03 fases da vida cristã que o crente precisa conhecer

Lendo a Primeira epístola de João, uma coisa me intrigou, por que João reforçou as advertências a seus interlocutores com tanta enfase? Por que houve seguidas repetições? Encontrei a resposta, João estava orientando sobre as  03 fases da vida cristã.

Era como se ele estivesse ministrando um seminário para novos convertidos, mas também não esquecendo-se dos cristãos mais avançados nos conceitos  e ensinamentos cristãos. As 03 fases da vida cristã é o tema principal da epístola de João. Então, bora lá estudar 1 João 🙂

Os traços do evangelista João descritos através dos Evangelhos, bem como ao longo de suas próprias epístolas e o livro de Apocalipse, revela um homem de personalidade extraordinária. João era o mais novo dos discípulos de Jesus e era filho do ambicioso Zebedeu, um próspero pescador.

De acordo com as descrições, João era imaginativo, pensativo e introspectivo nas suas explanações. Através dos seus escritos é visível o seu amadurecimento na fé cristã.

Quem poderia imaginar que o discípulo de temperamento forte e colérico viesse a ser chamado de O discípulo a quem Jesus amava ou então chamado de o apostolo do amor? É, mas não foi fácil esta transformação. João resolveu compartilhar conosco parte deste ensinamento quando resolveu expor as 03 fases da vida cristã. Uauu, é uma mudança fantástica. Lembro-me do livro O vinho Novo é melhor de Robert Thom.

E quem há de querer um vinho envelhecido, quando se tem um novo? Bora então estudar João 2. 12-14, onde teremos um verdadeiro manual para novos convertidos e nem tão novos assim. 🙁

Primeira fase da vida cristã

vida cristã

Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados. 2:12. A primeira fase da vida cristã começa com o novo nascimento através da fé em Jesus. Podemos compreender também que “filhinhos”, se aplica a aqueles cristãos que pelo tempo de fé cristã poderiam estar na condição de mestres, mas, no entanto ainda são crianças. Isto é, estão ainda nos primeiros rudimentos da fé cristã. Hb 5. 12

Hebreus 5. 12

João e Paulo reafirmam que, igualmente filhinho é aquele que ainda é menino, fala como menino, pensa e age igual a um menino (1 Co 13. 11). Uma característica marcante do menino é sua afeição ao pecado, ou pelo menos a dificuldade para se livrar dele.

Leia os primeiros versículos do capitulo 2. João exorta aos seus leitores para não pecar, mas caso o fizesse, também não era motivo para desespero, visto que há um intercessor junto ao Pai. Você notou a figura que João usou? Sim, a de um pai que está sempre alerta, vigiando os passos do filho, sempre benevolente. Apto a perdoar e guiar os passos do filho.

Nos versículos seguintes João faz uma repreensão firme aos seus leitores. Na congregação havia pessoas que se vangloriavam de serem cristãs há muito tempo, de haver desfrutado de determinadas experiências. Mas os seus feitos a Luz da Palavra de Deus evidenciava que ainda eram “filhinhos”.  João endureceu sem perder a ternura. Falou a verdade sem aborrecer. João é o cara.

João exorta os “filhinhos” a recomeçar, a dar os primeiros passos na vida cristã. A evolução é alcançada através da obediência a Deus e seu amor aperfeiçoado. Então fica evidente que para alcançar esta perfeição, devemos seguir estes 03 passos, bora saber quais são:

03 passos para alcançar a perfeição na vida cristã

1 – Arrependimento – vv. 3,4. É necessário mudar as atitudes, mais ação e menos discursos.

2 – Perdoar a si mesmo – vv. 1,2. Perdoar a si mesmo envolve reconhecer que Deus é poderoso para tirar de nosso coração toda e qualquer acusação contra nós. Um coração tranqüilo e ciente do perdão é uma fonte inesgotável de paz. 1 João 3. 18-20

3 – Perdoar ao próximo – vv. 8-11. Caso a natureza de João não tivesse mudado, ele ia chegar com os dois pés no peito do irmão que estava em litígio com o outro. No mínimo ia pedir que Deus enviasse fogo contra o ofensor. Lc 9. 54

Mas este novo João que apresenta as 03 fases da vida cristã não é o João iracundo e intolerante antes de conhecer a Jesus, é o apostolo do amor. Amor que foi forjado no sofrimento, na renuncia da velha natureza. Amor que foi selado com a coragem sobrenatural que habilitou João a ser um gigante na defesa do Evangelho.

Delicadamente, João expõe a questão do perdão como medida necessária para avançar na fé cristã. Agora João sabe quem é seu Senhor.  Ele fala que trevas e errância espiritual envolvem a quem odeia o irmão, a quem se nega a perdoar, a quem mantém o esporão do veneno na carne.

Segunda fase da vida cristã

Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. 2:13. Estamos na segunda fase da vida cristã, a fase que se caracteriza pela inconstância, o jovem tem força e disposição, mas sobra inconstância o que resulta na falta de foco na vida cristã.

O apostolo João afirma que o jovem recebe força para enfrentar as adversidades, mas a inconstância o leva a ficar entre dois pensamentos, santidade na igreja ou desfrutar das coisas do mundo que sua juventude vê como novidade. Então o que o jovem deve fazer para passar para a próxima fase? Acompanhe estes 03 passos e saberá.

1- Reconhecer quem você é em Deus – vv. 13, 14

Duas coisas importantes que estão intimamente interligadas. Primeiro, o jovem tem poder para vencer o maligno, isto é, vencer todas as tentações que na sua fase são potencializadas ao extremo. Segundo, a Palavra de Deus está com os jovens

Reconhecer a posição em Deus é saber que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” I João 4. 4. Neste versículo João fala do mundanismo e dos falsos enganos, uma característica própria dos jovens. Quando há determinação e força de vontade, o jovem torna-se um vencedor.

