dos Evangelhos registram um milagre sobre uma mulher que tinha sofrido durante doze anos de fluxo de sangue. Embora existam diferenças entre o relato de Mateus e a cura registrada em Marcos e Lucas, dissecar esses registros não é o objetivo desta breve consideração.

Deve notar-se que todas as discrepâncias e chamadas são fabricadas. A Bíblia é inerrante e aparentes contradições, geralmente não são difíceis de explicar. Eventos semelhantes acontecem regularmente na vida, o que não os torna idênticos.

Logicamente, muitas pessoas sofrem de doenças semelhantes, e não deve parecer razoável que Jesus curou muitas pessoas que sofrem de doenças como esta. Não deveria parecer incomum que duas mulheres sofram de fluxo de sangue, como ocorre entre as pessoas hoje em dia. No entanto, examinar as diferenças não é a ênfase aqui.

Em Mateus 9. 20-22, Jesus e seus discípulos estavam a caminho para curar a filha de Jairo, e “de repente, uma mulher que tinha um fluxo de sangue por doze anos veio de por trás e tocou na orla de Suas vestes.” Ela disse para si mesma: “Se ao menos eu possa tocar suas vestes, ficarei curada.’ Jesus, porém, virou-se, e quando a viu Ele disse: ‘Tende bom ânimo, filha; a tua fé te salvou.’ E a mulher estava curada desde aquela hora.”

A determinação da mulher do fluxo de sangue

fluxo de sangue

Marcos 5. 25-34 oferece mais detalhes sobre a cura instantânea de uma mulher, não identificada, mas significativo na Bíblia por causa de sua determinação e fé. Ela tinha uma condição de sangramento contínuo, e “tinha sofrido exploração de muitos médicos.” Ela gastou todo o seu dinheiro no que havia de medicina disponível, como Lucas 8. 43 acrescenta, mas ninguém poderia ajudá-la, e ela realmente ficou bem pior.

Levítico 15. 19-20 aborda a condição desta mulher aparentemente sofrida. “Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.”

A Bíblia continua a dizer que qualquer um que tocasse em qualquer lugar onde ela estava sentada seria impuro. Nenhum homem deveria se deitar com ela, e se ela tinha sido casada, sua imundícia era uma razão legítima para o marido divorciar-se dela (Dt 24. 1). De acordo com a Lei como dito em Levítico, se seu sangramento foi mais do que o normal, todos os dias da sua impureza iria fazê-la imunda. 12 anos de sofrimento que parecia não ter fim.

A mulher do fluxo de sangue estava desesperada. Ela não podia tocar em ninguém, nem ninguém poderia tocá-la. Ela teria sido evitado por todos, inclusive sua família. Ela não era bem-vinda na sinagoga ou em qualquer lugar público. Sua vida era miserável, mas a mulher tinha uma última esperança.

Ela ouviu falar de Jesus, e estava disposta a quebrar restrições sociais. Ela disse: “Se ao menos eu tocar suas vestes, ficarei curada.” Ela veio por trás de Jesus no meio da multidão e tocou sua vestimenta.

Quem tocou minhas vestes?

A mulher com sangramento sabia que estava curada do seu sangramento. Ela podia senti-lo por dentro. Jesus parou, virou-se e perguntou: “Quem tocou minhas vestes?” Seus discípulos julgaram que sua pergunta era absurda. Pedro disse: “Mestre, as multidões se aglomeram e pressiona-o, e Você diz: Quem me tocou?” Mas Jesus disse: “Alguém me tocou, pois percebi que poder sair de mim.” Lc 8. 45, 46

Jesus sabia por revelação de que algo tinha acontecido e então olhou em volta para ver quem o tinha tocado. Com medo e tremor, mas, sem dúvida, animada com o seu milagre. Ela veio e prostrou-se diante de Jesus, e disse-lhe o motivo que ela tinha tocado e como ela foi curada imediatamente. Jesus lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica curada de sua aflição.”

Durante doze anos ela tinha sido um pária, rejeitada por todos. Todo o seu dinheiro se foi e todos os seus esforços haviam falhado. Ela literalmente não tinha nada a perder. Quando ela ouviu falar de Jesus, sabia que se ela pudesse chegar perto o suficiente para tocar suas vestes. Deus iria curá-la.

Temas Relacionado:

Com determinação inabalável, ela forçou seu caminho através da multidão de pessoas, estendeu a mão e simplesmente tocou as vestes de Jesus. Quando Jesus a chamou de “filha”, Ele estava aceitando-a completamente no meio do povo de Deus. Sua tenacidade e ação trouxe-lhe uma vitória há muito esperada.

Artigo traduzido do original em inglês Jesus heals a woman with bleeding

A espetacular cura de uma mulher com fluxo de sangue

Tempo de leitura: 4 min