07 dicas rápidas e eficazes para você ser um bom pregador

A minha filhota mais velha Elizabeth Lários falou que quer aprender a pregar como eu prego. Que bom que sou referência, pelo menos aqui em casa. Então com esta finalidade, elaborei 07 dicas rápidas e eficazes para ser um bom pregador para a esforçada Elizabeth. Ela agora entende que pregar é também assimilar. Vou explicar a você o que expliquei a ela. Ninguém deve tirar do nada uma pregação. Ela precisa vir de algum lugar, com isso você vai ter mais firmeza de pregar e convencer o ouvinte. Continue a ler para você entender como é isto. Bora lá 😉

1- Leia a Bíblia, devore-a

Eu acho inadmissível gente que se diz pregadora, que já tem pelo menos cinco anos no Evangelho e não ter lido a sua Bíblia inteira ainda nenhuma vez. Perguntaram-me uma vez de onde se começa a ler a Bíblia. Eu acho que é do começo e ai você vai lendo até chegar ao fim.

A próxima fase de entendimento da Bíblia é estudar todos os livros. A Internet veio ajudar muito o estudante, pois podemos encontrar estudos rápidos ou aprofundados de todos os livros da Bíblia. Só passe a estudar outro livro bíblico quando entender, pelo menos alguns pontos básicos do livro estudado. É preciso assimilar a Bíblia e não só ler sem conteúdo. Leia a Bíblia para entender-la. Leia com o objetivo de extrair o melhor.

Leia a Bíblia e extraia dela – em primeiro lugar- suas mensagens, mas leia livros e estudos também. Ouça bons pregadores e estude como eles fazem suas pregações. Se grave pregando e descubra onde você pode melhorar. Melhore o seu vocabulário. Procure obter o entendimento das grandes questões humanas e das grandes questões teológicas.

2- Aprenda homilética

bom pregador

Numa segunda fase estude e aprenda Homilética. – A Homilética é a Arte da Pregação. Ela utiliza os princípios da retórica com a finalidade exclusiva de apresentar o conteúdo das Escrituras Sagradas. Aprenda a fazer esboços e aprenda a começar uma pregação, a destrinchar o assunto e – o que parece que muita gente ainda não aprendeu – a finalizar sua mensagem.

Você quer ser um bom pregador? Pense muito. Não tenha medo de se aprofundar em pensamentos. Se pergunte muito por que essa ou aquela doutrina é desse jeito e não de outro. Por que a minha Igreja age assim e não de outro. A pregação que eu ouvi é de Deus, é bíblica? Pense, pense, pense.

3- Busque interpretação e discernimento da Bíblia

O quarto ponto é o mais importante. Ore, ore e ore, para que o Espírito Santo lhe desvende a Bíblia. O Espírito Santo quer nos ensinar, então peça a Ele o entendimento da Bíblia. Entretanto, pedir que o Espírito Santo lhe ensine, não significa – como um monte de gente faz – deixar de estudar e ler e fazer a sua parte. Faça a sua parte e Deus garante a dele.

4- Forme uma boa biblioteca

Leia muito, principalmente livros doutrinários. São mais difíceis, mas nos mostram ensinamentos mais importantes. Leia, Leia, Leia. Leia a Bíblia do começo ao fim várias vezes na sua vida. Leia livros doutrinários e outros.

5- Não seja bitolado

Isso é importantíssimo, pois não é porque a pessoa se tornou cristão que ela não sabe mais conversar com ninguém. Não precisa ser assim. O cristão precisa ser o mais esclarecido da terra. Precisamos entender o nosso tempo, a Igreja e as pessoas. Para o pregador, as pessoas são a coisa mais importante a entender, abaixo de Deus. Entenda o seu semelhante. Entenda a você mesmo. Olhe para dentro de si e entenda porque fez, falou ou agiu de tal modo. Leia tudo, assista tudo, saia muito, viaje, passeie, curta a família.

6- Aprenda a escutar

Aprendemos até quando alguém é contra a nossa religião. Tente entender porque alguém fala contrário a nossa fé. Não tenha medo de se encontrar com opiniões contrarias às suas. O Cristianismo é a melhor religião do mundo, é a numero um, pelo menos é assim que penso.

Deus o criador do universo está conosco. Então a nossa palavra precisa convencer, mas se para isso eu tenha que entender as opiniões contrarias, então vamos a elas. Escute as perguntas, escute até quando as pessoas não lhe perguntam, tente entender as pessoas e suas questões.

7- Faça a melhor pregação da sua vida

Em toda pregação que você fizer, que seja a melhor. Na maioria do tempo não é isso que acontece, parece-me que as pessoas estão no púlpito porque precisam conversar. Muitas pregações (que não são pregações) são conversas. Notamos isso principalmente quando o “pregador” começa a expor a sua vida sem que esta some alguma coisa de relevante a sua exposição.

A pregação precisa ter começo meio e fim. Ela precisa despertar o melhor sentimento dos ouvintes. O bom pregador deve ser apaixonado pela pregação e transmitir entusiasmo através de sua fala.

Temas Relacionado:

Finalizando, apresentei a você sete dicas rápidas para ser um bom pregador. Você conhece alguma outra dica para pregar bem? Coloque a sua opinião aí nos comentários.

Paulo Sérgio Lários

Paulo Sérgio é Presbitero, tecnico de informática e escritor

07 dicas rápidas e eficazes para você ser um bom pregador

Tempo de leitura: 4 min