2- Não acreditar no que diz o Diabo – vv. 13, 14

Samuel era um jovem aprendiz de profeta, mas ainda não conhecia ao Senhor. Mesmo depois de conhecer ao Senhor dos Exércitos, Samuel ainda se deixou enganar por suas emoções. O profeta alcançou rapidamente a maturidade devido a sua forte comunhão com Deus. 1 Sm 21. 1-6; 3.1

Samuel crescia em Deus (vertical). Quando crescemos em Deus, crescemos também diante dos homens (horizontal). O resultado é que os sentidos ficam mais exercitados, o discernimento fica mais apurado (1 Co 2. 15). Samuel servia a Deus em submissão.

3- Conheceram o que é desde o Principio

Vou te fazer uma revelação surpreendente. Dos Pais (3ª fase) é dito que conheceram o que é desde o Principio, isto é, (O Criador de todas as coisas). Dos Filhinhos é dito que “conheceram o Pai”, ou seja; (O Senhor de todas as coisas). A inconstância do jovem somada a sua rebeldia o leva a não reconhecer nem o Criador de Todas as Coisas muito menos o Senhor de Todas as coisas. Note que há uma dupla advertência (vv.13, 14) de João aos jovens, com relação a vencer o maligno.

Quando não reconhecemos a Deus como o Criador de Todas as Coisas e muito menos creditamos a Ele o Senhorio de tudo, então ficamos vulneráveis a ação do maligno.

Terceira fase da vida cristã

Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio (2. 13,14). Aqui temos um dialogo entre Pedro e João, enquanto João fala das tentações do maligno, Pedro diz, “fique tranqüilo, tenha paz e segurança e esteja preparado pra responder a qualquer que pessoa que questionar a razão da esperança que você tem. 1 Pe 3. 15

Era como se João estivesse agora aplicando o que ouviu de Pedro. Note, que por duas vezes João apresenta os motivos porque havia escrito aos pais, usando dois tempos verbais, se utilizando do verbo escrever. Verbo transitivo e intransitivo.

No presente do indicativo: Eu vos escrevo

O modo indicativo é um modo verbal que expressa confiança e certeza absoluta. Era como se João estivesse dizendo aos pais “Olhe, eu vos escrevo, porque tenho certeza absoluta que vocês conhecem a Deus desde o principio”

Pretérito perfeito simples: Eu vos escrevi

Um pretérito não se refere nem ao presente, muito menos ao futuro. O pretérito perfeito simples exprime ações concluídas no passado. É a forma empregada para descrever o passado frente a um observador. Era como se João estivesse dizendo “A razão pela qual vos escrevi é o bom testemunho e segurança relatado acerca de vocês.

Aleluia, quem pode dizer um Amém? Sei, se estivesse na igreja e o pregador pedisse para você dar um Amém, você não iria negar, não é mesmo? Mas deixa isto pra lá, o que que há, o que tem, você não está dando glória, eu não também. Prossigamos. João, deu o mesmo testemunho acerca do Presbítero Gaio (3 Jo 1. 1-5) e da Senhora Eleita (2 Jo 1. 1,2). Há a duplicidade de tempos verbais para indicar que “pais” são constantes na fé, ao contrário dos jovens que são inconstantes.

Escrevendo a Gaio e a Senhora Eleita, João define uma característica marcante de quem está na fase de “pai”, a capacidade de gerar filhos e manter-los. (1 Co 4. 15). Pais não precisam ser conduzidos, eles conduzem.

Considerações finais das 03 fases da vida cristã

vida cristã
Em Cristo a vida é marcada por transformações e mudanças, até que se chegue a perfeição de Filho de Deus

Aos filhinhos – vv.  15-17

Não se apegar ao mundo e evitar as cobiças e a ostentação do mundo, pelo simples fato de que não são coisas de Deus, é do Capiroto. Uma advertência extra ligando diretamente os filhinhos a inexperiência cristã. Cuidado com o Anticristo, vigie. vers 18

Mais um reforço. Filhinhos, permaneçam nEle. Espere com paciência que Ele vai se manifestar. Sejam pacientes, evitem ser envergonhados, voltando atrás. (vv. 28,29). As maiores instruções e recomendações são aos filhinhos pelo simples fato de serem novos convertidos, de precisarem de mais atenção.

05 recomendações a filhinhos, jovens e pais. vv. 19-27

1 – Cuidado com os que deixaram a congregação. Evidentemente, João adverte para que se tome cuidado com os falsos profetas, os enganadores, aqueles que deliberadamente introduzem heresias de perdição (2 Pe 2. 1) João recomenda a todos para que tenham cuidado com estas almas sebosas.

2 – Todos vocês tem a unção do Santo e sabem discernir as coisas espirituais. vers. 20

3 – Todos conhecem a verdade e sabem que de uma fonte de água amarga não se pode tirar água doce. vers. 21

4 – Cuidado com o mentiroso. vv. 21-23

5 – Permaneçam nEle. vv. 24-27. As últimas exortações de João a este grupo de crentes (filhinhos, jovens e pais) dizem respeito a permanecer firme no Senhor.

Temas Relacionado:

Uma vez firmes, todos terão o discernimento necessário para conhecer e cumprir a vontade do Senhor. Mais, quem age assim, não se envergonhará no dia da vinda do Senhor.

03 fases da vida cristã que o crente precisa conhecer

Tempo de leitura: 8 min